fbpx
cantinho do café

6 dicas incríveis para você montar um cantinho do café em casa

Em tempos de home office, ter um cantinho do café nunca se fez tão necessário. O melhor é que, como ele exige pouco espaço, torna-se ideal para apartamentos pequenos. Afinal, um móvel, alguns utensílios e uma boa cafeteira são suficientes para viabilizar o projeto.

Neste post, reunimos 6 dicas para você conseguir montar o seu! Continue a leitura e descubra o que não pode faltar!

Quais as vantagens de montar um cantinho do café?

Além de recarregar a energia com um bom espresso (ou com um chá, chocolate quente ou outra bebida de sua preferência), ter um lugar para ir durante o expediente é importante para movimentar as pernas e relaxar a mente. Não por acaso, as pausas periódicas sempre foram obrigatórias nas empresas.

Mas as vantagens não param por aí. Um cantinho do café também elimina o hábito de levar comes e bebes para sua mesa de trabalho, prevenindo “acidentes”.

No mais, trata-se de um local charmoso e aconchegante. Ele pode ser usado, inclusive, nos momentos em família, especialmente após as refeições.

Onde montar o cantinho do café no apartamento?

O cantinho do café exige pouco espaço. Para quem tem um cômodo transformado em escritório, ele pode ser montado dentro do ambiente.

Já para quem adaptou o home office na sala, no quarto ou na varanda, ele deve ficar um pouco mais distante. Afinal, a ideia é se levantar para fazer as pausas. Nesses casos, uma boa alternativa é montá-lo sobre o balcão da cozinha americana.

O que não pode faltar nesse tipo de espaço?

Além de uma tomada por perto, alguns elementos são essenciais para montar um bom cantinho do café. Conheça-os a seguir.

1. Móvel

Uma mesinha ou um aparador pequeno são suficientes. Se a ideia for levar o cantinho do café para diferentes locais, prefira um móvel com rodízios ou um carrinho de metal.

Já se você quiser aproveitar algum canto sem uso, vale a pena mandar fazer um móvel planejado. De preferência, um modelo que seja o mais funcional possível.

2. Parede personalizada

Destacar a parede do cantinho do café é uma das maneiras mais eficientes para delimitá-lo sem comprometer o espaço. Para isso, você pode pintar a área com uma cor diferente (lembre-se de que tons escuros são menos suscetíveis às manchas de respingos de café), revesti-la com papel de parede, decorá-la com tinta lousa (chalkboard), pendurar placas e quadros temáticos e/ou usar um pequeno letreiro luminoso.

3. Louças em harmonia

Opte por um jogo de xícaras iguais ou por modelos de canecas diferentes. Para ficar visualmente harmônico, elas devem conversar entre si e com a decoração do ambiente.

Para organizá-las, use um porta-xícaras vertical. Se quiser economizar espaço na superfície, instale um suporte de parede com ganchos e deixe-as penduradas, opte por prateleiras ou use nichos próprios para xícaras.

4. Cafeteira com design diferente

Moderna, retrô, entre outras propostas: há opções para todos os gostos. Uma cafeteira com design diferenciado é, por si só, um objeto de decoração. Sem falar que são muito práticas, pois permitem fazer diferentes tipos de cafés e outras bebidas.

5. Bandeja organizadora

Organize as cápsulas da cafeteira, as colheres, os sachês de açúcar e/ou adoçante, entre outros itens, em uma bandeja. Caso queira deixar algum tira-gosto no local, ele também pode ficar em um pote hermético sobre a bandeja. Reúna tudo o que for necessário, mas busque praticidade e evite excessos.

6. Iluminação caprichada

A iluminação é um dos fatores que ajuda a deixar o espaço ainda mais aconchegante. Você pode usar uma luminária com bucal direcionado, luzinhas de LED ou um lustre pendente.

Para se inspirar ainda mais na hora de montar seu cantinho do café, pesquise referências em revistas de decoração, sites do gênero e nas redes sociais de designers de interiores. Com um bom planejamento, o novo espaço ficará pronto em pouquíssimo tempo. Depois, é só curtir da maneira que desejar!

Esperamos que você tenha gostado do post. Para ficar por dentro de outras dicas, curta a página da Living no Facebook!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.