Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

Seu apartamento

Como instalar um sifão? Aprenda com este passo a passo!

21/08/2018

Como instalar um sifão? Aprenda com este passo a passo!

Não há lugar como o nosso lar, não é mesmo? Porém, às vezes é preciso fazer um ajuste aqui e outro ali para ficar ainda mais confortável.

Em época de grana curta, vamos te ensinar a economizar na mão de obra com este passo a passo de como instalar um sifão.

Nunca trocou um sifão? Não se preocupe! Essas dicas serão uma mão na roda para saber o que fazer em caso de emergência, como um vazamento, ou mesmo em um reparo rápido — um desentupimento, por exemplo.

Não faz nem ideia do que seja um sifão? Calma, nós também vamos te explicar. Fique com a gente e confira!

O que é um sifão?

Sifão é uma peça fundamental para pias, tanques e vasos sanitários. Ele também é um dos itens mais importantes na composição do sistema de escoamento de água da cozinha, não importa qual seja o tamanho do ambiente. É aquele recipiente com um “caninho”, que geralmente fica escondido embaixo da pia ou tanque e atrás do vaso.

O mecanismo de funcionamento dessa peça é relativamente simples, porém muito interessante. O líquido é transportado de uma altura elevada para uma mais baixa. Durante o trajeto, a água ainda passa por um ponto mais alto, por conta da curvatura do cano.

Essa curvatura é muito importante para evitar que os odores dos gases provenientes da caixa de gordura ou da caixa de esgoto exalem em direção à pia. Esse mecanismo é chamado de selo d’água. Em alguns modelos, ele pode vir com um recipiente acoplado.

Outro ponto a observar é a medida do sifão. Ela deve ser correspondente ao diâmetro do local onde ele será instalado. Ou seja, deve haver um encaixe perfeito para evitar vazamentos.

O sifão para pias de banheiro tem 32mm. Já o que serve para pias de cozinha e tanques tem 38mm. Se ficar com dúvida na hora de comprar, peça ajuda ao vendedor. Você encontra o sifão em lojas de material de construção e de material hidráulico.

Quais são os modelos disponíveis no mercado?

Existem diversos tipos de sifão. Cada um tem particularidades que atendem a uma série de necessidades das pias, lavatórios, tanques e qualquer outro local que necessite escoar água.

Flexível

Esse modelo é indicado para situações em que a válvula da cuba, pia ou tanque não se encontra na mesma linha da saída de esgoto. A maleabilidade (flexibilidade) do produto permite corrigir o desalinhamento.

Articulado

Apesar da estrutura mais rígida, esse modelo permite ajustar desalinhamentos entre a saída e a tubulação, desde que sejam suaves. A versão em aço inox é ideal para instalação em locais onde o sifão ficará aparente, dando um toque de sofisticação à peça.

Rígido com copo

É totalmente rígido e tem um recipiente (copo) acoplado na estrutura. Esse reservatório tem a função de fazer a sifonagem, substituindo a curvatura comum em outros modelos. E possível regular a altura do encaixe.

Sanfonado

Esse sifão é bastante flexível, sendo ideal para locais com um desalinhamento de instalação considerável. Sua maleabilidade permite que o tubo seja moldável de acordo com a necessidade, fazendo a sifonagem no momento da instalação.

Apresenta as versões simples, dupla ou tripla (de uma a três entradas ou válvulas de escoamento). O modelo em aço inox também é ideal para locais onde ele ficará aparente.

Sanfonado com copo

Esse tipo de sifão alia a flexibilidade e o reservatório (copo), dispensando a necessidade de curvar o tubo. O modelo também facilita a limpeza em caso de entupimento do reservatório.

Agora que já identificamos os tipos e entendemos qual é o ideal para a sua demanda, é hora de aprender como trocar o sifão. O mesmo procedimento pode servir para limpar ou desentupir. Vamos lá?

Como instalar um sifão?

Você precisará de algumas ferramentas e materiais. Certifique-se de ter tudo à mão para que o procedimento seja eficiente. E o mais importante: escolha o sifão correto para a sua necessidade.

Materiais:

  • sifão escolhido na medida (na hora da compra, confira se o kit tem adaptadores e arruelas);
  • fita veda-rosca;
  • trena;
  • pano limpo;
  • bandeja plástica;
  • lanterna (se o sifão estiver instalado por dentro de gabinetes ou armários);
  • material de segurança (luvas e óculos de proteção).

Ferramentas:

  • serra em arco (grande ou pequena);
  • chave inglesa ou de grifo;
  • alicate ajustável;
  • lixa para metal, se for um sifão metálico. Para os modelos de plástico, utilize a serra de madeira. Nos dois casos, escolha uma lixa de granulação fina.

Passo a passo para instalar o sifão

  1. Para começar, fecha a saída de água correspondente à área em que você vai fazer a instalação. Retire o sifão antigo e, com um pano úmido, limpe o local onde a troca será realizada, inclusive a saída da pia.
  2. Já sem o antigo sifão, passe a fita veda-rosca na saída da válvula de escoamento (saída da pia). Para ficar bem vedado, dê cerca de sete a oito voltas de fita na estrutura.
  3. Meça a distância do sifão até a parede. Essa etapa é essencial para que a instalação fique certinha. Para isso, utilize a trena ou compare a medida do sifão antigo.
  4. Se for necessário ajustar o tamanho, faça a marcação com uma caneta e corte com a serra. A mesma coisa acontece com o diâmetro do sifão. Caso o tubo tenha uma medida diferente, use um adaptador para que o encaixe seja perfeito.
  5. Faça a substituição, de forma a deixar o tubo virado para a parede. Rosqueie a outra extremidade do sifão na válvula de escoamento e aperte, utilizando o alicate ou a chave inglesa.

Se você seguiu o passo a passo de como instalar um sifão direitinho, a sua pia estará pronta para ser usada. Lembre-se de observar se está havendo algum vazamento nas saídas.

Em caso positivo, pode ser necessário vedar melhor com a fita, ou rosquear ainda mais para apertar bem as saídas. Procure levar a medida correta no momento da compra, para evitar a utilização de adaptadores.

Se você gostou do conteúdo, siga as nossas redes sociais para conferir muitas outras dicas para o dia a dia da sua casa ou apartamento. Estamos no Facebook e no YouTube!