fbpx

Como pensar em um ambiente multifuncional

Um ambiente multifuncional confere muitas opções para o design e a decoração de ambientes. Reunindo praticidade, conforto e beleza, essas áreas ganham a cada dia mais espaço dentro das casas.

Hoje em dia muitos imóveis têm um espaço reduzido, forçando você a ser criativo na hora de utilizá-lo. Pensando nisso, a ideia de integrar cômodos, tornando-os multifuncionais acaba maximizando o potencial de uso de sua casa.

O acabamento de muitos imóveis deve ser levado em conta, uma vez que esse tipo de mudança afeta toda a casa. Seu forro de drywall deve ser instalado depois das alterações.

Integrar ambientes é basicamente transformar dois ou mais cômodos de sua casa em um só, através da eliminação de paredes e divisórias para utilizar o mesmo espaço para funções diferentes. 

Vantagens de um ambiente multifuncional

Com a utilização da integração de ambientes, é possível aproveitar uma série de vantagens em sua casa, por exemplo, um maior aproveitamento do espaço da residência e a sensação de amplitude.

Eliminar paredes faz com que o ambiente pareça maior, principalmente quando aliado a uma decoração que utilize móveis planejados em sua composição.

Esses espaços podem ser planejados para otimizar o ambiente, permitindo um maior alcance da luz natural – que ajuda na economia de energia.

A utilização de persiana pode melhorar ainda mais a captação de luz solar no ambiente.

Através desta opção, você pode tornar o espaço mais aconchegante, com a utilização de portas de vidro e janelas grandes.

Integrar ambientes sociais como sala de estar, cozinha e varanda, permite que, ainda que estejam realizando atividades diferentes, todos os moradores possam ter uma interação maior.

É possível, por exemplo, preparar algo em uma cozinha americana enquanto observa seus filhos assistirem TV na sala de estar.

Esse tipo de estrutura é ótima para quem gosta de receber visitas, uma vez que não é necessário que alguém se isole para fazer a comida enquanto os outros estão confraternizando.

O conceito de um ambiente multifuncional também deixa todo o espaço muito versátil, viabilizando a personalização de qualquer tipo de local. As opções de integração são inúmeras, claro, limitadas apenas à estrutura do imóvel.

Ideias de ambientes multifuncionais

É importante planejar com antecedência quais ambientes você quer integrar, uma vez que o processo mexe com a estrutura da casa. Além disso, depois que as análises tenham sido feitas, você pode pensar também em decoração e utilização desse novo espaço.

Um dos mais comuns ambientes integrados é a união entre o quarto e a sala. Independentemente de você ser solteiro ou casado, é preciso pensar nos móveis que irão compor o ambiente. Separe um espaço para a cama, um criado-mudo pequeno, um sofá e uma televisão.

Um guarda roupa também pode ser uma solução elegante e adequada para um ambiente desse formato.

Em espaços realmente pequenos, uma solução pode ser a utilização de um sofá cama. Existem diversas opções no mercado com designs diferenciados e muito confortáveis.

Com a utilização de um sofá-cama o espaço pode ser ainda mais otimizado, mas esse tipo de escolha deve partir de uma análise sincera sua. Teste em lojas, experimente e decida se é do seu gosto esse tipo de móvel, para que você fique satisfeito com a escolha.

É interessante também pensar em uma estante próxima do sofá ou da cama, uma vez que esse tipo de mobília oferece um espaço muito confortável para o armazenamento de diversos itens, como livros, objetos decorativos, porta-retrato, documentos e muitas outras opções.

A cozinha americana tem ganhado muito carinho dos brasileiros, principalmente por sua funcionalidade. 

Além de ser muito charmosa, é uma excelente solução para quem precisa de mais espaço. É importante pensar em fazer algumas adaptações para manter os cômodos funcionais.

Procure otimizar o espaçamento da cozinha, delimitando uma área para os elementos indispensáveis como:

  • Geladeira;
  • Fogão;
  • Forno;
  • Balcão.

Nesse tipo de aplicação, é ideal pensar em móveis feitos sob medida para garantir o funcionamento dela.

Uma bancada que separa os dois ambientes pode receber o sofá da sala de estar, que pode contar com um rack para TV e objetos decorativos. 

Dessa forma, quem estiver na cozinha pode manter contato direto com as pessoas que estão na sala, permitindo um engajamento maior entre todas as pessoas presentes.

Se sua casa tiver uma varanda, é interessante pensar em utilizá-la também como uma sala de jantar. 

Muitas pessoas têm acompanhado a tendência de criar uma área gourmet em seus espaços abertos, utilizando elementos charmosos e práticos para compor a decoração.

De qualquer forma, a utilização de espaços multifuncionais pode otimizar seu espaço e te permitir usufruir muito melhor de sua casa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.