fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DICAS

Revestimento para banheiro: veja dicas sobre como usar

15/08/2019

Revestimento para banheiro: veja dicas sobre como usar

A criatividade dos projetistas fez com que certos ambientes ganhassem mais personalidade. 

Um exemplo é o banheiro, hoje com uma variedade muito maior de possibilidades de revestimentos – tantos que até é difícil escolher qual usar. 

Fica a dúvida: é melhor combinar todas as superfícies, ou se vale a pena apostar em uma mistura de materiais?

Quem gosta de fugir do óbvio vai ficar bem satisfeito com as combinações que se pode criar. 

combinacao-ou-mistura-revestimentos-para-banheiro
Studio Canto Arquitetura

Alguns revestimentos para banheiros

Atualmente, existem revestimentos para banheiros lisos, texturizados, rajados e até mesmo imitando efeito tridimensional – todos acompanhando as tendências. 

O porcelanato é um material bastante requisitado. Ele tem a capacidade de transformar qualquer ambiente em um espaço moderno. O modelo natural apresenta um visual “mate” e é bastante resistente. O acetinado tem pouco brilho e é menos escorregadio.

A opção mais tradicional de revestimento é o azulejo cerâmico comum, que agrega muitas vantagens. Apresenta mais facilidade quanto à limpeza e conservação em comparação ao ladrilho hidráulico. Porém, menos qualidade que o porcelanato. 

Trata-se de uma boa opção apenas para paredes – onde se pode acrescentar faixas decorativas também em cerâmica ou com pastilhado de vidro.

combinacao-ou-mistura-revestimentos-para-banheiro
Tetriz Arquitetura e Interiores e Semíramis Alice Arquitetura & Design
combinacao-ou-mistura-revestimentos-para-banheiro
Livia Dalmaso e Danyela Corrêa

Dentre as opções mais sofisticadas temos as pedras, conhecidas também por sua alta resistência e, acima de tudo, durabilidade.

Com esse material o banheiro pode ficar não só mais bonito, como também mais estruturado. A ardósia, que é um tipo de pedra, cai muito bem neste tipo de ambiente. Também os seixos, além, é claro, do o mármore e do granito, que são os clássicos, símbolos de elegância.

Os projetistas de interiores também têm usado o cimento queimado bem rústico ou as suas imitações – que dispensam juntas de dilatação. A madeira aparece em alguns detalhes, dando ao ambiente um ar mais aconchegante. 

A tinta epóxi – aplicada sobre azulejo – pode transformar rapidamente o ambientes e dar mais cor em pontos estratégicos. 

Uma opção que deixa banheiros muito charmosos e sofisticados é o papel de parede. Ele pode revestir todas as paredes ou apenas ser aplicado em alguns pontos.

combinacao-ou-mistura-revestimentos-para-banheiro
Condecorar Arquitetura e Interiores

Combinação de revestimentos em banheiros

A primeira possibilidade que uma pessoa tem para o revestimento de banheiro é usar o mesmo material ou peças semelhantes no piso e na parede. 

Os fabricantes têm oferecido opções de conjuntos cerâmicos em mesma tonalidade ou padronagem, variando apenas nas proporções. E ainda existem as peças em branco e preto imitando ladrilhos antigos, que dão um ar nostálgico muito bonito adequado à propostas em estilo retrô.

combinacao-ou-mistura-revestimentos-para-banheiro
Oliveira Arquitetura e Gabriele Barotto
combinacao-ou-mistura-revestimentos-para-banheiro
Pietro Terlizzi

O problema de se usar o mesmo tipo de revestimento em todas as superfícies é acabar gerando um cenário monótono demais – sobretudo em ambientes amplos. 

Mix de revestimentos para a decoração do banheiro

Ao contrário de combinar todas as superfícies do banheiro, o mix de revestimento garante um visual decorativo mais dinâmico. 

Mas é preciso ter cuidado na hora de fazer essa mistura de padronagens e cores, principalmente em um lavabo ou banheiro pequeno, pois o resultado pode não sair como o esperado.

combinacao-ou-mistura-revestimentos-para-banheiro
INÁ Arquitetura
combinacao-ou-mistura-revestimentos-para-banheiro
Zark Studio Lab – Serviços Ltd Zark e Degradê Decoração

Azulejos com padronagens diferentes num mesmo ambiente podem deixar o espaço mais descontraído. 

Outra opção é fazer o cômodo metade azulejo e metade pintura. Criar um detalhe em porcelanato imitando madeira ou em cimento queimado envernizado. 

Aliás, cimento e ladrilhos coloridos são uma combinação bem bonita e divertida e cimento com seixos ou tijolinhos à vista é algo bem contemporâneo que pode dar um ar descontraído ao banheiro.

combinacao-ou-mistura-revestimentos-para-banheiro
Espaço do Traço Arquitetura

Se a ideia é trabalhar com luz e sombra, deve-se cogitar a possibilidade de misturar placas de pedra com espelhos no banheiro. 

E as pastilhas cerâmicas são mais vantajosas neste caso porque permitem a criação de mosaicos requintados, realçando cantos específicos do ambiente. 

Além disso, é possível destacar a mistura entre papel de parede opaco e cerâmica em alto brilho, gerando um visual muito agradável em lavabos.

combinacao-ou-mistura-revestimentos-para-banheiro
Marília Veiga

Como você viu, opções de mistura de revestimento em banheiros não faltam. É por isso que trouxemos tantas imagens. Assim, você pode se inspirar e escolher a melhor para o seu banheiro. 

Essas dicas de decoração em banheiros foram criadas pela equipe Viva Decora.