fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DECORAÇÃO

Como escolher o armário de cozinha ideal para ambientes pequenos

22/06/2020

Como escolher o armário de cozinha ideal para ambientes pequenos

Muita gente gosta de viver em imóveis de ambientes amplos. Outros já preferem residências com ambientes pequenos, mais aconchegantes e práticos de manter. Você mesmo pode ser uma destas pessoas, tendo em casa uma cozinha mais compacta. 

É um enorme desafio tentar fazer com que ambientes como este fiquem mais bonitos, sofisticados e funcionais. Mas, com os equipamentos, ornamentos e módulos de armário de cozinha certos, isto é possível.

armário de cozinha
Renata Basques

Como melhorar o layout de uma cozinha compacta?

O que era uma cozinha no passado? Bem, era um ambiente com quatro paredes, algumas poucas aberturas e o mínimo possível de armários. E nesta época os equipamentos instalados no local se limitavam a não mais do que pia, geladeira e fogão. 

Agora, nos dias de hoje, as tecnologias nos oferecem mais possibilidades e não só em termos de arquitetura como de organização e decoração de cozinhas.

armário de cozinha
Lamego Mancini Arquitetura

Cozinhas em fita é apenas uma opção entre muitos modelos de layout que podemos propor para uma cozinha residencial. Esta, inclusive, pode ser a melhor alternativa se temos uma residência de ambientes pequenos. 

Claro que para uma cozinha compacta, com menos espaço, podemos tentar criar um layout diferente. Talvez uma cozinha com elementos organizados em duas fitas – uma de frente para a outra.

armário de cozinha
Juliana Santana

Há uma forma ainda mais radical de melhorar o layout de uma cozinha compacta, otimizando melhor o seu espaço. Seria a integração deste ambiente com outros da casa. 

A abertura de uma parede ou de uma meia parede da cozinha para a sala ou varanda da casa, por exemplo – o que faria o cômodo parecer maior e mais bem iluminado. Contudo, esta é uma medida que deve ser muito bem avaliada com um especialista em estruturas.

Com uma parede a menos na cozinha todo o seu layout pode ser repensado. É possível deixar o centro deste ambiente livre para colocar uma mesa de café, por exemplo. 

Neste local também pode ser instalado um balcão ilha ou uma península. E neste ponto do cômodo podem ficar vários equipamentos – como cooktop e coifa – liberando as demais áreas para mais módulos de armário de cozinha.

armário de cozinha
Ana Laura Wolcov
armário de cozinha
Cassio Diniz

Os armários de cozinha ideias para ambientes pequenos

Uma residência pequena tem, obviamente, menos espaço. Por isto mesmo é que cada metro quadrado seu precisa ser muito bem otimizado. Móveis prontos, adquiridos nas lojas, podem ser de boa qualidade e até apresentar um preço mais atrativo. 

Contudo, eles certamente não vão oferecer o mesmo aproveitamento de espaço que é dado pelos modelos planejados de armário de cozinha.

O que queremos dizer é que, com a tecnologia das peças feitas sob medida, cada centímetro da sua casa poderá ser preenchido com um móvel bonito e funcional. 

Residências pequenas, por exemplo, têm muito a ganhar com isto. Suas cozinhas compactas poderão ser muito mais completas deste modo, com nichos apropriados para embutir todo tipo de equipamento – é as facilidades da vida moderna.

armário de cozinha
Tria Arquitetura

Estes novos modelos de armário de cozinha são muito mais resistentes e duradouros. Quase todos eles são feitos em MDF, mas também é possível encontrar no mercado peças com partes em metal. 

Transparências em acrílico ou vidro deixariam o visual do ambiente mais suave. E os puxadores ocultos fariam os móveis comporem uma unidade, sem segmentações visuais, fazendo o cômodo parecer maior.

Para que uma cozinha compacta pareça mais ampla ainda, indica-se o uso de armário de cozinha em tons claros e até em branco mesmo. 

Contudo, é possível equilibrar as cores dos ambientes através dos revestimentos de parede, piso e bancada, abrindo a possibilidade de se utilizar armário de cozinha em tons mais escuros. Aliás, é preciso destacar muito bem este ponto.

armário de cozinha
Ubá Arquitetura
armário de cozinha
Ubá Arquitetura

O desenho criado na cozinha com os todos os revestimentos escolhidos pode mudar a percepção que temos deste ambiente. 

Como você já deve saber, a decoração de interiores é composta por linhas e estas linhas devem provocar ilusões – favoráveis ou desfavoráveis a cada cenário. É importante estudar, portanto, os materiais aplicados a todas as superfícies – incluindo cada armário de cozinha – para entender o resultado.

Se o conjunto de armário de cozinha simular, por exemplo, linhas horizontais, pode ser que ele dê a sensação de ser maior de largura e menor altura. Linhas verticais nas paredes já dariam a ideia contrária, de maior altura e menos profundidade. 

Aliás, esta questão da profundidade pode ser regulada também pelas linhas de piso e forro. Então, o negócio é testar as opções até se chegar a uma combinação favorável.

armário de cozinha
MAV ARQUITETURA

Dicas de decoração de cozinhas compactas

Se uma cozinha é compacta, obviamente isto quer dizer que ela tem um espaço mais reduzido. E isso, por sua vez, quer dizer que, no local, será instalado menos armário de cozinha e bancadas. 

Então, não adianta comprar mil ornamentos para a cozinha da sua casa, pois você não terá como expor tudo adequadamente sem comprometer a praticidade e a funcionalidade do ambiente.

Uma boa ideia é focar a sua compra não em ornamentos comuns, mas em itens utilitários com um design mais diferente e atrativo, que incremente o cenário. Por exemplo, um jogo de panelas, com frigideiras e chaleiras, que possam ficar expostas. 

Também suportes para canecas, conchas e outros utensílios coloridos. E, além disso, quem sabe, diferentes vasinhos com temperos e chás sendo uma mini horta.

armário de cozinha
Revista Viva Decora

Na hora de decorar cozinhas compactas, lembre-se que tudo pode ajudar: o modelo da torneira da pia, os azulejos ou adesivos na parede, os imãs na porta da geladeira, uma cortina na janela, um tapete sobre o piso, luminárias, prateleiras, nichos e muito mais. 

Por isso, além do armário, não se esqueça de outros elementos que podem dar mais graça à sua cozinha.

Essas dicas de decoração para ambientes pequenos foram criadas pela equipe Viva Decora.