Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

Seu apartamento

Como não errar no projeto de planejamento de móveis

25/09/2019

Como não errar no projeto de planejamento de móveis

Quando o assunto é planejamento de móveis, alguns fatores ganham destaque. A otimização de espaços e a possibilidade de adaptação a cada cantinho da casa são os principais. Todavia, é preciso considerar que assim como em qualquer serviço a ser contratado, alguns cuidados devem ser adotados.

Os mais variados lugares podem ser alvo de um projeto deste tipo, que conta com móveis pré-fabricados com um padrão de dimensões e encaixe dos móveis. Em meio às medidas que podem ser adotadas ao recorrer a esse tipo de serviço, estão:

Atenção ao espaço

Para identificar as possibilidades com maior precisão, há necessidade de analisar o espaço a ser modificado, especialmente para transmitir as informações com maior clareza para os profissionais.

É o exemplo de quartos que podem ser otimizados com um closet sob medida, porém, é preciso analisar a área como um todo. Para um melhor aproveitamento, as portas de correr podem ser uma opção mais favorável, enquanto as convencionais podem contribuir com uma visualização mais ampla do conteúdo.

planejamento de móveis

Busque por inspirações

É de grande importância identificar quais são as próprias exigências e preferências, principalmente em relação a cada espaço que será trabalhado. No entanto, buscar referências pode contribuir de maneira significativa para aprimorar as ideias.

Além disso, também há possibilidade de encontrar novas perspectivas com projetos diferenciados. Há possibilidade de procurar tanto em bancos de imagens quanto em referências nos portfólios das empresas da área.

planejamento de móveis

Tenha o suporte de profissionais especializados

Por meio do auxílio de profissionais qualificados as chances de encontrar soluções inteligentes para a elaboração de um projeto de móveis planejados são potencializadas. 

É imprescindível procurar por uma empresa que ofereça qualidade em relação a todos os itens, desde os materiais empregados até os acabamentos. 

Para uma maior confiabilidade, é interessante pesquisar por referências, procurar por outros trabalhos dos profissionais e se ater ao tipo de suporte prestado desde o início.

planejamento de móveis

Esclareça as dúvidas

Não basta procurar por profissionais qualificados e reter dúvidas decisivas para o projeto, pois no decorrer do desenvolvimento, na instalação ou posteriormente, é uma situação que pode gerar diversos transtornos.

Para exemplificar, em um projeto para área externa com churrasqueira pré moldada com fogão, podem surgir dúvidas principalmente a respeito dos materiais mais favoráveis para o tipo de espaço em prol da funcionalidade e estética.

Nesse caso, para quem busca opções mais leves, as churrasqueiras são metalizadas, mas é possível encontrá-las em tijolos refratários, que se destacam pela resistência às temperaturas elevadas. 

Quais são as vantagens dos móveis planejados?

Pode-se perceber que diversos fatores estão relacionados com um projeto de móveis planejados, mas o comprometimento com a cautela pode fazer a diferença. Afinal, com as medidas certas, é possível usufruir de uma série de benefícios, tais como:

  • Personalização;
  • Aproveitamento de espaço;
  • Padronização;
  • Facilidade na revenda.

Devido às possibilidades de acabamentos e encaixes, há um grande potencial para que o gosto do proprietário seja representado no projeto, o que pode tornar o espaço ainda mais confortável.

Conforme apresentado, os móveis planejados são fabricados a partir de módulos, o que contribui não só com a padronização, mas com o aproveitamento de espaço devido ao encaixe proporcionado e o projeto elaborado com base em cada local.

Há alguns imóveis que podem apresentar um maior destaque no mercado imobiliário com a presença de móveis planejados. Afinal, pode representar uma preocupação a menos para quem adquire o espaço.

Por exemplo, alguns apartamentos possuem cômodos mais compactos e alternativas como uma cozinha planejada alto padrão é uma solução que pode ser decisiva para a compra, além do fato de ser alto padrão também garantir um local sofisticado e acabamentos com maiores detalhes e qualidade.

planejamento de móveis

Dicas para organizar e decorar o ambiente

Naturalmente, os modos de decoração e organização variam muito de acordo com cada proprietário, porém, há algumas dicas que podem tornar esses processos mais práticos e prazerosos.

Estabelecer um ou mais estilos pode ser favorável para que tanto no projeto dos móveis quanto na escolha e disposição dos itens pelo ambiente exista um direcionamento mais preciso.

Por exemplo, para quem busca um estilo minimalista, é possível recorrer aos tons neutros para garantir um ambiente mais leve. Na escolha de itens como uma poltrona charles eames couro, que pode ser posicionada em quartos ou salas, os modelos mais claros podem favorecer o espaço.

Uma das formas de garantir a harmonia nesse cenário é buscar por móveis versáteis, com espaços capazes de acomodar elementos variados. Afinal, é muito comum trocar os móveis e até mesmo os elementos decorativos ao longo do tempo e para evitar a necessidade de reinvestir em um projeto de móveis planejados, é válido considerar essa questão.

Dessa maneira, pode-se observar que com um planejamento adequado e principalmente, com um suporte profissional especializado é possível criar ambientes funcionais, confortáveis e com seu toque pessoal. Tudo isso sem dor de cabeça!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.