fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

Bem Estar e Decoração

Diversão na quarentena: 5 formas de adaptar os móveis para as brincadeiras das crianças

20/05/2020

Diversão na quarentena: 5 formas de adaptar os móveis para as brincadeiras das crianças

Manter as crianças entretidas dentro de casa nestes dias está sendo um verdadeiro teste de resistência para os pais. Será que tem jeito de animar os pequenos sem comprometer a organização da casa? 

Na verdade, tem sim. É possível trabalhar melhor a decoração de certos espaços visando atrair a atenção dos pequenos e estimulando eles a brincarem e também estudarem mais. Um exemplo é a cama infantil.

Sim, é possível deixar o quarto dos seus filhos muito mais interessante para garantir que as crianças se mantenham tranquilas dentro de casa durante esta quarentena. 

Basta colocar a sua criatividade pra fora. Se aventure no “faça você mesmo” e crie ou adapte móveis e acessórios para divertir os pequenos como nunca antes – e o melhor, na segurança da sua residência.

cama-infantil-jogos
Andrea Bento

#1 Use a cama infantil como casinha

Quem, quando criança, nunca pegou a colcha da cama da mãe e umas cadeiras da sala para montar uma pequena tenda improvisada? 

Agora, imagina esta zona dentro de casa em plena quarentena? Não dá. E qual a solução apresentada pelos decoradores de interiores? Adaptar a própria cama infantil da criança como mini casinha de brincar.

A proposta montessoriana, por exemplo, já oferece um modelo de cama infantil mais rente ao chão que pode ter uma estrutura em volta lembrando uma casinha. 

Mas se os seus filhos possuem uma cama comum ou mesmo se eles dormem num beliche também é possível reproduzir algo assim. Veja, por exemplo, estas duas imagens..

cama-infantil-jogos
LojasKD
cama-infantil-jogos
A.M Studio Arquitetura

#2 Use nichos como casinhas para bonecos e bonecas

Muitas crianças adoram brincar de casinha, mas de uma forma diferente. Eles preferem simular um “mundo em miniatura” com a ajuda de seus bonecos e bonecas. 

Então, neste caso, seria interessante tentar criar todo um cenário para as suas brincadeiras. E isto pode ser feito de forma bem simples. Por exemplo, com a junção de nichos coloridos de vários tamanhos.

cama-infantil-jogos
Marcela PePe

#3 Faça prateleiras para apoiar jogos e livrinhos

Também de acordo com o método montessoriano, as crianças deveriam ter os seus brinquedos mais próximos das suas mãos, a uma altura que pudessem sempre alcançar. 

Assim, elas estariam sendo frequentemente estimuladas a brincar e se divertir. Talvez este momento de quarentena possa ser bom para você repensar a decoração do quarto das crianças.

Quem sabe você possa instalar, no espaço infantil da sua casa, algumas prateleiras a baixa altura – mais ou menos entre 90 cm até 1,30 m. Sobre elas podem ser deixadas, estrategicamente, algumas caixas de brinquedos educativos – como quebra-cabeças e mais; além disso, alguns dos livrinhos que seus filhos mais gostam de ler. Deste modo, eles aproveitarão muito melhor o tempo que permanecerem em casa.

cama-infantil-jogos
Buji Decoração Reuso
cama-infantil-jogos
Revista Viva Decora

#4 Monte um canto da expressividade com direito a mesinha

Há outras soluções de interiores que são bastante incentivadas por aqueles decoradores que acreditam na eficácia do método pedagógico montessoriano. 

Por exemplo, que as crianças se desenvolveriam melhor tendo, em seu espaço de brincar, recantos com móveis e acessórios estimulando a sua expressividade. E isto é uma ideia bastante válida para o momento em que vivemos.

cama-infantil-jogos
Marcela PePe

Claro que incentivar a expressividade das crianças não é o mesmo que permitir que elas façam bagunça pela casa toda. 

Contudo, criança precisa ser criança. Num cantinho especial do quarto, ela pode ter uma pequena mesa e até uma lousa ou um rolo de papel para pinturas. Outra ideia é uma barra “tipo balé”, para estimular atividades motoras – como dança –, feita de acrílico espelhado e cano de PVC.

cama-infantil-jogos
Marília Veiga
cama-infantil-jogos
Andrea Bento

#5 Coloque os brinquedos em cestos coloridos

No fim do dia, é preciso colocar as coisas em ordem para não comprometer a convivência familiar. E até esta atividade pode ser divertida para as crianças. 

Em sua casa, você pode utilizar cestos coloridos, estampados ou bordados com figuras lúdicas, próprias do mundo infantil, para criar uma brincadeira com as crianças. E, assim, incentivá-las a agrupar os brinquedos e livrar os ambientes da bagunça.

cama-infantil-jogos
Buji Decoração Reuso

A história é o seguinte: viver um dia de cada vez da melhor forma possível. As dicas que demos podem ajudar você e a sua família a passarem por este período com mais alegria e tranquilidade. Aproveite todas as oportunidades para criar uma rotina feliz.

Essas dicas de como divertir as crianças na quarentena foram criadas pela equipe Viva Decora.