fbpx
Ar-condicionado e aquecedor

Ar-condicionado e aquecedor: instalação, cuidados e manutenção

Ar-condicionado e aquecedor são dois equipamentos muito comuns e presentes na maioria dos lares brasileiros. 

Como no Brasil a maior parte do ano o clima é quente, ter um ar-condicionado é primordial para garantir o bem-estar da família.

Para garantir um banho quente e aconchegante, o aquecedor é fundamental, inclusive para torneiras e piscinas. 

Mas é importante que esses equipamentos sejam instalados da maneira correta e, principalmente, que todos os cuidados com manutenção sejam tomados.

Neste artigo nós vamos falar sobre a instalação, a manutenção e as vantagens de ter esses equipamentos em casa. Confira!

Vantagens desses equipamentos

Falar sobre as vantagens do ar-condicionado não é tão difícil para quem mora no Brasil. Em tempos de calor, como no verão, esse equipamento se tornou indispensável para nosso dia a dia. Mas algumas outras vantagens são:

  • Purificação do ar;
  • Ação antialérgica;
  • Aumenta a vida útil de outros equipamentos;
  • Evita a desidratação.

Em relação ao aquecedor, este também tem inúmeras vantagens, afinal, quem não gosta de um banho quentinho, principalmente no inverno? As principais vantagens são:

  • Água quente em chuveiros, torneiras, piscinas, etc.;
  • Diminuição da conta de energia;
  • Funcionamento simples;
  • Durabilidade.

Em vista de tantas vantagens, é inegável que esses equipamentos são essenciais em nosso dia a dia. 

Mas é preciso que sua instalação e manutenção sejam feitas da maneira correta e vamos falar sobre isso nos próximos tópicos.

Instalação e manutenção de ar-condicionado

Ar-condicionado e aquecedor

Antes de comprar este equipamento, é importante saber sobre sua manutenção e instalação, também é preciso saber qual a capacidade necessária para a climatização do ambiente.

Depois disso, é necessário avaliar se a tensão do local é a mesma do aparelho. Se for um split, é preciso que o aparelho seja instalado em um local que não impeça a saída de ar. Já o condensador deve ser instalado externamente.

Algumas pessoas procuram por telhas sanduiche, porque acreditam que esse tipo de telha melhora a temperatura do ambiente e por isso usarão menos o ar-condicionado, o que diminui o custo com manutenção.

De fato, esse tipo de telha melhora a temperatura, mas isso não diminui a necessidade de manutenção. Somente uma manutenção correta garante o bom funcionamento do equipamento e deve ser feita por um profissional.

Este realizará a limpeza dos filtros, ensaios de funcionamento entre outros. Aliás, uma limpeza básica dos filtros deve ser realizada a cada 15 dias para garantir que impurezas não prejudiquem o aparelho e nem a saúde de quem usa o equipamento.

Instalação e manutenção de aquecedor

Ar-condicionado e aquecedor

Um banho quente no final do dia é tão importante que tem gente que pensa até em alugar gerador para garantir que o chuveiro funcione em caso de queda de energia. Quem tem aquecedor em casa não precisa se preocupar com isso.

Para ser instalado, o técnico irá definir um local para o equipamento. Este local precisa ser constantemente ventilado, principalmente se for um aquecedor a gás. 

Além disso, a instalação precisa ser feita longe de equipamentos elétricos e também de produtos inflamáveis.

Quando o assunto é a manutenção, para evitar ter que se preocupar com conserto de aquecedor, é necessário mantê-lo sempre em bom funcionamento. 

Esta manutenção precisa ser feita por um profissional capacitado, que irá corrigir problemas como oscilação de temperatura, vazamentos, acúmulo de sujeira dentre outros problemas.

Também são verificados o duto de exaustão, mangueira do gás, mangueira de água quente e fria, e ventoinha, além de realizar a limpeza nos equipamentos. 

Esses cuidados garantirão que o equipamento funcione corretamente e de maneira segura para toda a família.

É importante que você adquira um aparelho onde a fabricante ofereça a instalação e também a manutenção preventiva. 

Os cuidados com o seu lar vão além de pesquisar por dedetização, também envolve os cuidados com seus equipamentos, incluindo os aquecedores.

O conforto do seu lar é muito mais garantido com o uso de equipamentos como os aquecedores e ares-condicionados. 

E cuidando bem deles você garante maior durabilidade e menos gastos com consertos ou substituições por novos equipamentos.

Climatizar o ambiente da sua casa e garantir que seu banho, torneiras e piscinas estejam sempre prontos para uso o ano inteiro é mais do que conforto, é bem-estar e saúde para toda a família. 

Cuide bem dos seus equipamentos e tenha-os sempre em mãos quando precisar. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.