fbpx
Apartamento tipo studio

Já pensou em morar em um apartamento tipo studio? Conheça as vantagens!

Morar sozinho não é uma decisão fácil. A busca pela independência financeira reserva grandes desafios e um deles é ter uma casa só para você. Ao mesmo tempo em que a privacidade e a liberdade são vantagens atrativas, as responsabilidades também batem à porta e levam a refletir sobre como se organizar da melhor maneira possível. 😉

Pensando nisso, muitos jovens e adultos consideram o espaço um fator determinante na escolha. Naturalmente, um lugar menor, mais compacto, que seja mais fácil de limpar e de arrumar, e que permita apostar em uma decoração clean acaba soando mais interessante — um lugar como um apartamento tipo studio, já ouviu falar? Conheça-o melhor a seguir!

Como é um apartamento tipo studio?

Por volta dos anos 2000, a busca por imóveis que fossem mais acessíveis financeiramente e tivessem uma localização privilegiada — isto é, no entorno de polos empresariais e instituições de ensino —, bem como opções de lazer, comércio e serviços próximas, aumentou significativamente. Aliado a isso, os interessados buscavam mais praticidade quando o assunto era espaço: cômodos integrados, porém sem abrir mão do conforto.

Assim surgiram os apartamentos tipo studio. Eles têm, em média, 30 m², sendo dispostos em ambientes multifuncionais. Geralmente, a sala de estar, a cozinha e o quarto formam um único ambiente, sendo complementados pelo banheiro e por uma varanda ou por uma área de estar. Vale a pena destacar que o apartamento tipo studio é diferente do loft. A confusão é comum, afinal, ambos têm algumas características em comum, mas o primeiro costuma ser menor que o segundo.

Por que morar em um apartamento tipo studio?

Morar em um lugar de fácil acesso é uma prioridade para muita gente — e isso se reflete na procura por esse tipo de imóvel, principalmente nas grandes metrópoles. De acordo com o Sindicato da Habitação (Secovi), na grande São Paulo, os studios têm liderado as vendas. Isso pode ser explicado pelos motivos a seguir.

Economia

A economia é uma das principais vantagens desse tipo de apartamento. Afinal, o preço é influenciado pelo tamanho. Então, além de contar com um valor mais acessível no aluguel ou na parcela do financiamento, ainda é viável economizar com outras despesas, como impostos, contas e móveis, já que, com o espaço reduzido, faz-se necessário otimizar o que está disponível.

Localização

É comum que as construtoras apostem em bairros mais dinâmicos para construir imóveis como o apartamento tipo studio. Isso se deve ao fato de que, em geral, os interessados nessa modalidade têm uma rotina corrida e precisam economizar tempo no dia a dia. Torna-se mais fácil, então, encontrar esses apês em regiões mais centrais, com opções de transporte público, lazer e universidades.

Praticidade

Manter um apartamento tipo studio limpo e organizado é bem mais fácil, o que garante ao seu morador mais tempo livre. Essa facilidade também vale para a decoração: como os ambientes são integrados, dá para escolher um estilo com o qual o indivíduo se identifique e replicá-lo no lugar todo. 🙂

Morar sozinho, como dito, é um grande passo rumo à independência e à liberdade. Planejar-se para esse momento é essencial para evitar dores de cabeça e o apartamento tipo studio é uma ótima opção. Vantagens não faltam para investir nessa modalidade.

Se você está procurando por apartamentos tipo studio, entre em contato e veja as opções que a Living oferece!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.