fbpx

5 recursos de uma casa inteligente que você precisa conhecer

Em meio a era da tecnologia smart e inovações constantes, provavelmente você já ouviu falar em casa inteligente. Mas será que você sabe responder o que é isso?

Para receber o nome de casa inteligente, aquela residência precisa ter equipamentos que realizem sozinhos atividades e tarefas que antigamente dependiam, exclusivamente, da ação humana. 

Se esse aparelho não precisa mais de uma pessoa para exercer uma função, podemos dizer que ajuda a compor a parte inteligente da casa.

Como uma casa inteligente funciona?

A casa inteligente funciona a partir de comando e programação. É possível configurar algumas ações de acordo com horário, data, localização dos moradores ou ativação de sensor de movimento, por exemplo.

De acordo com essas configurações, a casa inteligente pode executar alguns comandos, por exemplo:

  • Acender a luz;
  • Ligar o ar condicionado;
  • Ligar o aparelho de som;
  • Acessar câmeras de segurança.

A importância da casa inteligente

A casa inteligente é importante porque oferece novas formas para as pessoas interagirem com os meios a sua volta e as tecnologias. Vivemos em meio a modificações constantes e cercados por informações sempre novas.

É importante existir opções para ter uma rotina prática e dinâmica que acompanhe essas mudanças de forma adequada. 

Além de ser importante para oferecer conforto, bem-estar e praticidade em nossa rotina, a casa inteligente oferece outras vantagens, por exemplo:

  • Economia de energia;
  • Mais segurança;
  • Controle maior das crianças;
  • Economia de recursos.

Quais recursos podem ser usados?

Para aplicar as funções que tornam as atividades automáticas, ou seja, transformar sua residência em uma casa inteligente, é interessante conhecer quais são os recursos disponíveis. 

Assim você pode aproveitar ao máximo as possibilidades que essa tecnologia oferece.

1- Recursos de automação

A automação é o aspecto principal da casa inteligente. É com essa funcionalidade que você vai poder comandar de longe (usando um celular, tablet ou iPad, por exemplo) os aparelhos da residência.

É possível acionar a distância portas, janelas e persianas que estejam conectadas a um mesmo sistema de automação residencial.

2 – Sensor de presença

Você pode instalar sensor de presença pela casa. Se configurar eles para acender a luz quando houver aproximação, vai ajudar a economizar energia e reduzir os gastos. 

Além de auxiliar na questão de segurança, porque permite fiscalizar a aproximação de estranhos. Para completar o sistema de segurança inteligente,você pode investir na instalação de câmeras e alarme.

3 – Equipamentos com comando de voz

É muito comum assistir filmes e ver as pessoas acionando aparelhos da casa por comando de voz, isso não é mais uma característica de ficção científica. É possível instalar um sistema automatizado com esse tipo de recurso na sua casa.

Você pode usar o comando de voz para acionar aparelhos de som, ar condicionado, televisão e amplificador de som para home theater, por exemplo.

4 – Recursos de sustentabilidade

Estamos acostumados a relacionar essas tecnologias aos aparelhos eletrônicos, mas os recursos da casa inteligente também incluem sustentabilidade. 

Ou seja, o uso de painel solar para aproveitar a luz do dia e economizar energia, ou um sistema de reutilização de água também fazem parte da composição de uma casa inteligente. Isso ajuda na economia e na preservação do meio ambiente.

5 – Fechadura digital

Esquecer as chaves e ficar trancado para fora vai ser uma lembrança do passado com o recurso de fechadura digital. Além de tornar mais prático, esse tipo de acesso deixa a residência ainda mais segura. 

Dessa forma, você vai acessar a fechadura com a digital ou utilizando uma senha pessoal. Isso aumenta a segurança da casa quando você precisar acionar a assistência técnica de portão eletrônico, e for obrigado a usar o portão social por alguma falha no outro.

Conclusão

A casa inteligente traz recursos que melhoram a convivência cotidiana. As atividades diárias se tornam mais práticas, ágeis e dinâmicas. Isso resulta em um ambiente com conforto e bem-estar para os moradores. Além disso, torna a residência mais segura.

Alguns recursos da casa inteligente também ajudam a preservar o meio ambiente, economizar energia e reduzir os gastos mensais da família.

Por isso, o sistema de automação que torna a casa inteligente é tão importante hoje em dia, não só ajudando nas tarefas do dia a dia, mas também interferindo positivamente na economia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.