fbpx
chá de casa nova

Comemore a nova fase: 8 dicas para fazer um chá de casa nova virtual

Um dos momentos mais esperados por quem acaba de se mudar para um apartamento novo é a hora de mostrá-lo para parentes e amigos. Tem gente que, de tanta alegria, não consegue nem esperar a decoração ficar pronta e já convida quem é mais chegado; outros sonham em fazer um chá de casa nova perfeito. Mas como abrir a casa em tempos de pandemia? Simples: basta combinar uma recepção virtual!

Se você não quer adiar a comemoração, confira as dicas e veja como organizar uma festa inesquecível no seu apê! E quando o isolamento acabar, faça questão de chamar seus convidados para uma visita presencial!

O que é um chá de casa nova?

O chá de casa nova, também conhecido como open house, é um tipo de comemoração que vale a pena por diversos motivos. Primeiramente, possibilita estar com aqueles que mais gostamos. Fala sério: tem coisa melhor do que inaugurar o lar com gente querida emanando energia positiva — seja presencial ou virtualmente?

Além disso, trata-se da ocasião ideal para ganhar diversos presentes úteis. Isso poupa o morador — cansado por conta da mudança para a casa nova — de ter que comprar uma série de utensílios domésticos.

Como organizar esse tipo de festa?

Antigamente (leia-se antes do novo coronavírus), era preciso o organizar tudo com antecedência, para se livrar da correria de ter que buscar coisas de última hora. No entanto, por conta da quarentena, não é mais preciso se preocupar com comes e bebes. Basta ter o necessário para os próprios moradores.

No entanto, algumas exigências continuam valendo. Para receber os amigos como se deve, invista no bom e velho planejamento!

1. Faça uma lista de quem você quer que esteja presente

Convide apenas quem é especial. Para isso, use as redes sociais ou o WhatsApp. A reunião poderá ser pelo aplicativo de sua preferência, como Zoom, Google Duo, entre outros.

Como a festa será online, não é preciso perguntar se a pessoa comparecerá sozinha ou acompanhada. Afinal, isso não impacta na organização da festa. Mas se sua lista VIP ficar muito grande, considere fazer mais de uma reunião. Você pode reservar um dia para conversar com a família, outro para os amigos de infância, outro para o pessoal do trabalho, da academia, da pós-graduação etc.

2. Considere disponibilizar uma lista de presentes

Você, melhor do que ninguém, conhece seus convidados. Tem gente que faz questão de dar um presente de casa nova. Outros não se ligam nesse tipo de coisa.

Assim, considere disponibilizar uma lista de presentes para aqueles que, realmente, queiram lhe enviar algo. Veja o que está precisando no lar, escolhendo, principalmente, utensílios que custam pouco e ajudam muito na rotina doméstica.

3. Prepare os cômodos para serem apresentados

Na véspera do evento, deixa o apartamento limpo e bem arrumado. No dia, certifique-se que o smartphone (ou o notebook) esteja carregado e passeie pelos cômodos, mostrando-os aos convidados. Mostre, também, onde estão os presentes que já chegaram.

Além disso, escolha um espaço bacana para conversarem após encerrar o tour. Aproveitando a chegada das estações mais quentes do ano, você e os demais moradores podem curtir a festa na varanda.

No entanto, caso prefira ficar dentro de casa, para não incomodar os vizinhos do condomínio, escolha um local condizente com o nível de intimidade que vocês têm com os convidados. Por exemplo: se todos forem bem próximos, os anfitriões podem se sentar no balcão da cozinha. Já se a reunião tiver pessoas menos íntimas, prefira a formalidade da sala de estar.

4. Organize o ambiente pensando no conforto

Se tem algo que faz toda a diferença em uma festa é ter um local confortável para sentar. Ainda bem que, até mesmo, os ambientes pequenos podem ser organizados pensando no conforto, especialmente com a ajuda de peças funcionais.

Se existirem mais de duas pessoas na casa, atente-se para que vocês não precisem ficar espremidos na hora da reunião. Se necessário, alugue ou peça emprestado itens como banquetas dobráveis e puffs — depois da festa é só devolvê-los.

5. Prepare um espaço específico para os comes e bebes

Se você não quiser perder nenhum momento da reunião, evite ficar saindo da frente da tela. A maneira mais prática é preparar os comes e bebes com antecedência e deixá-los à vontade, acessíveis a todos em um móvel próximo.

Assim, o único trabalho será repor o que estiver acabando. Nessa hora, uma boa estratégia é revezar o vaivém com os outros membros da residência. Assim, ninguém se sente sobrecarregado durante a festa.

6. Escolha uma temática para decorar o ambiente

É normal que quem acabou de se mudar ainda não tenha tido tempo de decorar todo o apartamento. Para que o ambiente não fique vazio e ganhe uma atmosfera de festa, crie uma decoração temática! Você pode:

  • pendurar bandeirinhas e/ou bexigas;
  • usar pisca-piscas com luzes brancas;
  • fazer varais com fotografias (escolha algumas nas quais os convidados apareçam);
  • espalhar vasos com flores; entre outras opções.

Também é bacana investir em peças estilo DIY (faça você mesmo) — as redes sociais, como YouTube e Pinterest, estão repletas de inspirações com os respectivos passo a passos. Dessa forma, seus convidados entrarão no clima assim que chegarem!

Em relação ao tema, você pode se inspirar no cardápio da ocasião. Dá para fazer a noite da comida mexicana, da comida japonesa, da pizza, do churrasco etc.

Ou, dependendo do mês, é possível aproveitar as festas anuais, como carnaval, festa junina e Natal. Outra ideia é usar sua criatividade para criar um décor que tenha a ver com seus hobbies ou estilo de vida.

7. Retribua as presenças com mimos personalizados

Por causa da pandemia, 2020 está se tornando um ano com poucas lembranças. Não há viagens para trazer souvenires, nem festas escolares e suas tradicionais lembrancinhas. Até as selfies entre amigos estão escassas.

Para interromper essa chatice, providencie algum tipo de lembrancinha e marque esse momento especial — mesmo que virtual. Você pode enviar um porta-retrato com o print da tela, por exemplo. Caso tenha havido uma lista de presentes, esse tipo de mimo é ainda mais simpático!

8. Considere fazer uma charreata de casa nova

Têm pessoas que, em vez de pedirem que os presentes sejam enviados pelo correio, combinam uma charreata de casa nova. Trata-se de uma espécie de carreata rumo ao prédio do anfitrião, na qual os convidados entregam os presentes pelas janelas dos carros, em meio a uma sinfonia de buzinas.

Já os anfitriões, em agradecimento, entregam algum mimo, também em mãos. Para seguir os protocolos de prevenção à Covid-19, basta todos usarem máscara e ter bastante álcool em gel à disposição.

Existem outras maneiras de festejar a conquista da casa nova?

Sim. São os tradicionais chá bar e chá de cozinha (também conhecido como chá de panela). Nessas comemorações, o motivo da festa não é apenas o novo lar, mas, principalmente, a união de um casal.

A diferença básica entre eles é que, no chá bar, homens e mulheres são convidados. Já no chá de cozinha, a festa costuma ser reservada à noiva e suas amigas.

Outra versão dessa festa é o chá de lingerie, no qual em vez de ganhar utensílios culinários, a dona da casa recebe peças íntimas. O mais bacana é que, independentemente do estilo, todas podem ser realizadas virtualmente.

Seja qual for o tipo de comemoração, o importante é se divertir! Oferecer um chá de casa nova é uma ótima oportunidade para criar memórias incríveis com quem você mais ama e marcar o início de uma nova fase da vida. Agora que você sabe como organizá-lo, mãos à obra! Para não deixar passar nenhum detalhe, vale a pena elaborar um checklist com os itens necessários.

Gostou das sugestões? Então, assine a nossa newsletter e conheça novas maneiras de viver bem com a Living!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.