fbpx

5 ideias de otimização para quem possui um ateliê em casa

Quando falamos em ateliê, logo nos vem à cabeça a imagem de um artista, trabalhando em seu espaço contemplativo, onde pode criar várias pinturas, desenhos ou composições.

Não apenas os artistas, mas também costureiras, designers de moda, entre muitos outros profissionais precisam de um ateliê em casa, justamente para poder trabalhar com mais conforto, além de ter em mãos todos os seus materiais, equipamentos e acessórios.

Mas nem sempre é fácil assim organizar todo esse espaço. Por isso, o artigo de hoje vai ajudar com 5 ideias de otimização para quem possui um ateliê em casa!

1 – Tenha várias prateleiras 

O primeiro passo é começar com o planejamento de prateleiras. Afinal de contas, quem tem um ateliê sabe o quão importante é ter um lugar certo para cada coisa.

Uma dica é instalar prateleira de aço inox, pois além de combinar com uma decoração moderna e versátil, o material é extremamente resistente, capaz de suportar até objetos mais pesados.

Em conjunto com as estandes, você também pode investir em vários “porta-trecos” para separar os seus acessórios, como uma parte só para linhas de costura, outra para tecidos, agulhas, pincéis e por aí vai.

Para os artistas de plantão, uma ideia bacana para os “porta-trecos” é criá-los no estilo DIY (Do It Yourself, ou “faça você mesmo”), já que você pode deixar o ateliê personalizado e com a sua cara.

2 – Comece pelos materiais maiores

Você precisa de espaço no seu ateliê. Nada de um cômodo desorganizado e bagunçado, pois isso atrapalha a criatividade e pode não ser produtivo no seu trabalho.

Por essa razão, a dica é começar a organizar o ambiente pelos materiais maiores, que ocupam um espaço maior, como um papel kraft rolo, uma máquina de estamparia, etc.

A dica é colocar esses itens fora do local de passagem, mas deixá-los em um local de fácil acesso, principalmente se você usa muito esses materiais.

Lembre-se de pensar em como é o seu fluxo de trabalho. Também não vale a pena colocar esses equipamentos em um local inacessível, se você precisa deles todos os dias.

Por exemplo, se você produz camisetas personalizadas, a máquina de estamparia é protagonista do seu trabalho, portanto, coloque-a em um espaço de fácil acesso, mas sem impedir a passagem.

3 – Sempre guarde os acessórios depois de usar

A organização é fundamental para melhorar o aproveitamento de espaço no seu ateliê. Por esse motivo, nunca deixe para trás a arrumação depois do trabalho.

Sei que muitas vezes estamos cansados(as) e só queremos relaxar, mas vai por mim: se você não organizar as coisas, depois isso acaba virando uma verdadeira bola de neve!

Veja um passo a passo para a sua organização:

  • Guarde todos os acessórios que estão na mesa;
  • Não misture os seus materiais;
  • Limpe a sua mesa de trabalho;
  • Confira se não ficou nada fora do lugar.

Pronto! Em apenas alguns minutos, o seu ateliê estará preparado para o dia de amanhã.

4 – Faça um inventário dos seus acessórios

Anote tudo o que tem no seu ateliê. Dessa forma, fica mais fácil lembrar quais são os seus acessórios e onde estão guardados.

Por exemplo, as etiquetas de composição para roupas podem ficar em uma gaveta próxima à máquina de costura. Assim, fica mais fácil pegá-las durante o trabalho.

A dica é usar uma planilha para facilitar essa organização. Deixe o documento visível no seu celular ou notebook.

5 – Dê preferência aos móveis planejados

Os móveis planejados são os seus melhores amigos na hora de otimizar o seu ateliê. Afinal, eles são fabricados de acordo com as medidas e especificações do cômodo, levando em conta a funcionalidade, beleza e praticidade de uso.

Por essa razão, quem deseja investir na otimização deve priorizar os móveis planejados. A dica é procurar um arquiteto ou designer de interiores para estudar o ambiente primeiro, conhecer a sua rotina, medir o espaço e, finalmente, projetar a mobília.

Conclusão

Gostou das dicas? Quem trabalha em casa sabe quão importante é ter um ambiente otimizado e organizado, ainda mais quando falamos de um ateliê.

Com as recomendações acima, você terá um cômodo totalmente funcional, aproveitando o melhor do espaço e, além disso, com uma decoração única e personalizada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.