fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

ESTILO DE VIDA

Como montar um pequeno ambiente para exercícios físicos em casa?

15/04/2020

Como montar um pequeno ambiente para exercícios físicos em casa?

Se você sempre praticou exercícios físicos mas teve a sua rotina afetada devido ao isolamento social, indicado para evitar a contaminação causada pelo Coronavírus, uma opção interessante é montar um pequeno espaço para suas atividades em casa. 

Muitos estabelecimentos, e em especial as academias, foram impactados pelas restrições de funcionamento. Até mesmo os espaços destinados para a prática de atividades físicas dentro de condomínios foram fechados temporariamente como medida de segurança.

Para quem possui o hábito dos exercícios diários e não abre mão de realizar uma atividade, mesmo que dentro de casa, separar uma área dentro da residência pode ser a solução ideal para não perder ou prejudicar a sua rotina. 

Há uma série de possibilidades para que o seu espaço ofereça diferentes tipos de exercícios, desde alguns do estilo aeróbico até opções funcionais. 

O importante é não deixar de lado uma vida mais saudável mesmo que você precise ficar em casa por um certo período. Inclusive, algumas pessoas já apostavam na construção desse espaço para praticar atividades físicas sem precisar sair da residência. 

Então, se você deseja montar uma pequena área na sua casa para praticar exercícios, siga na leitura deste artigo para conhecer algumas dicas sobre o tema.

Dica 01: Separe um local adequado

É importante ter um espaço próprio para praticar exercícios, removendo os móveis e outros equipamentos que limitem os movimentos.

Além disso, como o ambiente ficará destinado para a prática de atividades, você não precisará organizá-lo diariamente, tendo que guardar os acessórios em outro local e montar novamente no próximo dia. 

Mesmo que você tenha instalado carpete, isso pode ser um item a mais de segurança, evitando escorregões e absorvendo o impacto das atividades. 

Ter um local próprio para isso também pode ser um estímulo para que você não deixe de fazer suas atividades físicas. 

Dica 02: Utilize itens domésticos para ajudar no exercícios

Alguns móveis ou equipamentos que você já possui em casa podem ajudar na prática de exercícios, complementando suas atividades. 

Um exemplo disso é utilizar uma cadeira para auxiliar em agachamentos, assim como aproveitar a estrutura física da casa, como a existência de degraus para fazer alongamentos ou o corrimão da escada para prender faixas elásticas. 

Você pode ainda usar o computador ou televisão para assistir a alguns vídeos de aulas online, que ensinam movimentos típicos de diferentes modalidades, como danças, treinos funcionais ou musculares, etc.

Dessa forma, a prática fica cada vez mais completa, de modo simples e funcional. 

Dica 03: Adquira acessórios para potencializar o treino

É possível encontrar em diferentes e-commerces, tanto os de lojas esportivas quanto os de venda de aparelhos para studio de pilates, uma série de acessórios para complementar o seu treinamento. 

Entre os principais tipos, você pode encontrar:

  • Colchonetes;
  • Faixas elásticas;
  • Halteres;
  • Bola Suíça;
  • Corda;
  • Entre outros.

Dessa maneira, além de potencializar o seu treino, você consegue obter resultados significativos nas suas atividades, trabalhando diferentes grupos musculares e tonificando o corpo de modo geral. 

Mas se você optar por utilizar o que já possui em casa, uma ideia válida é confeccionar os seus próprios acessórios. 

Um exemplo prático disso é pegar algumas garrafas e enchê-las com areia, para fazer os seus próprios halteres. 

Assim você disponibiliza uma série de equipamentos para o seu espaço e consegue fazer vários tipos de atividades em casa. 

Dica 04: Invista em melhorias posteriormente

Se fazer as atividades físicas em casa for interessante para você, mesmo após o período da pandemia, uma dica importante é investir em melhorias no seu novo ambiente esportivo. 

Instalar o ar condicionado, assim como pisos para quadras poliesportivas, são boas alternativas. 

Esse tipo de piso ajuda na absorção de impacto e diminui a possibilidade de quedas, por isso se tornou uma opção para quem possui uma pequena academia em casa.

Além disso, comprar uma esteira, bicicleta ergométrica ou outros tipos de equipamentos de musculação pode ser um investimento interessante para o ambiente, complementando o espaço e trazendo mais comodidade para os praticantes. 

Desse modo, você consegue ter um espaço totalmente tematizado e apropriado para realizar suas atividades físicas em casa, sem precisar se deslocar para uma academia externa e, assim, consegue decorá-lo e montá-lo de acordo com as suas preferências. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre saúde e bem-estar.