fbpx
apartamento é investimento

Os 4 fatores que mostram que um apartamento é sim um investimento

Mais do que a realização de um sonho pessoal e a conquista de um espaço para descanso e trabalho, um apartamento é um investimento. A valorização de um imóvel, especialmente quando comprado na planta, é comparável às modalidades de investimentos em renda fixa e, dependendo da localização e das características, a rentabilidade pode ser ainda maior. 

Além disso, a segurança do investimento em um apartamento é difícil de ser batida: por pior que seja o momento econômico, o patrimônio imobiliário não deixa de ser valioso. Neste artigo, explicamos 4 fatores que comprovam: apartamento é investimento sim! Boa leitura. 

1. Facilidade no processo de compra e construção de patrimônio 

A busca pela independência financeira é cheia de incertezas, desafios e aprendizados. O caminho para o topo não é uma rampa suave, que pode ser escalada com pouco esforço, mas sim uma subida por degraus desiguais e irregulares. 

E uma das barreiras mais desafiadoras deste percurso é a aquisição de um imóvel próprio. Felizmente, existem algumas facilidades, como o financiamento em bancos, com juros mais baixos e prazos dilatados em até 30 anos. 

Pode parecer contraditório investir pagando juros em vez de recebê-los, não é? A verdade é que, para quem não tem condições de negociar um imóvel a vista, é mais vantajoso investir mensalmente em algo que será seu do que gastar com aluguéis que não constroem patrimônio algum a longo prazo. 

Uma alternativa para quem pode esperar mais tempo são os consórcios, em que não há juros, apenas uma taxa de administração. Por outro lado, o valor menor traz pequenas incertezas: é preciso ser contemplado em sorteio ou lance para, enfim, poder adquirir o imóvel. 

Por fim, condições de pagamento facilitadas pelas construtoras de imóveis na planta são sempre uma boa oportunidade. Além de parcelar de forma amigável pelo menos uma parte do investimento total, é quase certo que ao fim da obra o bem estará significativamente valorizado. 

2. Potencial de valorização no médio e longo prazo 

Em qualquer economia saudável, a valorização dos imóveis com o tempo é uma certeza, especialmente no longo prazo. A tendência é que, com o desenvolvimento natural da região em que o apartamento está localizado, a qualidade de vida se eleve e, junto com ela, os preços das casas. 

Mas mesmo quando as coisas não vão tão bem assim na economia do país, a valorização relativa de um imóvel continua sendo vantajosa para os proprietários. Moradia é uma necessidade humana básica e sempre há demanda. 

Se o ritmo da valorização dos imóveis em uma região é lento, pode ter certeza que a maior parte das outras modalidades de investimentos enfrentam problemas maiores, especialmente os de renda fixa e baixo risco. 

3. Estabilidade financeira e garantia de qualidade de vida 

Uma das regras básicas dos investimentos é a relação entre risco e retorno. Aplicações de baixo risco, como poupança e CDBs, não rendem tanto como modalidades de alto risco, como alguns tipos de ações. Cabe a cada pessoa avaliar como usar melhor os seus recursos para construir uma carteira de investimentos compatível com seu perfil, renda e objetivos. 

Mas, para assumir riscos, o investidor precisa ter mais do que um perfil arrojado e tranquilidade: é importante estabilidade, para que, caso falhem todas as apostas, ainda exista recursos para garantir o básico à sua família. 

4. Segurança e baixo risco na hora de investir 

Outra vantagem do investimento em apartamentos é o baixo risco. Quem compra um imóvel tem um bem material e palpável, com valor claro e nada subjetivo. Diferente de ações de uma empresa que podem se desvalorizar por completo caso o negócio dê errado, o imóvel não vai deixar de existir. 

Na pior das hipóteses, pelo menos a fração do lote é propriedade privada de quem comprou um apartamento. Portanto, o risco deste investimento é sempre mais baixo. 

E agora que você já sabe por que apartamento é um bom investimento, aproveite para assinar nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades sobre o mercado imobiliário, dicas de como morar bem e estilo de vida! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.