fbpx

Aproveite toda praticidade (e beleza) de uma cortina motorizada

Qual o motivo de querermos automatizar as nossas casa cada vez mais? É que esta aliança entre tecnologia e design de interiores é perfeita para trazer várias facilidades para a vida das pessoas, tornando o cotidiano muito mais simples. 

Um item que entra nesta linha, por exemplo, é a cortina. Veja a seguir algumas informações, entre vantagens e benefícios, quanto ao uso de cortinas motorizadas.

Revista Viva Decora
Patrícia Azoni

Funcionamento das cortinas motorizadas

A tecnologia das cortinas motorizadas parece bastante complexa, mas não é. Na verdade, estes modelos de cortinas são presos à uma barra energizada contendo um dispositivo com sensor na ponta. 

O mesmo deve ser controlado por um sistema automatizado, que pode ser acionado por meio de um controle remoto, interruptor, display, programa de computador ou aplicativo de aparelho smart, como tablet.

Aliás, o gerenciamento deste sistema é capaz de permitir que se abra e fecha uma única cortina da casa ou todas ao mesmo tempo. Em alguns casos, é possível apenas mudar a direção das hastes de uma persiana ou abrir folhas blackout de uma cortina com várias camadas de tecidos. 

De fato, este controle de elementos arquitetônicos é fascinante demais, e em muito lembra os antigos filmes de ficção. Só que é mais real e pode ser instalado na sua casa.

Deborah Roig
Orlane Santos

Onde colocar cortina motorizada em casa

Sua casa pode ser completamente inteligente e oferecer a automação de todos os panos de cortinas. Porém, é em alguns ambientes da construção em especial que algo assim realmente fará mais a diferença. Podemos citar dois. 

Primeiro, a sala íntima; e, segundo, o quarto. Nestes dois cômodos o ajuste da cortina deve deixar o cenário mais agradável e convidativo ao descanso e relaxamento. Vamos falar de mais vantagens no tópico seguinte.

A.M Studio Arquitetura

Antes disso, devemos lembrar que sistemas muito semelhantes à este também poderão estar presente em mais mecanismos de fechamento dos vão da casa. Automatização já é uma realidade para trancas de portas, controles de brises de janelas e folhas de portas de garagem.

Vale a pena ter uma cortina motorizada?

Chegamos na parte mais importante deste texto, que é a lista de todos os principais motivos que levariam as pessoas a instalarem cortinas motorizadas nas suas residências. 

Pra começar, a própria presença por si só das cortinas nas decorações já é algo benéfico para a casa. Isto porque este elemento deve ajudar no controle de luz e na entrada de ventilação e som nos interiores; fora que é um excelente complemento visual para as composições.

Mas, com este novo sistema de controle, todas as operações tornam-se muito mais fáceis. Abrir e fechar cortinas acaba sendo uma coisa mais fácil de fazer, mesmo estando à distância da peça. 

Quer dizer que você pode estar deitado na cama e nem precisar levantar para abrir as cortinas e ver o nascer do sol. Fora que, com o motor, os módulos podem ser movidos mais rápido e também de forma mais precisa e constante, sem danificar as partes da cortina.

Renata Basques
Arthur Decor

Dependendo do sistema operado, poderá ser possível programar a abertura ou o fechamento das cortinas da casa em horários específicos, preparando os ambientes no decorrer do dia. 

Assim sendo, o usuário não precisará ficar lembrando da necessidade destas mudanças com o passar das horas. Todo o processo é feito de forma muito silenciosa e discreta. Não é à toa mesmo que virou tendência de mercado.

Se tem dúvidas ainda se vale a pena investir nas cortinas motorizadas vendidas atualmente no mercado, saiba que elas não gastam muita energia – podendo ser até alimentadas por bateria. 

Também que os seus tipos podem ser bem variados, os materiais também – inclusive em madeira -, assim como as suas cores e texturas. Então, tenha a certeza de que será fácil combinar um modelo de cortina motorizada com a decoração da sua casa.

Comodidade e conforto. Isto resume a tecnologia das cortinas motorizadas. Aposte nesta inovação.

Triplex Arquitetura

Essas dicas de como implementar uma cortina motorizada na decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.