5 recursos de uma casa inteligente que você precisa conhecer
Em meio a era da tecnologia smart e inovações constantes, provavelmente você já ouviu falar em casa inteligente. Mas será que você sabe responder o que é isso?
Para receber o nome de casa inteligente, aquela residência precisa ter equipamentos que realizem sozinhos atividades e tarefas que antigamente dependiam, exclusivamente, da ação humana.
Se esse aparelho não precisa mais de uma pessoa para exercer uma função, podemos dizer que ajuda a compor a parte inteligente da casa.
Como uma casa inteligente funciona?
A casa inteligente funciona a partir de comando e programação. É possível configurar algumas ações de acordo com horário, data, localização dos moradores ou ativação de sensor de movimento, por exemplo.
De acordo com essas configurações, a casa inteligente pode executar alguns comandos, por exemplo:
- Acender a luz;
- Ligar o ar condicionado;
- Ligar o aparelho de som;
- Acessar câmeras de segurança.
A importância da casa inteligente
A casa inteligente é importante porque oferece novas formas para as pessoas interagirem com os meios a sua volta e as tecnologias. Vivemos em meio a modificações constantes e cercados por informações sempre novas.
É importante existir opções para ter uma rotina prática e dinâmica que acompanhe essas mudanças de forma adequada.
Além de ser importante para oferecer conforto, bem-estar e praticidade em nossa rotina, a casa inteligente oferece outras vantagens, por exemplo:
- Economia de energia;
- Mais segurança;
- Controle maior das crianças;
- Economia de recursos.
Quais recursos podem ser usados?
Para aplicar as funções que tornam as atividades automáticas, ou seja, transformar sua residência em uma casa inteligente, é interessante conhecer quais são os recursos disponíveis.
Assim você pode aproveitar ao máximo as possibilidades que essa tecnologia oferece.
1- Recursos de automação
A automação é o aspecto principal da casa inteligente. É com essa funcionalidade que você vai poder comandar de longe (usando um celular, tablet ou iPad, por exemplo) os aparelhos da residência.
É possível acionar a distância portas, janelas e persianas que estejam conectadas a um mesmo sistema de automação residencial.
2 – Sensor de presença
Você pode instalar sensor de presença pela casa. Se configurar eles para acender a luz quando houver aproximação, vai ajudar a economizar energia e reduzir os gastos.
Além de auxiliar na questão de segurança, porque permite fiscalizar a aproximação de estranhos. Para completar o sistema de segurança inteligente,você pode investir na instalação de câmeras e alarme.
3 – Equipamentos com comando de voz
É muito comum assistir filmes e ver as pessoas acionando aparelhos da casa por comando de voz, isso não é mais uma característica de ficção científica. É possível instalar um sistema automatizado com esse tipo de recurso na sua casa.
Você pode usar o comando de voz para acionar aparelhos de som, ar condicionado, televisão e amplificador de som para home theater, por exemplo.
4 – Recursos de sustentabilidade
Estamos acostumados a relacionar essas tecnologias aos aparelhos eletrônicos, mas os recursos da casa inteligente também incluem sustentabilidade.
Ou seja, o uso de painel solar para aproveitar a luz do dia e economizar energia, ou um sistema de reutilização de água também fazem parte da composição de uma casa inteligente. Isso ajuda na economia e na preservação do meio ambiente.
5 – Fechadura digital
Esquecer as chaves e ficar trancado para fora vai ser uma lembrança do passado com o recurso de fechadura digital. Além de tornar mais prático, esse tipo de acesso deixa a residência ainda mais segura.
Dessa forma, você vai acessar a fechadura com a digital ou utilizando uma senha pessoal. Isso aumenta a segurança da casa quando você precisar acionar a assistência técnica de portão eletrônico, e for obrigado a usar o portão social por alguma falha no outro.
Conclusão
A casa inteligente traz recursos que melhoram a convivência cotidiana. As atividades diárias se tornam mais práticas, ágeis e dinâmicas. Isso resulta em um ambiente com conforto e bem-estar para os moradores. Além disso, torna a residência mais segura.
Alguns recursos da casa inteligente também ajudam a preservar o meio ambiente, economizar energia e reduzir os gastos mensais da família.
Por isso, o sistema de automação que torna a casa inteligente é tão importante hoje em dia, não só ajudando nas tarefas do dia a dia, mas também interferindo positivamente na economia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.