fbpx
dicas-decoracao-apartamento-pequeno

5 passos que vão deixar a sala de seu apartamento parecer mais espaçosa

Não é tarefa fácil decorar uma residência. Agora, imagine decorar um imóvel de planta compacta, talvez com uns 50 ou 70 metros quadrados. Um desafio, não é mesmo? E como seria possível valorizar os ambientes sociais mais importantes da casa, como a sala?

Confira o texto a seguir, pois ele poderá lhe dar boas inspirações de como otimizar cômodos pequenos! Boa leitura!

dicas-decoracao-apartamento-pequeno
Danyela Corrêa e Claudia Comparin

Dicas de decoração para salas de apartamentos compactos

1. Cores e revestimentos indicados para ambientes pequenos

Quanto mais escuro um espaço for, menor ele parecerá. Isto não quer dizer que ambientes pequenos não possam ser pintados de cores escuras, mas não é o ideal. Os tons claros têm o poder de fazer com que um imóvel compacto pareça maior e até mais bem iluminado. 

O branco seria um exemplo. O problema é que essa cor pode fazer tudo parecer monótono demais. Cuidado!

dicas-decoracao-apartamento-pequeno
Carlos Ross

Os arquitetos e designers de interiores costumam fugir um pouco do “branco total”, embora eles saibam que ambientes pequenos fiquem melhores em cores claras. Eles preferem trabalhar com tons delicados, porém mais fortes – como bege, camurça, azul e verde claros. 

Então, cores mais vivas e escuras acabam ficando só para detalhes pontuais – tipo tapetes, almofadas, cortinas, mantas e poltronas.

dicas-decoracao-apartamento-pequeno
Vitral Arquitetura

2. Otimizando espaço e integrando ambientes

Imóveis compactos necessitam de total atenção por parte dos projetistas. Para otimizar seu espaço, recorre-se à toda técnica possível. Uma alternativa é investir em móveis planejados, feitos sob medida. 

Com isso, é possível aproveitar cada centímetro; dar utilidade a todo canto; dar multiutilidades para um móvel; e várias funções para um mesmo ambiente.

dicas-decoracao-apartamento-pequeno
Flávia Bastiani e Gabriel Valdivieso
dicas-decoracao-apartamento-pequeno
Marcia Addor
dicas-decoracao-apartamento-pequeno
Danyela Corrêa

3. Criando funções diferentes para um mesmo cômodo

Uma sala pode vir a servir para a realização de muitas tarefas. Primeiramente, como área de estar e jantar – a alternativa mais comum. Mas, por necessidade, você pode montar nessa zona da casa o seu próprio local de trabalho. 

Muitas pessoas, atualmente, desenvolvem atividades profissionais em casa. E se não há um cômodo livre para um home office, tenha, pelo menos, uma bancada simples na sala.

Existem muitas vantagens de trabalhar em casa. Agora, pode ser um problema dividir o espaço de seu mini escritório com a família. Precisa haver um limite para as coisas. 

Deve haver uma fronteira bem demarcada entre as diferentes zonas. Nem você deve avançar sobre a área de estar e nem as outras pessoas podem invadir a sua área particular. Deixe isto claro com linhas e cores.

dicas-decoracao-apartamento-pequeno
Danyela Corrêa

4. Usando e abusando dos espelhos

Um material que valoriza demais a decoração de qualquer apartamento pequeno é o espelho. A reflexão de imagens em sua superfície pode provocar ilusões de ótica impressionantes. 

Por exemplo, numa área de jantar, o espelho instalado próximo à mesa deve duplicar a imagens dos convidados e também de todos os pratos servidos, fazendo a alegria e a fartura ilusoriamente se multiplicarem.

dicas-decoracao-apartamento-pequeno
Très Arquitetura

Existem vários pontos interessantes da sala onde você poderia instalar placas de espelho além da zona de jantar. Uma ideia seria ao redor do painel da TV – solução que pode dar mais sofisticação ao ambiente. 

Em fundos de nichos de estantes. Bem rente à janela da sala, dando a impressão de que a abertura do vão é maior do que realmente é.

5. Uma atenção aos detalhes decorativos – Móveis multifuncionais

Por fim, têm-se aqueles detalhes menores das propostas que realmente surpreendem! Móveis que são dobráveis, que, em determinado momento, se fecham e liberam a área de circulação.

dicas-decoracao-apartamento-pequeno
INÁ Arquitetura

Portas que se abrem revelando, ao fundo, um aparelho de televisor. Um aparador atrás do sofá que também pode ser usado como bancada para o computador. E um sofá que pode estender suas partes e virar um divã ou cama.

dicas-decoracao-apartamento-pequeno
Duda Senna

Então, o que achou das ideias? Com estas dicas, certamente, sua sala, mesmo que pequena, ficará muito mais bonita e agradável. Não faça o tamanho de seu imóvel ser um empecilho para você criar uma decoração residencial de bom gosto!

Estas dicas sobre decoração de sala de apartamento foram escritas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.