fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DICAS

Você sabe aproveitar sua churrasqueira na varanda ao máximo?

10/08/2018

Você sabe aproveitar sua churrasqueira na varanda ao máximo?

Uma churrasqueira na varanda não serve apenas para treinar suas habilidades gastronômicas, mas também é um excelente pretexto para ter o lar sempre cheio de familiares e amigos e desfrutar os bons momentos da vida, não é mesmo?

Mas será que você está otimizando o espaço e valorizando essa área como deveria, para deixá-la ainda mais funcional, convidativa e aconchegante? Pensando nisso, reunimos algumas dicas rápidas que vão ajudá-lo nessa missão. Acompanhe!

Evite o excesso de móveis na varanda

A primeira dica é simples e bastante importante: evite acumular muitos móveis na varanda. Como você vai usar o local para fazer variados cortes de carne e servir as visitas, o ideal é que o ambiente tenha o máximo de espaço possível.

Sem esse cuidado, o risco de acidentes e esbarrões frequentes dos seus convidados na mobília é grande! Além disso, sem espaço, você terá dificuldade na hora de preparar os pratos, reservar os alimentos e controlar a churrasqueira.

Tanto é que será complicado até mesmo para manusear facas e garfos e carregar acessórios sem derrubar algo, chocar-se com alguém ou, ainda pior, machucar uma pessoa. Portanto, ao adquirir o mobiliário, pense sempre na funcionalidade e na otimização do recinto.

Algumas sugestões são:

  • o uso de um balcão extensível, em vez de uma mesa;
  • a troca de cadeiras por banquetas;
  • o uso de frigobar no lugar de uma geladeira; 
  • a adoção de uma adega aérea.

Aposte em prateleiras e nichos

Outra dica útil para aproveitar ao máximo a sua churrasqueira na varanda é apostar na instalação de prateleiras e nichos no entorno.

Desse modo, é possível otimizar o lugar, ao explorar as paredes, e, assim, diminuir a necessidade de instalar armários — que podem diminuir o espaço e, inclusive, afetar a circulação.

Outra vantagem é que você deixa utensílios (como tábuas, talheres, formas etc.) e ingredientes (como temperos, condimentos, guarnições não perecíveis etc.) sempre à mostra.

Assim, é muito mais fácil preparar as carnes e elaborar os pratos. Afinal, você já sabe de antemão onde está tudo o que precisa.

Esteja atento à integração da varanda com outros cômodos

Por fim, como muitas casas e apartamentos contam com a varanda conjugada com outro cômodo — principalmente com a sala —, é fundamental cuidar desse detalhe para manter a harmonia visual entre os ambientes, mas sempre respeitando as peculiaridades dos locais.

Para isso, vale a pena pensar uma paleta de cores afins que respeite as medidas dos cômodos sem aumentar ou diminuir drasticamente as dimensões.

Outras maneiras de integrar os espaços é usar móveis fabricados com o mesmo material (madeira, aço, alumínio etc.) e escolher um estilo de décor único (rústico, moderno, industrial etc.).

Já em relação às especificidades, é bom lembrar que a varanda deve contar com uma coifa para filtrar o ar e eliminar os odores — impedindo que a fumaça invada a casa.

Outro ponto relevante se dá na escolha dos revestimentos. O primeiro passo é verificar quais são as regras do condomínio e estar antenado as possibilidades de modificações, Ainda assim, para as paredes, principalmente em volta da churrasqueira, o ideal são pastilhas, azulejos e ladrilhos hidráulicos — mais fáceis de limpar, em caso de respingos de gordura ou de líquidos.

Já no piso, deve-se evitar revestimentos de madeira ou laminado — uma vez que são mais lisos, suscetíveis a desenvolver manchas e estufar, em contato com calor ou umidade.

Por isso, prefira cerâmica, porcelanato ou cimento queimado. Portas de correr de vidro duplo também podem ser um bom investimento, uma vez que separam as duas áreas e promovem um bom isolamento acústico.

Gostou das nossas dicas para valorizar e otimizar o uso da sua churrasqueira na varanda? Então não deixe de colocá-las em prática e transforme esse espaço para viver bons momentos com seus entes queridos e amigos!

Quer outras sugestões de decoração? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos que vão ajudá-lo a melhorar ainda mais o seu lar!