fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

Vida no condomínio

[Covid 19] Como se adaptar a rotina com as crianças

27/05/2020

[Covid 19] Como se adaptar a rotina com as crianças

A COVID 19 mudou a rotina de todos, principalmente das crianças. Elas estão passando muito tempo em casa, já que as atividades escolares estão sendo realizadas a distância e o lazer de ir ao shopping, cinema ou parque não é possível no momento.

Essas mudanças afetaram famílias com crianças de muitas maneiras, então os responsáveis precisam se reinventar para que elas tenham um dia a dia mais produtivo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos dar algumas dicas de atividades que podem melhorar a rotina das famílias com crianças.

Como fazer dessa quarentena um período mais agradável

Criança precisa de espaço e de muita atividade para gastar energia. Mas no momento atual, tem sido muito difícil para elas se acostumarem com essa realidade, o que tem feito com que pais e responsáveis busquem ajuda.

Apesar de ser uma situação nova e que poucos sabem lidar, é possível realizar diversas atividades com as crianças em casa, tais como:

Atividades educativas

Mais do que distrair as crianças, as atividades educativas ajudam no desenvolvimento e evitam que os pequenos passem o dia na frente da TV, celular ou computador. 

As atividades mais mencionadas nas redes de comunicação, são canções e contação de histórias.

Essa atividade é muito usada na educação infantil e fácil de reproduzir em casa. O foco deve ser fazê-la sem apelar para o uso da tecnologia, pois aqui o que vale é a interação presencial.

Ao terminar uma canção, uma dica é fazer uma pausa para um lanchinho e, após isso, começar a contação de histórias.

O ideal é que a criança tenha um espaço para comentar, discutir sobre a história ou, até mesmo, contar uma. Isso pode entretê-las por, pelo menos, uma hora.

Fazer brinquedos com itens recicláveis

Este é um momento que os adultos podem aproveitar para ensinar algumas lições importantes, que a criança vai levar para o resto da vida. 

Fazer brinquedos recicláveis vai conscientizá-la sobre a importância de reaproveitar materiais.

Alguns dos brinquedos que podem ser feitos em casa são:

Jogo dos palitos

Para fazer esse jogo é preciso:

  • Duas garrafas pet;
  • Palitos;
  • 10 tampas de garrafas;
  • Tinta colorida.

Recorte as duas garrafas no meio e una as partes do fundo com uma fita, lembrando de colocar as tampinhas dentro antes. Faça furinhos aleatórios por todos os lados para encaixar os palitos.

Pinte-os com cores diferentes, espere secar e introduza na garrafa. O objetivo da brincadeira é ver quem tira mais palitos sem deixar cair as tampinhas. Você pode usar  caixa de papelão para organizar os brinquedos.

Boliche

Com pelo menos 6 garrafas pet, essa brincadeira já está garantida. Decore as garrafas com EVA e outros materiais para que fiquem bem divertidas e coloridas. 

A bolinha pode ser feita de forma fácil, com a utilização de meias.

Cuidado e manutenção da casa

As crianças podem e devem se envolver em rotinas de cuidado com a casa. 

Lavar a louça, arrumar a cama e levar o lixo são algumas das atividades que podem ser realizadas por elas – claro, sempre com a supervisão de um adulto.

Organizar os horários das atividades

É importante organizar os horários das atividades, pois criança precisa de uma rotina bem planejada. Use um quadro de atividades bem alegre, decorado com fita de cetim e outros materiais.

Nele, estabeleça os horários para acordar, alimentar-se, fazer as atividades da escola, brincar, acessar a internet, etc.

Dessa maneira, elas podem visualizar o quadro todas as vezes que precisarem fazer uma nova atividade. Essa ação estimula o raciocínio e o senso de responsabilidade da criança.

Revezar o tempo de atenção com outros adultos

Não é só uma única pessoa que precisa ser responsável pela criança o tempo todo. 

Caso tenha mais de um adulto na casa, todos podem revezar a atenção e realizar alguma atividade com os pequenos.

A companhia deles é agradável e eles gostam de ajudar, seja na hora de escolher papel de parede ou em qualquer outra atividade.

Conclusão

A rotina da quarentena em casa pode ser muito mais fácil se você conseguir realizar algumas tarefas simples com os pequenos.

Lembre-se de que para eles tudo isso é muito novo, assim como para você, a diferença é que eles precisam do auxílio de um adulto para superarem e compreenderem melhor.

Essas tarefas simples serão muito benéficas, elas vão ajudar no desenvolvimento, na rotina e vão estreitar os laços da família.   

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.