fbpx

Aprenda a usar espelhos na decoração de forma adequada

Quem busca uma decoração bonita, moderna e diferenciada deve considerar o uso de elementos que tragam essas características mais facilmente. Os espelhos são boas opções para isso, ganhando cada vez mais espaço em projetos decorativos. 

Dada a sua versatilidade e facilidade em ser inserido nos mais diversos tipos de decoração, o uso do espelho se tornou uma forma simples e refinada de trazer maior personalidade para os cômodos de uma casa.

Assim, se antes ao comprar metais para banheiro esse processo considerava também o espelho para complementar a beleza do ambiente, hoje ao escolher os itens decorativos da sala ou de um dormitório também é possível apostar no uso desse objeto. 

Dessa forma, quem quer ter ambientes elegantes, modernos e funcionais precisa levar em consideração que os espelhos podem contribuir de forma especial para aplicar efeitos e características diferenciadas em qualquer tipo de decoração imobiliária. 

Por isso, se você gosta de espelhos e quer aplicá-los de forma adequada na sua casa, siga na leitura deste artigo e entenda como usá-los na sua casa com sucesso. 

Os efeitos do uso do espelho na decoração

É cada vez mais comum encontrar nos projetos residenciais arquitetura e decoração o uso de espelho em diferentes ambientes. Isso é possível por causa dos efeitos que ele pode trazer para os cômodos, tais como:

  • Promover maior sensação de amplitude;
  • Aumentar a iluminação;
  • Embelezar o ambiente;
  • Criar pontos de destaque.

Diante disso, fica fácil entender os motivos pelos quais é possível encontrar o espelho em diferentes estilos decorativos, já que eles podem trazer o requinte que falta em qualquer ornamentação em uma residência. 

Há várias formas interessantes de aplicar o objeto na decoração do lar, gerando um dos efeitos mencionados acima. Por isso, conhecer algumas maneiras de inseri-lo no ambiente é essencial para deixar a sua casa mais aconchegante e especial. 

1. Harmonize com o uso de quadros

Os quadros são elementos indispensáveis dentro de uma decoração. Sendo assim, é importante harmonizar o uso dos espelhos com eles, de forma a criar um ambiente leve e equilibrado. 

Aqui, uma dica interessante é adquirir um quadro com moldura utilizando o mesmo design para a moldura do espelho, de maneira que eles possam seguir uma linha decorativa, o que vai garantir a beleza dentro do espaço.

2. Considere a altura

Diferentemente dos quadros, a altura do espelho na parede não deve ser muito elevada, para que ele possa oferecer um efeito da amplitude dos espaços, por exemplo. 

Nesse sentido, ele deve ser posicionado sempre à altura dos olhos, permitindo que seja possível visualizar o espaço ao redor e também a própria imagem refletida no objeto. Por isso, é necessário medir a altura ideal antes de colocá-lo no ambiente. 

3. Aposte no estilo

O espelho utilizado na decoração dos ambientes não precisa ser de um modelo padrão ou muito simples, de modo que uma maneira prática de garantir um visual diferenciado para a sua casa é optar por versões de estilos mais personalizados. 

Uma sugestão interessante é conciliar com alguns formatos de artigos já presentes no ambiente, como o de um lustre plafon ou de outros modelos. 

Dessa forma, é possível montar um cenário interessante e exclusivo na sua casa, promovendo um ambiente único e aconchegante com o uso de espelhos de diferentes formatos. 

4. Ouse com espelhos grandes

Se você é adepto de uma decoração mais personalizada e ousada, a dica é justamente a de selecionar um modelo de espelho grande, que ocupe um bom espaço na parede da sua casa. 

Eles podem ser usados de modo certeiro em ambientes como a sala de estar ou de jantar, próximos de algum móvel baixo, criando um efeito especial. 

Sendo assim, é possível aproveitar o reflexo dele para ampliar até mesmo a iluminação do cômodo, que ganhará um clima muito mais agradável com essa característica. 

Aqui também é importante cuidar para que os elementos que serão refletidos no espelho criem um efeito bonito, sendo essencial manter o cômodo sempre organizado e alinhado. A parede oposta, por exemplo, pode conter quadros que serão vistos por quem olha por ele.

O uso de espelhos para decorar uma residência é uma forma interessante de investir na decoração sem deixar de lado a beleza e o destaque idealizado para os ambientes. 

Por isso, não deixe de escolher um modelo ou um estilo que harmonize com outros objetos decorativos da sua casa e tenha a certeza de criar uma decoração única para o seu lar. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.