fbpx
apartamento arejado

Veja 5 dicas de como deixar o apartamento arejado no verão

Lidar com o calor do verão nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente naqueles períodos em que as temperaturas ficam constantemente acima dos 30°C e até beiram os 40°C. Não é à toa que deixar o apartamento arejado nesses dias costuma ser a principal forma de combater a sensação de quentura e abafamento — que, em algumas pessoas, até pode causar mal-estar.

Porém, engana-se quem acha que para alcançar esse objetivo é preciso recorrer ao uso constante de ventiladores, umidificadores ou mesmo ares-condicionados, viu?

Isso porque há dicas simples que você pode adotar na sua casa para amenizar o calor e que não pesam no seu bolso. De quebra, ainda dão uma nova cara à decoração da residência. Ficou interessado em saber quais são? Pois acompanhe!

1. Use cortinas leves

Evite cortinas com tecidos pesados no verão, como aquelas do tipo blackout. Ao usá-las, você acaba transformando o espaço em uma espécie de estufa que acumula calor, tem pouca ventilação interna e mantém as temperaturas sempre altas.

O ideal é utilizar modelos com seda ou voil, que são materiais leves, mas também vazados, o que permite a passagem tanto do ar quanto dos raios solares — em vez de barrar o primeiro e reter o segundo.

2. Crie uma área verde no apartamento

Outra forma de tornar o apartamento arejado é criar uma área verde dentro dele. Dá para colocar plantas em prateleiras, deixá-las suspensas no teto por meio de hangers, colocar terrários em mesas de centro, montar uma pequena horta na cozinha e até revestir paredes por completo (criando um jardim vertical) com diferentes espécies.

Afinal, as plantas absorvem o calor e, com isso, liberam gotículas de água no ar, aumentando naturalmente a umidade do ambiente e deixando-o mais fresco e agradável.

3. Troque as lâmpadas

Apesar de terem caído em desuso nas últimas décadas, ainda é comum ver lares com lâmpadas incandescentes, principalmente em luminárias nos quartos. Se esse é o seu caso, substitua-as por lâmpadas LED.

Isso porque esse modelo, além de também reproduzir a cor amarela (e muitas outras), emite menos calor do que o outro formato quando está aceso, o que contribui para manter sob controle a temperatura do cômodo.

4. Aposte em cores claras

Tem paredes com tons escuros ou terrosos nos cômodos? Então você pode optar por pintá-las ou revesti-las com papel de parede. O objetivo é simples: deixar a paleta de cores do espaço majoritariamente clara, já que tonalidades escuras absorvem o calor ao longo do dia e o liberam em ritmo lento, mantendo os recintos aquecidos até mesmo de noite. Como sugestão, vale a pena apostar no branco, no creme, no lilás, no verde-menta etc.

5. Mude os móveis de lugar

Uma última dica é mudar os móveis de lugar, especialmente quando são grandes e robustos, como armários, estantes, cômodas, guarda-roupas, cristaleiras etc. O ideal é que eles não fiquem no meio do cômodo nem muito menos bloqueando parcial ou totalmente as janelas, mas sim próximos às paredes e nos cantos dos recintos.

Assim, eles não impedem a passagem das brisas e também não atrapalham a trajetória das correntes de ar, dificultando a circulação delas no interior do imóvel.

E então, gostou das nossas dicas para deixar o seu apartamento arejado durante o verão? Pois agora é com você! Explore as sugestões — principalmente nas áreas de circulação e de descanso, como sala, corredores e quartos — e divirta-se renovando o seu lar durante a estação mais quente do ano.

Aproveite e siga a gente no Facebook, no Instagram e no YouTube para ler mais sugestões sobre como tornar o seu apartamento mais agradável nos diferentes períodos do ano!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.