fbpx
Coifa depurador ou exaustor

Coifa, depurador ou exaustor: entenda as suas principais diferenças!

Muitas pessoas têm dúvidas ao escolher entre coifa, depurador e exaustor para a cozinha. A fim de entender qual é o melhor equipamento para a sua residência, é fundamental identificar quais são as suas características, além dos prós e dos contras de cada modelo.

Compreender as diferenças básicas e específicas entre cada uma das opções pode auxiliar bastante no momento da escolha para o seu imóvel. Para tanto, você pode buscar a ajuda de um profissional especializado ou, até mesmo, de um design de interiores para ter apoio na decisão. 

Continue a leitura a seguir e veja quais são as características da coifa, do depurador e do exaustor. Confira!

Afinal, o que escolher entre coifa, depurador e exaustor?

Para entender qual é o melhor equipamento para a sua cozinha, é preciso considerar alguns detalhes a fim de tomar uma boa decisão. O tamanho do ambiente e o do fogão, por exemplo, são fatores extremamente importantes a serem levados em conta, assim como a facilidade de instalação de cada modelo. 

De qualquer maneira, é essencial conhecer quais são as características e as diferenças de cada um, além das vantagens dos aparelhos. Veja a seguir!

Coifa

A coifa é um equipamento completo que atua tanto como depurador quanto como exaustor. Como depurador, a coifa purifica o ar por meio de um sistema com carvão ativado e um filtro metálico, que absorve gorduras, fumaças e odores da cozinha.

Já no modo exaustor, ela pode renovar o ar e eliminar totalmente as impurezas do ambiente. Isso porque existe uma tubulação de saída de ar que joga para fora da casa a fumaça, dentre outras sujeiras. A tubulação funciona como uma chaminé, por isso, muitas vezes, a instalação do aparelho pode ser mais difícil, a depender da estrutura do imóvel.

A coifa pode ser instalada na parede, suspensa ou na ilha, sendo ideal para cozinhas mais abertas ou do modelo americano. O equipamento deve ser escolhido de acordo com a potência, com o tamanho e com a eficiência energética.

Depurador

O depurador, por outro lado, não necessita de tubulação de saída de ar. O aparelho conta com um sistema de filtragem capaz de remover odores, fumaças e gorduras, mas apresenta uma eficiência menor quando comparado à coifa. Ele funciona como um aspirador que suga o ar e neutraliza-o em seu filtro interno.

O filtro também é de carvão ativado, que é uma substância eficaz contra impurezas. No entanto, o indicado é que ele seja trocado periodicamente, dependendo da frequência de uso. De forma geral, o depurador é bastante útil para quem não pretende fazer reformas estruturais na cozinha e deseja ter uma instalação simples e rápida.

Uma grande vantagem é que o modelo pode ser instalado em fogões e cooktops, de diferentes tamanhos, sendo adaptável a diversos imóveis.

Exaustor

O exaustor é, muitas vezes, comparado com um ventilador. O aparelho contém hélices que geram vento e promovem a circulação do ar, removendo impurezas e substituindo o ar interno pelo ar fresco do ambiente externo. Na cozinha, o exaustor promove conforto térmico e equilibra a temperatura.

Além disso, uma vantagem sua é que o equipamento também é um aliado na redução da umidade, o que permite que as gotículas de água presentes no ar do cômodo se dissipem rapidamente. 

Em geral, o exaustor é mais indicado para cozinhas industriais e restaurantes. A sua instalação requer uma pequena reforma na parede, mas ele acaba por ter um bom preço quando comparado à coifa e ao depurador. 

São inúmeros os pontos que devem ser observados antes de optar por um deles — coifa, depurador ou exaustor —, não é mesmo? Para fazer uma boa escolha, lembre-se de considerar o tamanho do ambiente e do fogão, além da facilidade de instalação de cada equipamento. Assim, você terá mais chances de optar por um modelo funcional e esteticamente agradável para a sua cozinha. 

Gostou do conteúdo? Aproveite e siga-nos nas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades: Facebook, Instagram e YouTube.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.