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Como se organizar para fazer comidas saudáveis na quarentena

29/05/2020

Como se organizar para fazer comidas saudáveis na quarentena

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) provocou a mudança de hábitos em toda a população mundial, especialmente com as recomendações de isolamento. No entanto, ficar em casa não significa abandonar as comidas saudáveis e descuidar da sua saúde. Aliás, com atitudes simples, é possível manter uma dieta balanceada.

Por vezes, sintomas de ansiedade e sensação de impotência pelo ócio por estar em casa podem nos acometer, refletindo na alimentação. Daí a importância de organizar uma rotina alimentar, para ter um consumo saudável de alimentos.

Além disso, ter uma alimentação adequada é a melhor forma de manter o sistema imunológico protegido e, com isso, desenvolver maior resistência à contaminação por vírus e bactérias. Ou seja, mais do que uma questão estética, é uma questão de saúde.

Acompanhe o artigo e saiba como se organizar para fazer comidas saudáveis na quarentena e manter uma dieta balanceada.

1 – Faça uma lista de compras

Para manter a alimentação saudável, o primeiro passo é fazer um planejamento adequado das refeições. 

Para isso, é fundamental pensar no cardápio com antecedência e elaborar uma lista de compras, otimizando as idas ao supermercado e diminuindo a compra de itens desnecessários.

Por exemplo, se você precisa comprar creatina, um dos suplementos bastante recomendado, vale a pena colocar o produto na lista de compras, ao lado de outros alimentos, com foco em frutas, verduras e legumes.

Uma alimentação saudável tende a priorizar alimentos orgânicos e in natura, devido à riqueza de vitaminas e minerais. 

No entanto, lembre-se que esses produtos costumam estragar mais rápido, por esse motivo, compre a quantidade certa e faça o armazenamento correto, para evitar desperdício.

2 – Deixe os alimentos preparados

Mesmo que você disponha de tempo livre para o preparo de refeições, uma boa alternativa para facilitar a montagem do seu cardápio saudável é deixar as frutas, legumes e verduras já higienizados e cortados na geladeira.

Além de prolongar a durabilidade dos alimentos, essa prática mantém o valor nutricional e estimula o consumo, já que é muito mais fácil comer algo pronto, do que ter que preparar tudo do zero (especialmente, entre as refeições principais).

Para facilitar o corte de grandes quantidades, você pode usar um processador de alimentos, que permite o processamento contínuo e simultâneo de uma grande variedade de produtos, incluindo verduras, legumes, frutas, purês e sopas.

Alguns exemplos são:

  • Batata doce;
  • Abobrinha,
  • Cenoura;
  • Beringela.

Com esse processamento, é possível estimular a realização de lanches saudáveis, evitando o consumo de fast foods, junkie foods (salgadinhos, snacks, etc.) e alimentos com condimentos prejudiciais, como excesso de sal ou açúcar.

Para a produção dos lanches saudáveis, basta cortar os alimentos em fatias finas, temperar com azeite, pouco sal e orégano, depois colocar para assar até obter a crocância desejada.

3 – Congele alguns alimentos em pequenas porções

Alguns alimentos precisam ser congelados, principalmente as carnes e polpas de frutas. Para estimular o consumo, você pode separá-los em pequenos saquinhos, identificando-os com etiquetas para alimentos.

Além do nome, vale a pena colocar o dia da semana em que esses alimentos serão consumidos. 

Com isso,você pode preparar o cardápio antecipado e seguir a sua dieta balanceada, evitando pedir comidas não saudáveis.

4 – Cozinhe junto com os familiares

O isolamento social é uma boa oportunidade para juntar os familiares para realizar algumas atividades em conjunto, como cozinhar. 

Isso estimula a convivência harmoniosa e, além disso, pode ser um momento de lazer e confraternização para o preparo de alimentos saudáveis.

Fora que é muito mais prazeroso desfrutar de uma refeição preparada em conjunto. Ou seja, só o ato de cozinhar com seus familiares e amigos, já pode ser um estímulo para o consumo de comidas saudáveis e manter a dieta balanceada.

Caso você tenha equipamentos de pilates em casa, também pode fazer outras atividades com as pessoas que moram com você, tendo uma vida muito mais equilibrada.

Conclusão

O período de quarentena modificou muitos comportamentos, especialmente para as pessoas que aderiram ao isolamento social, como forma de controlar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).

Contudo, essa rotina em casa pode modificar os hábitos alimentares e, em muitos casos, afetando a qualidade da dieta. 

Por isso, é importante organizar uma rotina para preparação de refeições, ainda mais porque as comidas saudáveis são importantes para a manutenção das defesas do corpo e do sistema imunológico, contribuindo para evitar a contaminação por agentes infecciosos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.