fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

BEM-ESTAR

Sofrendo com o inverno? Saiba como aquecer a casa com essas 9 dicas

11/08/2020

Sofrendo com o inverno? Saiba como aquecer a casa com essas 9 dicas

Que delícia é ficar em casa descalço, bem à vontade! No inverno, no entanto, isso nem sempre é possível. Dependendo da região, as baixas temperaturas obrigam os moradores a passarem o dia todo, calçados e com roupas pesadas. Ainda bem que não precisa ser assim! O design de interiores oferece uma série de soluções para aquecer a casa nos períodos frios, a deixando ainda mais bonita e aconchegante.

Para ajudar, reunimos 9 estratégias para manter seu lar bem quentinho. As dicas valem, inclusive, para os apartamentos em andares mais altos — que costumam ser mais frescos. Confira!

1. Avalie os revestimentos nos pisos e paredes

Invista em revestimentos que aumentam o conforto térmico. Além dos clássicos pisos e carpetes de madeira, existem versões mais práticas e econômicas. É o caso dos pisos laminados e vinílicos com estampas de madeira.

Já em locais com frio intenso, se pode optar pelos pisos radiantes (também chamados de térmicos). Nesse caso, o chão é aquecido por um sistema com água quente ou eletricidade, instalado sob o piso. Assim, o calor se espalha, uniformemente, pela casa.

Nas paredes, é possível usar tijolinhos refratários. Para uma instalação mais simples, existem as versões ecológicas (ecobricks, feitas de materiais reciclados). Além disso, alguns papéis de parede mais grossos também atuam como isolantes térmicos.

2. Verifique a vedação de portas e janelas

Uma maneira de manter a casa aquecida é evitar a perda de calor para o meio externo. Sabe-se que o ar quente escapa, principalmente, pelas frestas de portas e janelas. Por isso, quando existem vãos não tem jeito: é preciso agir.

Nos dias mais gelados, uma alternativa é colar fita adesiva nas janelas e usar pesos de areia (estilo “cobrinha”) nas portas, por exemplo. Só não esqueça de deixar os raios de sol entrarem durante o dia, abrindo portas, janelas e cortinas, e de fechá-las ao entardecer.

3. Coloque roupas de cama de inverno

Roupas de cama de inverno são feitas de materiais mais quentes, como malha. Além disso, o conceito de que cores escuras esquentam mais, também se aplica a elas. Portanto, invista em tons que ajudam a absorver o calor.

Também existem lençóis e cobertores elétricos, que funcionam ligados na tomada. Eles vêm com termostato, permitindo o ajuste da temperatura conforme a necessidade.

Já a alternativa mais econômica é uma velha conhecida. Ao colocar uma bolsa de água quente embaixo das cobertas, alguns minutos antes de deitar, a cama fica bem mais gostosa.

4. Use a decoração para aquecer a casa

Tapetes no estilo shaggy (bem peludos) e outros itens têxteis, como almofadas e mantas em lã, camurça e veludo, ajudam a aumentar a temperatura no lar. Por isso, coloque-os na sala e nos quartos.

Em relação às cortinas, prefira os modelos blackout, de preferência compridos (até o chão). Mais grossos, eles melhoram a sensação térmica nos cômodos. Isso porque, preservam parte do calor, acumulado nos ambientes ao longo do dia, durante a noite.

Para deixar a estética mais leve, invista em vasos com plantas ou, até mesmo, em um jardim pequeno. Isso é bastante comum em decorações com estilo escandinavo.

5. Desencoste os móveis das paredes externas

As plantas arquitetônicas de apartamentos pequenos nem sempre permitem, mas se possível, deixe sofás e camas afastados de paredes externas. Isso ameniza o frio sentido, principalmente, à noite.

Além disso, escolha sofás e poltronas em tecidos que aquecem. Camurça, suede e veludo são boas opções.

6. Prefira móveis de madeira

Peças de metal são, naturalmente, mais frias. Por isso, escolha as cadeiras de madeira. Invista, também, em painéis de madeira nas paredes da sala e dos quartos. Além de funcionais, eles ajudam a aquecer a casa.

Em relação aos móveis maiores, como armários de cozinha e guarda-roupas, a escolha do material é ainda mais importante — devido ao impacto que têm nos ambientes. Para um lar mais aconchegante, em vez de estruturas metálicas e superfícies de vidro ou espelhadas, opte pelo mobiliário feito em madeira.

7. Dê atenção à iluminação

As lâmpadas de hoje em dia não esquentam como as antigas incandescentes. Porém, escolher lâmpadas de tons quentes (amarelados) aumenta a sensação de aconchego. Também vale a pena colocar alguns abajures pelos ambientes.

As velas, por outro lado, esquentam. No entanto, o calor sentido não passa de um ligeiro aquecimento.

Se optar por acendê-las, considere as velas aromáticas, que perfumam os ambientes. Mas atenção: é preciso se lembrar de apagá-las antes de deitar.

8. Invista em um bom aquecedor

Não é preciso construir lareiras de alvenaria. Também não é preciso, necessariamente, instalar aparelhos de ar-condicionado. Afinal, apesar de eficientes, essas soluções exigem alterações estruturais — nem sempre permitidas, principalmente em apartamentos.

A boa notícia é que é possível usar práticos aquecedores portáteis, sejam elétricos ou a óleo. Ou, para quem não abre mão da elegância, existem os modelos de lareiras que usam combustíveis e têm ignição elétrica.

9. Ligue o forno

Cozinhar, sempre que possível, faz bem para a saúde e ainda ajuda a aquecer a casa. Para isso, nada melhor do que os assados.

Já a escolha entre doces ou salgados fica ao gosto da família. O que importa é manter o forno ligado!

E já que estamos falando do papel da cozinha para manter o lar mais quentinho, considere a instalação de torneiras elétricas. Elas tornam a tarefa de lavar louças mais confortável e, consequentemente, menos desagradável durante o inverno.

Por fim, aproveite o período de quarentena, por conta da pandemia do novo coronavírus, para analisar sua casa e ver quais soluções se aplicam. Nada melhor do que esse tempo confinado para descobrir o que pode ser melhorado no lar.

Agora que você conhece diversas opções para aquecer a casa no inverno, não sofra mais com o frio. Seja por meio da decoração ou recorrendo à escolha dos revestimentos, o importante é tomar as medidas necessárias para manter o calor dentro do lar. Tenha a certeza de que, dessa forma, você e sua família aproveitarão ainda mais!

Gostou das nossas dicas para melhorar o conforto térmico nos ambientes internos? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais!