fbpx

Confira 7 dicas de como organizar a sua mesa de trabalho!

Saber como organizar a sua mesa de trabalho pode te ajudar a ter mais produtividade e se manter eficiente nas suas tarefas do dia a dia no trabalho. Por ser um local onde você passa a maior parte do dia, é importante mantê-la limpa e bem organizada.

Uma mesa desorganizada pode ser sinônimo de perda de tempo, isto porque, pode atrapalhar a sua produtividade enquanto profissional, causando atrasos e estresses. 

Para que você consiga manter uma boa rotina se sentindo bem no seu espaço, separamos sete dicas para te ajudar a organizar a sua mesa de trabalho da melhor maneira. Confira!

1. Mantenha na sua mesa apenas o que utiliza com frequência

Verifique quais são os objetos que você mais utiliza no seu dia a dia no trabalho e deixe apenas eles em cima da sua mesa. Por exemplo: caderno, canetas, notebook, post its, garrafa de água, entre outros. 

Deixe em cima da sua mesa apenas o que você utiliza com muita frequência no seu dia a dia.
Deixe em cima da sua mesa apenas o que você utiliza com muita frequência no seu dia a dia. Fonte: Pexels

Outros itens como documentos, pastas, grampeadores, carimbos, cartões de visita, catálogos etc., podem ficar guardados em gavetas para evitar que a mesa de trabalho fique muito cheia. 

Neste caso, menos é mais. Apegue-se ao que realmente é necessário, afinal, o excesso pode causar distrações, e isto não é muito interessante, não é mesmo? 

2. Organize os seus pertences com inteligência

Após separar os objetos essenciais que ficarão em cima da sua mesa, o próximo passo é distribuí-los bem para que tudo faça sentido e te traga facilidade. 

Deixe aqueles que mais utiliza mais próximos e os que não usufrui tanto assim, mais afastados. Dessa maneira, será mais fácil otimizar o seu tempo na hora de procurar objetos. 

Então, por exemplo, caso os objetos que você mais utiliza sejam o seu notebook e sua garrafa de água, o ideal é que fiquem mais próximos à você, enquanto o caderno, as canetas e os post its, podem ficar mais afastados. 

3. Explore a organização vertical

Caso não tenha muito espaço na sua mesa de trabalho para colocar objetos importantes, pode ser interessante explorar uma forma de organização vertical. Dessa maneira, você ainda terá seus objetos mais importantes no seu campo de visão, mas terá mais espaço. 

As prateleiras podem ser uma ótima alternativa para deixar o seu espaço bem organizado.
As prateleiras podem ser uma ótima alternativa para deixar o seu espaço bem organizado. Fonte: Pexels

Uma ideia é apostar em estantes, nichos, prateleiras e até mesmo em painéis perfurados, onde você consegue encaixar ganchos e cestos. 

Além de manter o seu espaço de trabalho muito organizado, essa forma de organização ainda te permite colocar livros na decoração, quadro com fotos, entre outros objetos que darão mais personalidade ao seu cantinho sem atrapalhar o seu foco no trabalho. 

4. Utilize gavetas embutidas para colocar os seus objetos pessoais

Para quem trabalha no modelo home office e pode escolher o seu modelo de mesa para trabalhar, o ideal é procurar opções que possuem gavetas embutidas. Elas facilitam a organização de itens que não são utilizados com tanta frequência, mas que precisam estar por perto para quando você necessitar. 

Para organizar as suas gavetas, separe-as em dois grupos: uma ficará com os objetos de uso cotidiano, como calculadoras e grampeadores, por exemplo, e a outra servirá como armazenamento: nela você pode deixar documentos, pastas, agendas e outros papéis. 

Mesas de trabalho com gavetas embutidas pode ser uma ótima maneira de organizar os objetos que não são tão utilizados.
Mesas de trabalho com gavetas embutidas pode ser uma ótima maneira de organizar os objetos que não são tão utilizados. Fonte: Freepik

Se você trabalha em escritório, é normal que no dia a dia você leve alguns objetos que não fazem parte do trabalho, mas que são essenciais como bolsa, carteira, chaves, celular, entre outros pertences. 

Por isso, o ideal é que tenha um espaço especial só para colocar essas coisas, e uma gaveta pode ajudar, dessa maneira você encontrará esses objetos com facilidade quando terminar o expediente. 

5. Tenha o hábito de fazer limpezas na sua mesa de trabalho

Além de organizar a sua mesa de trabalho, é importante mantê-la sempre limpa. Afinal, a sujeira também pode atrapalhar o seu rendimento no trabalho. 

Se você conseguir realizar a limpeza da sua mesa diariamente, ao final de cada dia de trabalho, sempre terá um espaço bem arrumado e limpo. 

Mas, sabemos que, com uma rotina atarefada, nem sempre é possível fazer uma limpeza diária e isso não é um problema. Você pode fazer limpezas periódicas, como por exemplo, toda sexta-feira, assim, na segunda-feira, quando começar uma nova semana de trabalho, a sua mesa estará pronta.

6. Busque uma iluminação adequada

Para ter uma mesa de trabalho organizada, também é importante se atentar à iluminação, para você ter um bom rendimento e proatividade.

Ter uma luz adequada para trabalhar é fundamental! 

Abajures e luminárias são uma boa opção para ter uma iluminação direta agradável para ter um bom rendimento no trabalho.
Abajures e luminárias são uma boa opção para ter uma iluminação direta agradável para ter um bom rendimento no trabalho. Fonte: Freepik

Como os computadores e notebooks já possuem o brilho da tela, não é necessário optar por uma iluminação tão forte e exagerada, mas o ambiente não deve estar escuro, assim você evita forçar a vista.

Por necessitar de atenção e foco no trabalho, o melhor é optar por luzes brancas ao invés das amareladas, assim você conseguirá ter uma maior produtividade.

As luzes amareladas remetem ao descanso e relaxamento e, por esse motivo, não são as mais adequadas para o trabalho. 

7. Priorize o seu conforto

Além de ter uma mesa de trabalho organizada, é importante que você se sinta confortável, por esse motivo, principalmente se você trabalha em casa, certifique-se de que o local escolhido é arejado, recebe iluminação natural, é o mais silencioso possível e que esteja sempre limpo. 

Outro ponto importante: a altura da sua mesa deve ser apropriada, para que você não se sinta desconfortável e lhe cause futuros problemas como dor nas costas e articulações.

Pense que você ficará naquele local a maior parte do seu dia, por esse motivo, a cadeira escolhida também deve ser muito confortável. 

Nesse caso, é importante investir um pouco para que você tenha uma qualidade de vida e de trabalho melhor. 

Apartamentos com coworking

Nos últimos anos o home office ganhou muita força e, diversas empresas, já aderiram a esse modelo de trabalho.

Pensando nisso, os empreendimentos mais recentes já foram projetados com o objetivo de oferecer um espaço destinado ao trabalho remoto, onde os moradores possam ter um ambiente estruturado para realizar as suas tarefas da melhor maneira possível. 

E a Living não ficou de fora dessa: os empreendimentos já estão sendo construídos com espaço para coworking, confira a seguir algumas das opções!

Living Duett Mooca

Coworking do Living Duett Mooca.
Coworking do Living Duett Mooca. Fonte: Living

O coworking do Living Duett Mooca possui estação coletiva para trabalho e espaços reservados para reuniões, com muita entrada de luz natural, boa iluminação artificial e cantinho para café.

Dessa forma, você terá uma infraestrutura completa para trabalhar confortavelmente sem precisar sair do condomínio.

Living Full Vila Nova Conceição

Coworking do Living Full Vila Nova Conceição.
Coworking do Living Full Vila Nova Conceição. Fonte: Living

Com uma decoração divertida e dinâmica, o coworking do Living Full Vila Nova Conceição é um ambiente leve e descontraído, mas com uma estrutura completa para que você consiga realizar o seu trabalho da melhor maneira possível. 

Com mesas de trabalho coletivas, espaços reservados para reuniões e poltronas, você terá momentos de descanso e conversas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.