fbpx
Descubra como fazer uma decoração rústica no seu apartamento, conheça as suas principais características e como aplicá-las em casa.

Confira como fazer uma decoração rústica exclusiva no seu apartamento

A decoração rústica é um estilo que preza pelo conforto, o aconchego e uma estética mais artesanal. Ou seja, por meio de elementos simples, é possível criar uma atmosfera muito interessante, e ainda, que remete a uma estética campestre.

Os elementos mais rudimentares que compõem esse estilo decorativo conferem uma sensação maior de leveza e acolhimento. Seja no quarto ou na sala de estar, com alguns itens já é possível refletir a nostalgia e o afeto nos ambientes.

Confira, a seguir, o que é a decoração rústica, quais são as suas principais características e como aplicá-la no seu lar.

O que é o estilo rústico de decoração?

A decoração rústica tem seu foco na simplicidade, por meio do uso de materiais que remetem à natureza, de forma a garantir maior conforto e sutileza aos espaços. Muito indicada para cômodos mais espaçosos, é ideal para um aspecto mais antigo.

Exemplo de decoração rústica no quarto, com muitas plantas, tons terrosos e outros elementos que remetem à natureza.
Exemplo de decoração rústica no quarto, com muitas plantas, tons terrosos e outros elementos que remetem à natureza. Fonte: Living

Com o objetivo de exaltar o contato com o campo e propor uma visão mais gentil sobre os acabamentos, a decoração rústica ressignifica o conceito de “imperfeição” e agrega a estética e a funcionalidade a fim de tornar cada ambiente de forma exclusiva e muito reconfortante.

Casual, despojado e até um pouco vintage, o estilo rústico na decoração é uma forma muito singular de aderir às características das casas de campo no seu apartamento, ainda que ele esteja localizado em uma área urbana, como São Paulo.

Quais são as principais características do estilo rústico

Como uma verdadeira oportunidade de trazer elementos campestres para o seu lar, o estilo rústico oferece leveza, maior tranquilidade e conforto para a sua residência.

Confira, a seguir, quais são as principais características da decoração rústica, e descubra como adotar as dicas e aplicá-las nos cômodos da sua casa.

1. Opte por uma paleta de cores em tons neutros e terrosos

As cores fazem toda a diferença na decoração rústica, afinal, transmitem muito bem a essência do toque de natureza deste estilo decorativo, enquanto também conferem conforto e aconchego aos ambientes.

No decorado da sala integrada à varanda gourmet, do empreendimento Living Hereditá Alto do Ipiranga, por exemplo, os tons neutros combinados com os marrons e amarelos se destacaram.
No decorado da sala integrada à varanda gourmet, do empreendimento Living Hereditá Alto do Ipiranga, por exemplo, os tons neutros combinados com os marrons e amarelos se destacaram. Fonte: Living

Por esse motivo, o ideal é optar por tons neutros, como branco, preto, cinza e off-white,além dos terrosos, como os marrons, nuances de vermelho e tonalidades de laranja.

Outra opção muito indicada é selecionar cores naturais, ou seja tons de amarelo que remetem ao mostarda, vermelhos que se assemelham ao barro e verdes que lembram pedras preciosas, como jade e esmeralda.

2. Atenção à iluminação

A luz natural é um elemento bastante importante na decoração rústica, já que trata-se de um artifício que contribui para refletir as cores mais claras, como o bege,  o branco e o cinza claro, por exemplo. Então, opte por janelas amplas.

Outra opção interessante é optar por uma iluminação suave, quente e indireta para aumentar a sensação de aconchego nos espaços. Para isso, abuse da meia luz e utilize luminárias pendentes, de piso e abajures.

Você também pode utilizar lâmpadas amarelas para criar um clima ainda mais intimista nos cômodos, sobretudo nos quartos. Além disso, também pode incluir velas, que combinam bastante com o estilo rústico.

3. Escolha itens decorativos que remetam à natureza

Como citado anteriormente, a natureza é a grande inspiração da decoração rústica, e por se tratar de um estilo bastante eclético, é interessante mesclar os elementos naturais com peças clássicas de diferentes materiais.

Uso da madeira, plantas, tapetes com estampas étnicas e tons neutros na decoração rústica de um espaço para descanso.
Uso da madeira, plantas, tapetes com estampas étnicas e tons neutros na decoração rústica de um espaço para descanso. Fonte: Pinterest

Para isso, aposte em vasos de plantas e flores com cristaleiras de vidro e mesas de madeira com esculturas de porcelana, por exemplo. É importante lembrar que o tom descontraído é o maior charme e potencializa as características da decoração. 

Por esse motivo, invista em peças antigas que tenham personalidade e transmitam histórias que pertencem ao passado. A nostalgia aliada à simplicidade dos elementos que remetem à natureza conferem um tom mais campestre perfeito.

4. Utilize a madeira e os metais em grande parte da decoração rústica

Os materiais são essenciais na decoração rústica, isto porque estão diretamente relacionados com os sentidos que podem aguçar. Por exemplo: a madeira possui um toque macio, terno e transmite conforto.

Os metais (assim como o ferro forjado), por sua vez, são frios e remetem a uma sofisticação mais rústica. Por esse motivo, as diferentes combinações contribuem com as mais variadas composições e possibilidades para os cômodos.

Neste caso, a estética simples, despretensiosa e natural também pode ser potencializada por meio da escolha dos revestimentos, mobiliário e pisos. Para isto, os materiais escolhidos fazem toda a diferença.

5. Decore os cômodos com peças de artesanato

Parece simples mas a verdade é que as peças de artesanato podem transformar completamente o tom campestre da sua decoração rústica. Além disso, são ótimas opções para criar uma estética única e exclusiva.

O puff e a rede para descanso feitos à mão são ótimos exemplos de artesanato na decoração rústica, por exemplo.
O puff e a rede para descanso feitos à mão são ótimos exemplos de artesanato na decoração rústica, por exemplo. Fonte: Pinterest

Seja tapetes de crochê, quadros de pinturas à mão, mantas, esculturas, bordados etc, o artesanato confere uma rusticidade muito interessante para as composições dos ambientes.

A dica é aproveitar este elemento para valorizar as cores que remetem à decoração rústica, e assim, complementar a funcionalidade de cada espaço.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir também:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.