Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

Seu apartamento

Leveza e versatilidade: confira as vantagens do gesso acartonado

27/09/2019

Leveza e versatilidade: confira as vantagens do gesso acartonado

Elementos que apresentam praticidade possuem um grande destaque ao selecionar materiais para diversas estruturas. Este é o caso do gesso acartonado, disponibilizado e instalado de formas variadas e que também é chamado por drywall.

Pode-se dizer que o gesso acartonado refere-se ao material e drywall ao sistema de instalação. De qualquer forma, é muito comum que sejam apontados como o mesmo item.

Basicamente, esse material é constituído por aditivos, gesso e faces compostas por papel cartão. Há distinções entre as placas encontradas, que são divididas em três categorias: Standard (ST), resistente à umidade (RU) e resistente ao fogo (RF).

Esses modelos também apresentam cores distintas e uma face branca, que é direcionada para a área do acabamento. No caso do modelo standard, os dois lados são brancos e é ideal para ambientes secos.

A segunda opção tem uma face esverdeada e a instalação em locais úmidos como cozinhas e banheiros é viabilizada devido aos elementos fungicidas e o silicone que são adicionados ao gesso.

É interessante citar que para que a resistência seja potencializada há possibilidade de aplicar revestimentos como cerâmica e pastilha.

O último modelo citado de chapas de gesso acartonado tem uma resistência notória por causa da composição que apresenta fibra de vidro. A seguir confira os principais benefícios apresentados pela instalação desse material.

Principais vantagens do gesso acartonado

Os benefícios associados à instalação do gesso acartonado estão associados tanto a estética quanto às facilidades na implantação, tais como:

  • Rapidez de instalação;
  • Versatilidade;
  • Otimização de instalações elétricas;
  • Redução de resíduos.

Trata-se de um material classificado como leve e de grande praticidade para instalação. Ainda mais, sistemas com gesso acartonado podem ser empregados em estruturas de madeira, concreto e aço.

Essa versatilidade está associada essencialmente com a plasticidade apresentada pelo material, pois viabiliza a implantação de detalhes e acabamentos variados.

Os espaços podem obter um aspecto ainda mais organizado com esse tipo de aplicação, uma vez que é possível acondicionar cabos de instalações elétricas e até mesmo hidráulicas.

Além desses benefícios, é válido abordar que as chapas de gesso acartonado contam com isolamento acústico e térmico satisfatório, mas esse fator pode ser aprimorado por meio de enchimento de lã mineral.

O forro de gesso também é uma opção muito explorada, sendo um importante revestimento para o teto, além de possibilitar a aplicação de luzes.

Em relação aos forros é preciso que exista atenção aos materiais e cada tipo de aplicação, por exemplo, o forro de alumínio é uma das soluções empregadas ao se tratar de isolamento térmico e impermeabilidade.

gesso acartonado

Tipos de instalação do gesso acartonado

Há modos distintos de estruturar e instalar esse tipo de material, o que configura dois principais tipos de aplicações: acartonado estruturado e o acartonado.

Um sistema com a primeira alternativa é caracterizado pela presença de aço galvanizado ou perfil de alumínio estrutural em seu sistema, sendo suspensos através de suportes e cabos de aço. Já a fixação dos painéis ocorre por meio de parafusos.

No modelo cartonado há um suporte com o formato em H que se enquadra nos painéis. Esse sistema também recebe o nome de teto aramado devido ao fato das chapas de gesso acartonado teto serem suspensas através de arame.

Enquanto o estruturado é ideal nas edificações com telhado e ausência de laje, a outra opção pode ser favorável principalmente para o rebaixamento do teto, que é uma das aplicações mais comuns, em especial, com iluminação embutida.

Independente do sistema aplicado, os elementos devem ser escolhidos adequadamente, como os de fixação e suporte. Como exemplificação, os perfis metálicos apresentam grande variedade para o suporte, sendo o perfil W uma das alternativas de destaque devido a versatilidade e resistência.

Há também uma técnica que recebe o nome de parede sobre parede, que é recomendada essencialmente para o nivelamento de estruturas desalinhadas. Neste caso, a instalação das chapas é realizada por meio de uma massa específica em suportes na alvenaria.

Além dos aspectos abordados, é válido citar dicas para uma vida útil longa para a aplicação do material, para isso é imprescindível evitar impactos e o acometimento por vazamentos.

Naturalmente, o sistema deve ser escolhido de forma que as propriedades exigidas em relação a resistência também sejam consideradas. Dessa maneira, é fundamental contar com empresas de confiança para garantir bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.