fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DECORAÇÃO

Como utilizar chalkboard na decoração?

25/09/2020

Como utilizar chalkboard na decoração?

Você já ouviu falar de chalkboard? O termo pode parecer esquisito, mas essa é uma das maiores tendências de decoração dos últimos anos, ainda mais para quem deseja ter um ambiente jovem, despojado e criativo.

Chalkboard” é um termo em inglês para algo que já é comum para nós desde a infância: o quadro negro! Sim, aquela famosa lousa de giz, muito comum nas escolas.

Atualmente, muito mais do que uma ferramenta associada aos professores, as lousas fazem muito sucesso na decoração das casas, mas também dão um toque especial às festas de aniversário, casamento e menus de restaurantes.

Mas como utilizar chalkboard na decoração? Ora, é um processo bem simples, porém você precisa ler o artigo de hoje para não errar. Vem com a gente e acompanhe a leitura!

Defina o tamanho e o local do seu quadro

O primeiro passo é definir onde o seu chalkboard vai ficar. Afinal de contas, é a partir daí que podemos ter uma noção do tamanho e de como vai ficar o envelopamento de parede (ou a pintura do quadro).

Se você for decorar a sua casa, vale a pena escolher cômodos como escritórios home office e a cozinha, já que a lousa permite que marcar informações rápidas, escrever receitas, montar o cardápio do dia e, posteriormente, remover tudo isso facilmente.

Agora, se a intenção é montar no quarto das crianças, não precisa nem dizer o quanto o chalkboard será muito bem-vindo! Afinal de contas, os pequenos podem desenhar diretamente nas paredes e você não precisa se preocupar com limpeza.

Inclusive, há projetos de dormitório sob medida para crianças onde a lousa é peça fundamental da decoração. Com ela, seus filhos podem soltar a criatividade e a imaginação.

Mas se a ideia é totalmente outra, e a intenção é usar a lousa para decorar festas, uma dica é colocar o quadro logo na recepção. Dessa forma, o painel pode conter uma descrição do evento ou uma frase de boas-vindas.

Escolha o fundo

Chegou o momento de decidir a cor do seu chalkboard. Normalmente, quando se pensa em uma lousa, logo já associamos com um painel preto ou verde escuro. Mas é possível escolher sim outras tonalidades, levando em conta o estilo da decoração e a sua preferência.

A preferência é a lousa de fundo escuro, para que as cores do giz possam se sobressair. Porém, tem uma regra aí: independentemente da cor, o chalkboard deve sempre ser fosco.

A tinta mais indicada é a do tipo látex fosca acrílica. Uma dica é escolher as versões laváveis, já que elas são muito mais simples de limpar.

Para não errar, vale a pena buscar uma empresa de pintura de apartamento e casa, pois as imperfeições podem ficar aparentes na parede e comprometer toda a sua decoração.

O gran finale: decore o seu chalkboard!

Chegou o momento que todos estavam esperando: a decoração do seu chalkboard!

Aqui, é a hora de deixar a imaginação fluir, seja com desenhos, frases motivacionais, reprodução de planilhas, calendários, ilustrações, ou até expor a arte das crianças.

Essa é uma das grandes vantagens da lousa: não tem nenhuma regra. Você pode fazer a decoração que mais tenha a ver com a sua personalidade. Fora isso, é uma decoração simples, barata, moderna e muito fácil de fazer.

Só que não esqueça de combinar com os outros elementos do ambiente. Por isso, se for necessário, busque uma orientação junto à uma empresa de móveis planejados, que irá indicar o melhor local para instalação da sua lousa.

Algumas opções super versáteis são:

  • Usar o quadro junto com ganchos e porta-lápis;
  • Colocar o quadro na entrada, com frase de efeito;
  • Usar o item no espaço de home office para anotações;
  • Revestir a porta da cozinha, listando os alimentos.

Vale dizer que você pode decorar a lousa com outras tonalidades de giz, não somente o branco. Assim, a decoração fica ainda mais jovial e despojada.

Conclusão

O que achou da decoração com o chalkboard? De fato, essa é uma tendência que veio para ficar e ainda cai bem em vários estilos, adaptando-se perfeitamente à personalidade de cada um.

De modo simples e prático, você pode ter uma decoração totalmente inusitada e, mais do que isso, renovar o ambiente com novos desenhos, frases e ilustrações no seu quadro!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *