Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

Seu apartamento

Piso vinílico: aplicação, benefícios e manutenção

01/10/2019

Piso vinílico: aplicação, benefícios e manutenção

O piso vinílico tem grande visibilidade ao se tratar de revestimentos, tanto em ambientes residenciais quanto corporativos devido a versatilidade promovida por sua composição que conta com PVC, plastificantes e minerais. 

Esse tipo de piso é disponibilizado em três modelos: régua, manta e placas. É interessante identificar com o suporte profissional o mais favorável para o ambiente de instalação.

Ao se tratar da aplicação deste piso, de modo geral, ele é classificado como prático pela possibilidade de ser realizado em outros pisos, como cerâmica ou cimento, mas para isso é preciso que a superfície seja regularizada cautelosamente.

Uma superfície regular é caracterizada pela higienização, ausência de umidade, aplicação de primer ou até mesmo aditivo para favorecer a aderência e um produto nivelante, como uma argamassa.

A instalação pode ser por encaixe ou por meio de cola, sendo que ambas opções não geram muitos resíduos como outros revestimentos, por exemplo, o cimento refratário, que é aplicado em diversos setores devido a resistência a temperaturas extremas.

Há ainda opções autocolantes que podem apresentar ainda maior facilidade para a aplicação e neste caso, se o comprador optar por fazer a instalação, é fundamental redobrar os cuidados, principalmente com o preparo da superfície, cortes de peças e alinhamento.

No que diz respeito a espessura desse modelo de piso, os modelos variam entre 2 mm e 5 mm, o que consequentemente tem impacto na resistência e investimento. As alternativas com espessuras inferiores são voltadas predominantemente para residências, enquanto as superiores atendem locais com um maior fluxo de pessoas.

Esse tipo de questão é amplamente analisada ao se tratar dos revestimentos devido ao fato de que integra o grupo de condições que têm impacto na durabilidade. É algo que se enquadra em qualquer tipo de piso ou local de instalação.

É o caso do piso de concreto polido, uma aplicação de grande visibilidade no meio industrial e na construção civil devido a versatilidade e resistência aos mais variados fatores, em especial, as cargas suportadas.

Piso vinílico

As vantagens de maior destaque

Entre os fatores que devem ser averiguados na aquisição de um piso, sem dúvidas, estão os benefícios. No caso do piso vinílico, os pontos de maior destaque são:

  • Resistência;
  • Desempenho acústico;
  • Investimento;
  • Hipoalergênico.

O material é considerado resistente, inclusive ao ataque de cupins e tem durabilidade  notável, principalmente quando a instalação e manutenção são realizadas de formas adequadas.

Além disso, não retém poeira, o que pode ser favorável principalmente para ambientes com pessoas que apresentam alergias respiratórias e apresenta um desempenho acústico satisfatório.

Já ao se tratar do investimento, o piso vinílico conta com grande custo-benefício, principalmente ao considerar os benefícios apontados e comparar com outras opções disponibilizadas.

Naturalmente, para usufruir dos benefícios apontados, é fundamental garantir que o processo seja realizado por um profissional especializado, pois aplicações inadequadas podem trazer grandes prejuízos.

Por exemplo, há possibilidade de ser empregado em cozinha planejada alto padrão, que comumente tem detalhes mais sofisticados, contanto que não tenha contato com a água. O mesmo se aplica ao banheiro e lavabo, pois a água pode provocar o descolamento do revestimento.

Por essa razão, conforme abordado, o mais indicado é que seja instalado em um contrapiso devidamente seco e com base que tenha boa aderência.

Além dos fatores citados, é interessante citar que ao se tratar da decoração, o piso vinílico pode combinar com os mais variados estilos, em especial, ao considerar as diversas tonalidades em que é disponibilizado.

Piso vinílico

Como a manutenção é realizada?

Assim como outros pontos apontados ao longo do texto, a manutenção do piso vinílico também apresenta praticidade, principalmente ao se tratar da limpeza diária.

Isso se deve ao fato de que uma vassoura de cerdas macias é o suficiente para a remoção de resíduos pequenos ou até mesmo um aspirador. Já para manchas, o ideal é que um pano úmido e produto neutro sejam aplicados.

Produtos específicos também podem ser encontrados, inclusive para processos que envolvem impurezas mais profundas. Outra possibilidade é o uso de um removedor neutro com água e para a aplicação uma esponja macia pode ser usada.

Além dos pontos abordados, é válido citar que caso seja necessário, há possibilidade de efetuar a substituição de peças. No entanto, é preciso analisar com cuidado o revestimento, tipo de instalação e o posicionamento para identificar se é algo viável.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.