fbpx

Confira as principais inspirações da arquitetura brasileira nos empreendimentos!

A arquitetura brasileira atual é marcada pelo estilo contemporâneo, portanto, traz muita personalidade e sustentabilidade para as construções, possuindo traços dos estilos arquitetônicos que passaram pelo Brasil ao longo dos anos e que foram adaptados para o nosso contexto, a partir de materiais, técnicas e culturas locais.

A arquitetura tem um papel fundamental: influenciar o bem-estar das pessoas, por meio da criação de ambientes saudáveis e agradáveis para viver. Dessa maneira, cada vez mais os empreendimentos estão se atentando  a atender às principais necessidades e desejos do seu cliente final. 

Confira, a seguir, o que é a arquitetura brasileira, o seu impacto social, suas principais características, algumas dicas de design de interiores que estarão em alta esse ano e mais!

O que é a arquitetura brasileira e como ela surgiu?

A arquitetura brasileira tem a sua definição diretamente relacionada a sua carga histórica e as influências sofridas durante os séculos até chegar ao estilo atual, o contemporâneo. 

Sua origem tem início a partir da influência direta dos indígenas, visto que, foram os primeiros moradores do País, onde cada tribo possuía a sua própria técnica de construção que se adequava às condições ambientais e aos recursos disponíveis.

Após a colonização, houve a introdução do modo de construção europeu na arquitetura brasileira, adaptado às influências da mão de obra indígena e africana, de acordo com os diferentes repertórios.

Além de todas essas culturas e diferentes formas de pensar e fazer arquitetura, diversas tendências arquitetônicas foram adaptadas para o cenário construtivo do Brasil, como é o caso do barroco e do modernismo.

A arquitetura barroca no Brasil está muito presente, principalmente, nas construções de igrejas.
A arquitetura barroca no Brasil está muito presente, principalmente, nas construções de igrejas. Fonte: Archtrends

Portanto, a arquitetura brasileira foi moldada, a partir de suas características e adaptações próprias, para se tornar o que é hoje. 

Características da arquitetura brasileira

A arquitetura brasileira atual, está relacionada ao estilo contemporâneo, que possui características muito presentes e utilizadas nas atuais construções. 

Ela tem o poder de estimular a sensação de conforto, segurança e bem-estar. Principalmente a partir das escolhas relacionadas à iluminação, ventilação, mobiliário, decoração e aos acabamentos utilizados.

Por ser um estilo muito livre, que traz como principais características a sustentabilidade e a personalidade em suas obras. Além disso, o repertório pode ser bastante diversificado, porém, existem alguns traços mais característicos. São eles:

Sustentabilidade

A arquitetura brasileira sustentável possui uma abordagem diferente da Europa, por exemplo. No exterior, o conceito está mais atrelado a utilizar uma alta tecnologia contudo, no Brasil ele está conectado ao resgate da arquitetura vernacular (caracterizada pelo uso de materiais e conhecimentos locais). 

Desse modo, a arquitetura brasileira tende a apresentar materiais naturais e reciclados, além do amplo uso da vegetação.

Materiais naturais

Fazendo ligação ao ponto anterior, a arquitetura brasileira contemporânea geralmente oferece elementos em materiais naturais como madeira, pedra, barro e bambu.  

Áreas verdes

Este é um traço marcante do atual estilo contemporâneo. Os projetos tendem a ser feitos a partir de telhados verdes e hortas próprias em seus empreendimentos, mas quando não é possível, a natureza está presente a partir do paisagismo com plantas nativas.  

Luz natural

O gosto pelas amplas aberturas ou recortes em elementos estratégicos, da mesma forma é o caso das clarabóias, originárias do estilo anterior, o modernismo, continuou sendo incorporado aos edifícios por garantir maior qualidade de vida e ainda aumentar a eficiência energética.

Minimalismo

Apartamento no Leblon, assinado pelo renomado arquiteto Felipe Hess. Fonte: Felipe Hess

Característica também herdada do modernismo, as obras contemporâneas brasileiras tendem a seguir linhas simples. Mesmo não sendo uma regra, essa característica está presente tanto na arquitetura de interiores quanto nas fachadas.

Inspirações que são tendência na arquitetura de interiores

Se você gosta da arquitetura brasileira atual, provavelmente a arquitetura de interiores também te interesse. Confira então algumas tendências para se inspirar e implementar no seu apartamento. 

O conceito aberto é muito utilizado nos empreendimentos mais novos. A partir dele, a sala de estar, jantar e cozinha ficam totalmente integrados, tornando-se um espaço multifuncional. 

Utilizar cores neutras e tons mais claros, tanto nas paredes, quanto nos móveis e objetos decorativos, também são uma tendência. Essa estética mais clean está presente nos decorados e nas amostras de arquitetura, como a Casa Cor.

Apartamento em Copacabana assinado por um dos arquitetos mais disputados do Brasil, David Bastos.
Apartamento em Copacabana assinado pelo arquiteto David Bastos. Fonte: DB Arquitetos

Com essa escolha, você conseguirá uma atmosfera de leveza e tranquilidade, mas os tons mais vibrantes podem estar presente nos detalhes, como: almofadas, quadros e tapetes, desde que em harmonia.

Atualmente, a arquitetura dos apartamentos na planta aposta em linhas retas, formas geométricas e fachadas com materiais nobres, como: vidro e metal. Oferecendo um ar de modernidade e sofisticação que se destacam na paisagem. 

A iluminação natural também é uma tendência. Os empreendimentos contarão com grandes janelas que permitem a entrada de luz natural, proporcionando maior sensação de bem-estar.

Criar espaços inteligentes e otimizados também é uma forte tendência. Dessa maneira, optar por móveis planejados e multifuncionais, tornará seu ambiente ainda mais organizado e funcional.

As grandes varandas gourmets são muito valorizadas no mercado imobiliário, já que é uma área projetada para garantir maior interação social entre seus convidados, com muito conforto. 

Varanda gourmet do Living Hereditá.
Varanda gourmet do Living Hereditá. Fonte: Living

Equipada com churrasqueira, cadeiras, mesas, sofás, entre outros objetos, a varanda gourmet é um espaço exclusivo, perfeito para momentos de descontração. 

Gostou do conteúdo? Então, leia também: 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.