Como otimizar o espaço e aproveitar ainda mais os ambientes da sua casa
Otimizar o espaço é essencial para aproveitar ao máximo o potencial dos ambientes do seu apartamento, e assim, ter mais produtividade para transformar os cômodos de maneira simples e funcional.
Afinal, é muito mais cômodo viver em um ambiente organizado, limpo e que transmite uma sensação maior de conforto, ainda que o espaço seja menor. Basta dispor os móveis de maneira prática e fazer um melhor aproveitamento dos cômodos.
Confira, a seguir, dicas essenciais para otimizar o espaço na sua casa e desfrutar de momentos tranquilos.
O que é a otimização de espaço?
Otimizar espaços é a ação de encontrar mais sentido para a função dos ambientes, por meio da redução da utilização deles. Parece confuso, mas a partir do momento em que se desocupa um cômodo retirando os excessos, se potencializa a função dele.
Isto porque, ao se desfazer ou dar um outro lugar a equipamentos, móveis, itens e objetos sem uso, amplia-se o espaço físico, e portanto, é muito mais fácil organizar e encontrar combinações mais funcionais e ampliar as possibilidades.
Além disso, ao otimizar o espaço você melhora a circulação, o que pode ser positivo para a sua produtividade e descanso, já que terá um cômodo muito mais harmônico e visualmente leve.
1. Escolha móveis menores ou sob medida para otimizar espaço
A primeira dica para otimizar o espaço é começar a mobiliar a sua casa de forma planejada, já pensando em uma melhor utilização dos ambientes. Por esse motivo, você pode optar por móveis menores ou sob medida.
Além de evitar incompatibilidades, é uma escolha que favorece o planejamento do layout do seu apartamento, e portanto, potencializa o aproveitamento dos espaços da sua casa.
2. Para otimizar espaço, utilize espelhos na decoração
O uso de espelhos na decoração é uma das principais dicas para otimizar os espaços, isto porque, assim como oferece mais profundidade ao ambiente, contribui com a sensação de amplitude.
Ao fazer com que os espaços pareçam maiores do que realmente são, os espelhos funcionam como uma espécie de ilusão de ótica. Uma dica interessante é utilizá-lo em uma parede inteira ou apoiar um modelo menor no chão.
Leia também: Quer ampliar o ambiente? Abuse dos espelhos
3. Aproveite o espaço vertical disponível
As paredes também são uma oportunidade para a otimização, sobretudo em relação à decoração e à organização. Além de suportes, prateleiras, ganchos e nichos que economizam espaço, é possível adicionar armários e estantes que vão do chão ao teto.
Outro aspecto interessante é pensar na estética com flores e plantas pendentes, quadros, porta-retratos e os espelhos, citados anteriormente. Estes são recursos que contribuem com o estilo decorativo escolhido e tornam o visual ainda mais bonito.
4. Opte por móveis de função multiuso para otimizar espaço
Utilizar móveis multifuncionais é uma ideia que pode transformar os ambientes rapidamente. Sejam sofás-cama, beliches, mesas baú, mesas retráteis e outros exemplos, este mobiliário é bastante prático e funcional para otimizar espaço.
Além disso, existem diversas opções de armários, cadeiras e mesas de variados tamanhos, modelos e cores para que você possa utilizá-las de acordo com a sua necessidade no dia a dia.
Leia também: Personal organizer: como funciona o seu trabalho?
5. Planeje novos ambientes
Outra proposta interessante para otimizar os espaços é fazer uma transformação no seu apartamento a partir do planejamento de novos ambientes por meio de mudanças simples que alteram as configurações.
Seja para aproveitar vãos, utilizar divisórias, ou seja, propor novos armazenamentos ou outras estratégias, a dica é propor uma mudança que gere um layout novo. Confira, a seguir, mais algumas ideias que podem te inspirar neste aspecto.
6. Divida os cômodos utilizando os próprios móveis e objetos decorativos
É possível fazer uma divisão nos cômodos utilizando móveis ou outros objetos decorativos, como esculturas, por exemplo. Essa é uma boa estratégia para quem deseja criar ambientes integrados e otimizar espaço.
Delimitar o espaço com elementos como bancadas, cachepôs, estantes vazadas, biombos ou balcões, por exemplo, é uma maneira criativa de criar uma espécie de barreira entre as diferentes áreas sem necessariamente precisar levantar uma parede.
7. Aposte na integração dos ambientes para otimizar espaço
A integração dos espaços é um recurso moderno e eficiente que contribui para a otimização. Isto porque, um layout com muitas divisões transmite a sensação de espaço mais limitado. Assim, sem as paredes, o visual é contínuo e os ambientes parecem mais amplos.
Seja a cozinha e a sala de jantar ou a varanda gourmet e a sala de estar integradas, é possível fazer diferentes combinações e, assim, aproveitar ainda mais todo o potencial do seu apartamento.
Leia também: Dicas para você arrasar na decoração e ter cozinha e sala de jantar integradas
8. Utilize cores mais neutras para ganhar mais amplitude
Os tons neutros fazem toda a diferença quanto à otimização dos espaços, pois enquanto os tons mais fortes tendem a diminuir a amplitude, as cores mais claras podem a ampliar essa sensação em relação aos cômodos.
Principalmente o branco, mas tons como bege e cinza claros, por exemplo, contribuem muito para a sensação de profundidade e criam contrastes interessantes com o mobiliário, e portanto, transformam o visual do apartamento.
Leia também: Saiba como combinar cores na decoração do seu apartamento
9. Para otimizar espaço, evite os excessos
O excesso de móveis, objetos e outros elementos decorativos pode desordenar a disposição dos seus pertences e, até mesmo, dessa maneira tendem atrapalhar um pouco a funcionalidade de cada um deles.
O ideal é priorizar somente o que realmente terá uso e que pode acrescentar valor ao estilo decorativo do seu lar. Portanto, opte por manter tudo limpo e organizado e mantenha uma configuração que faça sentido dentro da sua rotina.
Gostou do conteúdo? Então, confira também: