fbpx

Como usar a cor para delimitar espaços?

Foi-se o tempo em que as distribuições de cada cômodo de uma casa podiam ser feitas apenas com paredes ou divisórias. Hoje, é possível obter o efeito de delimitar espaços utilizando uma cor, de forma simples e prática.

Esse procedimento é chamado de pintura setorizada, sendo responsável por criar uma sensação de amplitude no espaço de maneira rápida e eficiente. 

Assim, ela pode ser feita de várias maneiras e estilos, criando um efeito diferenciado nos ambientes e promovendo o efeito desejado com a aplicação dessa técnica, que vem ganhando destaque na decoração de residências. 

Para implementá-la na sua casa, é possível contratar uma empresa de pintura e solicitar o serviço de acordo com as características do seu imóvel, o que vai trazer não apenas uma decoração personalizada, mas também um estilo mais interessante para os ambientes. 

Se você quer entender melhor como essa técnica funciona e como aplicá-la nos cômodos da sua casa, este artigo é para você. Por isso, siga na leitura do conteúdo e saiba mais sobre o assunto. 

O que é a pintura setorizada?

A pintura setorizada é uma técnica na qual se pinta uma determinada área de um cômodo, podendo ser tanto uma parede quanto o teto, criando um visual diferente. Ela é utilizada para aplicar efeitos na decoração e vem ganhando cada vez mais adeptos. 

Dessa forma, assim como a colocação de uma bancada de aço dentro de uma cozinha pode isolar uma área, a pintura setorizada cria o efeito de delimitação utilizando tons diferentes nas superfícies. 

Por ser feita com o uso de tintas de diferentes cores, esse tipo de pintura apresenta uma série de benefícios, proporcionando o efeito desejado de forma simples.

Ela pode ser aplicada de maneira especial em ambientes mais amplos, sem muitas colunas ou paredes, por ajudar na organização do lar nesse tipo de imóvel. 

As vantagens da pintura setorizada

Quem está disposto a investir na pintura setorizada poderá perceber que ela traz algumas vantagens bastante expressivas para o imóvel, sendo algumas das principais:

  • Trazer a sensação de amplitude para o lar;
  • Economia com pintura;
  • Criar um efeito de organização nos cômodos;
  • Investir em um estilo decorativo diferenciado.

Justamente por ser aplicada em ambientes sem paredes ou divisórias, a sensação de amplitude é reforçada com a pintura setorizada, pois ela cria a sensação de ambientes limitados sem a imposição de uma estrutura física no espaço. 

Além disso, ajuda a economizar na pintura, uma vez que pequenas áreas são pintadas para criar o efeito de divisão, garantindo um espaço personalizado em casa. 

Por delimitar os ambientes, a pintura setorizada também traz um efeito de organização para dentro do lar, destacando algumas áreas e deixando outras menos aparentes. 

Por fim, tal como o cimento queimado colorido é uma maneira de embelezar o lar de forma simples e eficaz, a divisão de ambientes por meio do uso de cores torna a casa mais atrativa, conferindo maior valor para o espaço como um todo. 

Como funciona a pintura setorizada

A pintura setorizada pode ser feita de diferentes maneiras, mas deve seguir as características que identificam o seu estilo. Uma delas é aplicando o formato de bloco ou caixa.

Essa versão é aplicada do teto ao chão da casa, sendo usada de modo especial para identificar um espaço de estudos ou a sala de jantar, criando um ambiente dentro do cômodo. Ela é ideal para apartamentos pequenos e conjugados. 

Além deste, outra forma possível de aplicação da tintura setorizada é a de meia parede, onde a tinta é aplicada apenas até a metade da superfície. 

A ideia desse formato é a de dar maior amplitude do espaço, de maneira que ao entrar em um cômodo, os olhos percorrem toda a extensão da pintura, o que gera o efeito de maior liberdade dentro do local. 

Outro efeito que pode ser criado é o de inserir figuras geométricas, o que pode conferir um destaque especial para um determinado local ou objeto da decoração. Figuras com contornos irregulares também podem ser uma opção para diversos ambientes. 

Se você quer mudar a decoração da sua casa e percebeu que a pintura setorizada oferece opções do seu agrado, não deixe de considerar o uso das cores para deixar os cômodos da sua casa mais organizados, bonitos e cheios de personalidade, valorizando o imóvel. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.