fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DECORAÇÃO DICAS

Cantinho pet: como criar o espaço ideal para seu bichinho

15/07/2020

Cantinho pet: como criar o espaço ideal para seu bichinho

Os animais podem ser nossos melhores amigos, verdadeiros anjos que nos ajudam a ficar mais alegres, mesmo nos momentos mais difíceis. Seres de puro amor, eles merecem um lugar especial dentro de casa; um ou mais cantinho pet onde possam dormir, brincar, comer e até fazer as suas necessidades. E este espaço pode ser bem decorado – com direito a móveis, papel de parede e muito mais -, por que não? 

Oliveira Arquitetura

Necessidades vitais de gatos e cachorros

Algumas pessoas pensam um pouco diferente antes da adoção, mas só depois que escolhem um pequeno amiguinho pet para si é que descobrem a verdade. Gatos e cachorros não são brinquedos. 

Isto quer dizer que eles devem, com o tempo, desenvolver a sua própria personalidade. Então, depois, vão acabar mostrando quais as suas preferências e necessidades.

Cachorros e gatos têm várias semelhanças. Ambos precisam comer, dormir e ir ao “toalete” – assim como qualquer outro animal. Mas também é fundamental que eles tenham, de vez em quando, um momento de descontração. 

Além das caminhadas na rua, eles podem querer brincar com a sua família humana dentro de casa. Por isto, é importante pensar onde estes pequenos “terrorzinhos” poderão descarregar as suas energias.

Thaisa Camargo

Uma arquitetura adaptada para os pets

No plano de necessidades de uma construção ou reforma de moradia, é possível adicionar o item “animais de estimação”. 

Isto permite que, desde cedo, o arquiteto ou designer já preveja detalhes na proposta que se adequem melhor a situação da família que tem pets. Por exemplo, revestimentos que não mancham com urina ou que não ficam arranhados com a passada de garrinhas destes bichos.

Pensar estas coisas com antecipação também ajuda a criar mais surpresas agradáveis para os seus clientes. 

Por exemplo, aberturas em portas e janelas por onde os animais domésticos poderão passar e acessar o jardim – aumentando a sua autonomia. Ou mesmo algumas reservas de áreas de planta que serão destinadas apenas para uso exclusivo destes seres.

Grupo ZIP arquitetos em movimento

A lavanderia é um bom local para a criação de um cantinho pet. Isto porque este é um ambiente de serviços.

Mas, como costumamos amar demais estes nossos amigos, podemos querer eles mais perto de nós; e, assim, ter também um cantinho pet na sala, na varanda, no escritório e até mesmo no quarto – vamos admitir.

Iara Kilaris e Viva Decora
Liliana Zenaro e Juliana Marodin Cordeiro

Este cantinho pet dentro de casa pode ser demarcado de vários jeitos. Primeiro por meio de um mobiliário especial para cachorros e gatos. Também por tapetes, papel de parede e pequenos colchões para animais. 

E até pode se pensar em criar toda uma estrutura em volta que remeta às brincadeiras destes seres. Um exemplo são os nichos, prateleiras, degraus e pontes para gatos.

Liane Martins e Oliveira Arquitetura

Peças de design pensadas para gatos e cachorros

Dentro da sua casa você pode ter não só peças de design adaptadas ou criadas exclusivamente para o uso de gatos e cachorros. Vamos falar neste parágrafo do primeiro caso, das adaptadas. 

Estas seriam, por exemplo, os armários, criado-mudos e mesinhas auxiliares com vãos internos utilizados como caminhas ou nichos para guardar potes de comida, cobertores e toalhas extras, medicamentos, e mais.

Agora, a linha pet está crescendo cada vez mais. Isso quer dizer que muitas empresas têm se dedicado a criar peças de design totalmente voltadas ao público pet. 

Nesta linha, temos inúmeros modelos diferentes de camas para cachorros e gatos, nos mais diferentes formatos – de casinha, iglu, rede, mini sofá, mini cama box, e outros. Também comedouros, banheiras, torres de diversão e arranhadores de parede.

Bibiana Menegaz – Arquitetura de Atmosfera e Claudete Afron

É claro que, mesmo que você ame muito seu pet, não é precisa sair comprando todos estes itens listados anteriormente. E é possível até poupar dinheiro confeccionando alguns dos elementos que serão utilizados por estes animaizinhos. 

A base da cama deles pode ser feita de pneu, bacia velha ou outro material reciclado, por exemplo. Há muitas boas ideias neste sentido demonstradas na internet.

Vamos lá, dê mais conforto aos seus amiguinhos pets. Invista em um cantinho equipado que atenda bem às suas necessidades. 

Revista Viva Decora

Essas dicas de como montar um cantinho pet em casa foram criadas pela equipe Viva Decora.