Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

Seu apartamento

Entrega das chaves sem mistério: como funciona e quais são os pontos de atenção!

13/06/2018

Entrega das chaves sem mistério: como funciona e quais são os pontos de atenção!

Desde a aquisição do imóvel, a entrega das chaves é o momento de maior emoção e expectativa! Essa etapa costuma deixar os proprietários muito ansiosos, especialmente aqueles que estão comprando o primeiro apartamento.

O passo a passo varia conforme a construtora, mas normalmente depende da realização de três pontos: assembleia, vistoria e quitação do apartamento. Confira em detalhes como funciona na Living!

Se você comprou seu apartamento na planta ou com o empreendimento em construção

Alguns dias após realizarmos a Assembleia, entramos em contato com os proprietários para combinar a entrega das chaves das unidades liberadas. A retirada por acontecer via portador ou no nosso escritório.

Confira os itens abaixo para saber se o seu apartamento está com todos os requisitos preenchidos:

1. Situação financeira

Para dar início ao recebimento das chaves, é importante que o apartamento esteja quitado ou com o contrato de financiamento assinado (seja com o banco ou com a construtora).

Assim que o nosso departamento financeiro faz a liberação do imóvel, nós geramos um documento chamado Termo de Quitação. Esse documento atesta que você não tem nenhuma pendência financeira conosco. Caso tenha financiado, o contrato de financiamento assinado substitui o Termo de Quitação para a retirada das chaves.

2. Vistoria concluída e aceita

A vistoria é o momento em que você verificará pessoalmente se o seu apartamento foi construído de acordo com o Memorial Descritivo. Se, durante a avaliação, identificarmos a necessidade de algum reparo simples, pode ser que seja ajustado durante a própria visita. Caso seja um item que precise de um especialista, agendaremos uma nova vistoria.

Essa visita é realizada individualmente com cada proprietário em seu imóvel, conforme a liberação da Engenharia (normalmente a cobertura e o térreo costumam ser liberados por último).

De qualquer forma, a vistoria deve ter sido aceita pelo cliente. Clique aqui para saber mais sobre como fazer uma boa vistoria no apartamento.

3. Habite-se e Assembleia de Instalação de Condomínio

O Habite-se é um documento liberado pela prefeitura, responsável por confirmar que todos os procedimentos do processo construtivo foram realizados conforme o planejado. Assim, sabemos que a obra foi concluída e está disponível para a entrega e ocupação. Por isso, ele é requisito obrigatório para a realização da Assembleia – que, por sua vez, é necessário para a retirada das chaves.

Com o Habite-se em mãos, nós organizamos a Assembleia Geral de Instalação de Condomínio. Trata-se de um momento de celebração em que todos os proprietários são convocados para, oficialmente, receber o empreendimento e celebrar essa conquista.

Se você comprou seu apartamento pronto

Neste caso, o passo a passo é diferente! O recebimento das chaves estará liberado assim que houver a quitação do imóvel – com recursos próprios ou pelo financiamento (realizado pela construtora ou pelo banco).

Isso acontece porque, nesse caso, a vistoria do imóvel foi realizada pela nossa própria equipe de engenharia e a Assembleia de Instalação de Condomínio já aconteceu. Portanto, basta que a situação financeira da unidade esteja ok (quitado ou financiado) para liberarmos as chaves.

Posso pegar as chaves emprestadas apenas para tirar medidas?

Não “emprestamos” as chaves do apartamento para medições ou reformas.

Essa é uma forma de garantir a segurança do seu apartamento. Depois que o imóvel é vistoriado, a unidade fica lacrada e sem acesso. Por isso, se você ainda não preencheu os requisitos necessários para retirar as chaves, é necessário aguardar para entrar no apartamento novamente.

E se eu encontrar algum defeito ao entrar no apartamento?

Não se preocupe! Sempre que for necessário, o nosso departamento de Assistência Técnica estará à sua disposição.

Além de receber suas chaves identificadas, você recebe também o Manual do Proprietário. Trata-se de um documento super importante que traz as principais definições técnicas, contatos de fornecedores, orientações para usos adequados do apartamento, dicas de manutenção e prazos de garantia. Consulte-o sempre para não correr o risco de perder nenhuma garantia.

Lembre-se: as garantias do seu apartamento começam a contar a partir da expedição do Habite-se, portanto se você adquiriu o imóvel pronto, atente-se a estes prazos.

Seguindo os passos acima, tanto quem está adquirindo o primeiro imóvel quanto quem já tem várias posses poderá se prevenir de problemas futuros. Dessa forma, terá mais chances de garantir uma entrega de chaves mais segura e confiável.

Ficou com alguma dúvida sobre como funciona esse processo? Deixe seu comentário para que possamos ajudá-lo!