Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

Financiamento

Como organizar as contas para pagar o financiamento em dia?

27/08/2019

Como organizar as contas para pagar o financiamento em dia?

A compra de um novo apartamento é uma decisão muito importante para qualquer pessoa. Afinal, devido aos valores cobrados pelos imóveis, é necessário ter um bom planejamento pessoal, que possibilite pagar o financiamento e que não complique a sua vida financeira.

Para que isso seja possível, é preciso conhecer todos os custos envolvidos na compra da sua futura residência, além de seguir algumas boas práticas para não prejudicar as suas finanças. Pensando nisso, reunimos neste artigo o que é necessário saber para honrar o pagamento desse investimento. Confira!

Quais são as principais despesas após a entrega das chaves?

Ao comprar o seu apartamento, existem outros custos que vão além do valor cobrado pelo imóvel. Para não se complicar, é preciso considerar esses gastos no seu planejamento financeiro — antes mesmo de fechar negócio. Confira as principais despesas que você terá após a entrega das chaves!

ITBI

O Imposto de Transmissão de Bens Imóveis — também conhecido pela sigla ITBI — é um tributo municipal que incide em todas as negociações de compra e venda de qualquer imóvel. Suas regras variam de acordo com a legislação de cada cidade, e o seu valor é proporcional ao montante da negociação.

Documentação

Para que o novo apartamento seja realmente seu, são necessários documentos que comprovem a negociação, passando o imóvel para o seu nome. Dessa forma, é preciso considerar despesas cartoriais para a emissão de certificados, como a escritura pública e o registro do imóvel.

Reformas

Mesmo que o apartamento tenha acabado de ser construído, pode ser que você queira fazer alguma modificação para adaptá-lo ao seu gosto pessoal, de forma que o imóvel atenda a todas às suas necessidades. Quando isso ocorre, é preciso investir em uma reforma, a qual gera mais custos.

Decoração

Decorar a casa é uma das partes mais agradáveis de um processo de mudança. É nesse estágio que você poderá expor a sua personalidade e proporcionar funcionalidade ao seu novo lar. Entretanto, essa etapa necessita também de investimento, uma vez que móveis e eletrodomésticos não são baratos.

Como se organizar financeiramente?

Para conseguir pagar as despesas citadas e o financiamento imobiliário sem grandes problemas, é preciso organização financeira. Por isso, reunimos, abaixo, algumas boas práticas que você deve conhecer!

Conheça todos os seus gastos

Todo planejamento financeiro começa por saber quais são os seus custos mensais. Apesar de ser uma tarefa trabalhosa, ela é fundamental para entender como o seu salário é gasto. Assim, é possível identificar despesas desnecessárias que poderão ser cortadas.

Gaste menos que o seu faturamento

Pode ser óbvio, mas para ter uma boa saúde financeira é necessário que todas as suas despesas sejam menores que o seu salário. Isso permite que sobre dinheiro no final do mês, o qual pode ser usado para diminuir o saldo devedor do financiamento imobiliário, por exemplo.

Tenha um fundo de emergência

Uma das poucas certezas que existem na vida é que imprevistos sempre acontecem. Por isso, é preciso ter um fundo de emergência para não se complicar financeiramente caso algo inesperado aconteça, como uma demissão.

Mantenha o seu controle financeiro atualizado

Por fim, é fundamental manter o seu planejamento financeiro atualizado para saber se as suas despesas estão sob controle. Caso contrário, existe uma enorme possibilidade de você gastar mais do que devia e, por isso, se complicar financeiramente.

Como foi possível perceber, não é tão complicado manter uma organização financeira que possibilite pagar o financiamento imobiliário em dia. Para isso, basta ter um bom planejamento financeiro e dedicação.

Para que você saiba mais do processo de compra de um apartamento, que tal conhecer os próximos passos que devem ser dados após a realização dessa aquisição? Até a próxima!

Planilha anual de orçamento pessoalPowered by Rock Convert