fbpx
antecipar pagamento de boleto

Antecipar pagamento vale a pena?

Planilha de compras de supermercadoPowered by Rock Convert

Ao antecipar o pagamento do seu saldo devedor com a incorporadora, você poderá obter descontos, redução de correções monetárias, menos juros, entre outras vantagens. Esse processo não só é capaz de beneficiar você no aspecto econômico, como também pode ajudá-lo a diminuir o tempo que falta para, enfim, quitar seu imóvel e não precisar mais se preocupar com as prestações.

Porém, esse processo precisa de certa organização financeira, bem como alguns cuidados e procedimentos para que possa ser feito com mais tranquilidade.

Adiante, vamos falar melhor sobre esses pontos enquanto respondemos algumas das principais dúvidas relacionadas ao tema. Venha conosco!

Existe um momento certo para antecipar os boletos?

Para responder a essas e outras perguntas, conversamos com Letícia Leme, analista financeiro sênior da Living. Segundo ela, não há um momento certo, mas o mais indicado é que, quanto antes essa antecipação acontece, melhor para seu bolso!

Ela explica que a Living trabalha com a antecipação de parcelas do fim para o início. Em outras palavras, quanto antes for solicitado o adiantamento, mais meses de amortização você consegue. Com isso, o desconto recebido será maior.

Quais os cuidados ao antecipar?

Além de montar um bom planejamento financeiro, é importante ter atenção durante o processo de adiantamento dos boletos.

Letícia explica: “se o cliente quiser antecipar boletos com maior defasagem de valor, será preciso realizar a solicitação com maior antecedência. Não tem como solicitar no dia 10 o adiantamento de uma parcela que vence no mês que vem, pois ela já foi postada, por exemplo”.

A analista comenta que, no caso da Living, só é feita a antecipação de prestações com vencimentos superiores a 30 dias. “Dá para realizar o pagamento de uma parcela com antecedência, mas não se conseguirá os benefícios que a antecipação concede”, destaca ela.

Então, é preciso se informar com a construtora sobre as suas condições de antecipação de boleto e se há descontos.

Antecipar parcelas tem vantagens?

Você já deve imaginar os diversos benefícios que a antecipação pode trazer, não é mesmo? O primeiro deles é a possibilidade de conseguir um desconto adicional sobre o saldo devedor. Dessa forma, evita-se a correção monetária sobre esse saldo.

“Todos os meses, temos a atualização do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) até a entrega do empreendimento. Quando você faz a antecipação ou amortização, é capaz de evitar que esses índices sejam atualizados até o vencimento original da parcela”, explica Letícia.

Graças a isso, é possível ter uma economia que não envolve apenas o desconto efetivo, mas também o abatimento das atualizações futuras. Nota-se então que o cliente evita um desembolso no futuro, uma vez que já tem o recurso hoje. Também quitará seu imóvel mais rápido, ficando livre da obrigação — desse modo, poderá investir em outros projetos.

Qual o passo a passo para antecipar parcelas?

Listamos os principais procedimentos necessários para tornar essa antecipação possível. Vamos conferir?

Analisar o valor das parcelas

Primeiramente, é preciso planejar o pagamento da antecipação dos boletos. Lembre-se de realizar simulações das parcelas a adiantar e confira se será possível quitá-las. É importante ter esses dados para conseguir:

  • calcular os potenciais descontos;
  • decidir se vale a pena retirar dinheiro de outros locais, como aplicações financeiras, para quitá-los;
  • programar a quantidade de parcelas que serão adiantadas;
  • buscar fontes de recursos aceitos para pagar os adiantamentos. 

Constituir uma reserva financeira

É indicado constituir uma reserva financeira para conseguir quitar os adiantamentos sem que isso prejudique o pagamento de outras contas pessoais. Você pode realizar aportes que não são suficientes para pagar as parcelas, mas que, ao serem acumulados, podem contribuir para a antecipação delas no futuro.

“O ideal é que o cliente sempre faça a antecipação de forma integral, pois o desconto acaba sendo maior. Contudo, se ele não conta com os recursos de maneira integral, mas às vezes recebeu férias ou algo parecido, e tem um valor disponível, a ideia é ir amortizando”, comenta Letícia.

Contatar os canais de atendimento da construtora

É importante entrar em contato com a construtora para se informar melhor sobre os seus procedimentos de antecipação de parcelas. Na Living, por exemplo, isso pode ser feito por meio de seus canais de atendimento, como o Fale Conosco, no Portal do Cliente ou pelo telefone (11) 4000-1240.

Veja qual o procedimento para solicitar a antecipação no Portal do Cliente da Living:

  • primeiro, clique em Financeiro no menu principal. Em seguida, clique em Antecipação.
  • Na tela de Antecipação, há duas opções. Uma é para Quitar a unidade, a outra é para Antecipar valores. A partir daí você escolhe aquela que está de acordo com a sua necessidade;
  • você pode optar pelo pagamento das parcelas cheias ou digitar um valor para amortizar algumas parcelas. Por exemplo, se você está com R$3 mil sobrando e quer utilizar o montante para o pagamento de uma parte da dívida;
  • na sequência, o sistema permite que você possa pagar as primeiras parcelas, as últimas ou ainda sinalizar qual parcela deseja pagar;
  • você escolhe o valor e o sistema lhe traz três sugestões de data de vencimento.

Se você já financiou o seu apartamento com o banco, antecipar o pagamento do seu financiamento imobiliário também pode gerar benefícios financeiros significativos, especialmente quando envolve imóveis com valores maiores ou que foram financiados em períodos longos. Entre em contato com a instituição financeira que financiou o seu imóvel e consulte as condições. 

Gostou das dicas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todos os conteúdos do Blog.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.