fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DECORAÇÃO

Cama infantil estilo casinha? Será que vai ficar legal?

11/08/2020

Cama infantil estilo casinha? Será que vai ficar legal?

Você já folheou alguma revista ou acessou algum site de decoração e viu exemplos de cama infantil em formato de casinha? Por que um filho seu precisaria de um móvel como este na decoração do seu quarto? 

Algumas pessoas diriam que peças assim não são uma boa escolha. Porém, vamos te convencer do contrário. Veja porque vale a pena comprar uma cama infantil estilo casinha.

BY Arq&Design

Decorações lúdicas para quarto infantil

Antes de falar sobre as camas projetadas exclusivamente para crianças, vamos comentar sobre as decorações de quartos infantis. Pois bem, ambientes assim devem receber atenção especial dos projetistas. 

É que eles, além de bonitos e confortáveis, precisam ser seguros, funcionais e estimulantes. Compostos por elementos que possam ser adaptados com o tempo de acordo com o crescimento da criança, ajudando-nas em cada fase da vida.

A.M Studio Arquitetura

 É comum os designers e arquitetos proporem, para clientes desta faixa etária, decorações mais lúdicas. Sabe por quê? Já imaginou o motivo de espaços infantis serem adornados com colchas, almofadas, quadrinhos e tantos outros elementos estampados com desenhos de bichinhos, casinhas, pessoas e mais? 

É para que os pequenos, desde cedo, comecem a entender um pouco sobre mundo que espera por eles. Para estimular a sua imaginação, fazendo com que se tornem adultos curiosos e repletos de boas ideias.

Espaço do Traço Arquitetura

Ou seja, a decoração do quarto do seu filho também pode ensinar. De acordo com o método montessoriano – muito comentado atualmente por médicos e pedagogos -, ambientes projetados para crianças devem inspirar. 

As cores, texturas, brilhos e proporções de todos os seus móveis e acessórios devem auxiliar na educação e no desenvolvimento físico e intelectual dos pequenos. Um modelo a ser seguido nas escolas e dentro de casa.

BG Arquitetura

 

Alguns modelos de camas infantis

Recentemente, os designers passaram a criar projetos diferenciados para os pequenos. Surgiram, então, decorações muito mais bem em elaboradas e móveis com desenhos de acordo com o gosto e as necessidades das crianças. 

Muitas peças apresentam bordas arredondadas e espaçamento entre barras adequado para evitar acidentes. Vários elementos são deixados ao alcance das crianças – como sugere o método montessoriano.

Os modelos de caminhadas para crianças, por exemplo, são, agora, com uma altura mais baixa. Em alguns casos, o seu colchão – medindo em torno de 78 por 188 cm – fica quase rente ao chão. 

É o caso das caminhas em formato de tenda ou de casinha, chamadas de “camas montessorianas”. A ideia, neste caso, é estimular a autonomia das crianças, para que elas possam deitar ou levantar sempre estiverem com vontade.

Andrea Bento
https://www.vivadecora.com.br/foto/203751/cama-baixa-em-marcenaria-cinza-e-cortina-branca
Sabrina Tironi

Mas é claro que existem outras camas infantis além dessas. Existem os berços. Também aquelas camas que mais parecem miniaturas das camas dos pais. 

As em forma de carrinho. As com estampas de princesas. As bicamas. As multifunção, com escrivaninha embaixo. As elevadas com rampinha escorregador. As camas com dossel – que também podem ser transformadas em cama casinha. E os beliches.

Nathalia Bilibio Schwinn
Studio Eloy

Vantagens de uma cama estilo casinha para quarto infantil

Normalmente, camas infantis estilo casinha são muito utilizadas em decorações de quartos de meninas. Mas isto não é uma regra. 

Tanto que, fazendo uma busca rápida na internet, podemos encontrar vários exemplos de quarto de menino com um móvel como este em destaque na decoração. Sobretudo, para todos os sexos, cabe bem a ideia de decoração montessoriana com berço ou cama casinha.

Lídia Basile e Andrea Bento

De certo modo, nós até já explicamos porque vale a pena colocar uma cama em estilo casinha no quarto de um filho ou filha, mas vamos relembrar. 

Pra começar, imagine todas as brincadeiras que as crianças podem inventar pensando que realmente estão dentro de uma mini casa. Não é a toa que muitas pedem para os pais construírem uma estrutura assim no quintal.

A segunda coisa que podemos dizer sobre estas caminhas é que o seu formato pode transmitir às crianças uma ideia de segurança. É como se elas fossem pequenos filhotes acomodados dentro de um ninho bem protegido e fofo. 

Desse modo, pode ser que tenham uma melhor noite de sono – algo que, em tese, contribuiria para a sua saúde e também para a tranquilidade dos pais.

Então, o que acha agora das camas infantis estilo casinha? Inspire-se nos diferentes modelos apresentados e crie um projeto incrível para o quarto de seus filhos!

Escritório BE. Studio

Essas dicas de decoração para quarto infantil foram criadas pela equipe Viva Decora.