fbpx
Conheça ideias e inspirações essenciais para fazer a decoração do seu hall de entrada e receber os convidados com muito conforto e sofisticação.

Confira dicas para fazer a decoração do seu hall de entrada

A decoração no hall de entrada funciona como o cartão de visitas do seu apartamento. Isso porque, além de ser a área onde os convidados serão recebidos, também é o primeiro ambiente que as pessoas verão ao entrar no seu lar.

Para expressar o seu estilo e oferecer aconchego em um tom de acolhimento, é preciso decorar o hall de entrada de forma convidativa. Assim, existem móveis, paletas de cor e outros detalhes que fazem toda a diferença.

Confira, a seguir, inspirações e dicas essenciais de como fazer uma decoração para o hall de entrada da sua casa e arrasar!

O que é hall de entrada?

O hall de entrada é, geralmente, o primeiro espaço com o qual alguém se depara ao entrar no apartamento, ou seja, funciona como uma prévia do que está por vir. Portanto, ele funciona como uma verdadeira apresentação do lar.

Por esse motivo, é importante que a decoração do hall de entrada seja feita de maneira a criar uma harmonia com o restante dos cômodos, não necessariamente nas cores, mas no estilo de decoração.

Decoração de hall de entrada em tons de bege escuro, marrom claro, contando com puff e um vaso para enfeitar.
O hall de entrada pode causar uma ótima primeira impressão e ainda proporcionar uma sensação de bem estar logo na chegada dos convidados. Fonte: Pinterest

Na maior parte das casas, o hall de entrada está localizado na zona da sala de estar. E seja pelo desenho do piso, disposição dos móveis ou pela pintura na parede, funciona como uma delimitação, já que o visitante não pode passar dessa área sem autorização dos moradores.

Além disso, normalmente é um espaço no qual as pessoas deixam pertences que precisam ter em mãos antes de sair, como batom, álcool em gel, chaves, máscaras, carteira, sapatos, guarda-chuva etc. Também é onde acontece a primeira higienização dos sapatos antes de entrar nos demais cômodos do apartamento.

Como deve ser a decoração de um hall de entrada?

A ideia central é que a decoração do hall de entrada possa expressar o que vem a seguir, ou seja, que possa oferecer um gosto do que vem a seguir. Outra dica interessante é entender qual espaço você tem disponível para uso.

A partir disso, é possível, então, explorar as possibilidades. Seja por meio de vasos sofisticados de plantas de tamanho médio, ao lado da porta, ou algum mobiliário como um aparador, por exemplo. Que pode servir de apoio para outros itens.

Decoração de hall de entrada com mármore.
Desde a iluminação até a escolha dos objetos decorativos, a decoração do hall de entrada pode ser bastante diversificada. Fonte: Pinterest

Para as paredes, pode ser uma boa optar por espelhos amplos, como um ponto focal, ou pela aplicação de um papel de parede com uma padronagem com arabescos, em tons de bege claro. Nos cantos ou no centro do ambiente é possível adicionar um tapete e até mesmo uma mesinha redonda.

Vale lembrar que basta você utilizar a criatividade. O ideal é que o hall de entrada continue trazendo funcionalidade, organização, espaço disponível para armazenamento extra, contribua com a sua privacidade e sirva como um ambiente de boas vindas, que oferece aconchego, higiene e conforto.

Como fazer uma decoração para o hall de entrada?

Para além da estética, a funcionalidade do espaço precisa ser levada em consideração. Por esse motivo, para fazer a decoração do seu hall de entrada, é importante considerar alguns pontos. Confira!

1. Entender qual é o espaço disponível

Ainda que seja um espaço maior, é importante medir o espaço para saber quanto do hall de entrada está disponível para receber a decoração. Afinal, você poderá utilizar parte do ambiente para armazenar os sapatos, incluir um mobiliário funcional etc.

Sala de estar do Living Pacific Belém.
Caso a sua sala de estar seja espaçosa, como a do Living Pacific Belém, por exemplo, é recomendável dar uma atenção ainda maior à decoração do hall de entrada. Fonte: Living

Sendo assim, tire todas as medidas para saber quais móveis e objetos decorativos poderão ser incluídos ou não. Considere o tamanho do seu apartamento também para evitar que um possível excesso de móveis deixe a estética desproporcional.

2. Atenção ao mobiliário

Para garantir que está aproveitando o hall de entrada ao máximo, a dica é se atentar a escolha dos móveis que serão colocados no ambiente. Então, meça os móveis também e também opte por aqueles feitos sob medida.

Para decorar o espaço, invista em aparadores, mesinhas menores, peças de design, esculturas e até mesmo estantes pequenas, para um toque mais intimista e intelectual, se este for o seu estilo.

3. Selecionar uma paleta de cores

Uma boa dica para manter a harmonia estética entre todos os cômodos e o hall de entrada é selecionar uma paleta de cores que esteja de acordo com os demais tons utilizados no apartamento.

Decoração do hall de entrada com quadros e ganchos para pendurar itens, além de uma pintura especial na parede na cor azul-petróleo.
A escolha do azul-petróleo delimitou o espaço do hall de entrada e ainda contribuiu com um toque alegre e divertido para a decoração. Fonte: Pinterest

Vale lembrar que o branco e os tons de nude e cinza nas paredes podem contribuir com a sensação de amplitude. Assim como uma boa iluminação e o uso de espelhos também pode ajudar. Para uma decoração mais ousada, aposte em cores vibrantes nos detalhes.

4. Focar nas diferentes possibilidades 

Para espaços um pouco menores, investir em mais itens decorativos funcionais para as paredes é a melhor pedida, como é o caso dos ganchos, nichos, prateleiras e pequenas estantes.

Outras possibilidades interessantes são: porta-retratos em cima de uma cômoda pequena ou mesinha, vasos de plantas, objetos decorativos mais específicos, como cabideiros para os casacos, esculturas ou pequenos pufes.

O ideal é apenas se atentar para evitar obstáculos, afinal, trata-se da entrada da sua casa, então é necessário garantir um espaço para a passagem das pessoas.

Leia também: Como organizar livros em casa e facilitar a leitura

5. Perceber a iluminação e os detalhes necessários 

Para a decoração do hall de entrada ficar perfeita, é claro que os detalhes precisam ser levados em consideração. Nesse sentido, é uma boa ideia investir em uma iluminação adequada.

A iluminação direta pode ser uma opção interessante para destacar os objetos decorativos nos aparadores e mesinhas. Enquanto a iluminação indireta pode ser feita com luzes embutidas e spots para trazer um toque intimista.

Sala de estar do Living Grand Wish Jardim.
É possível combinar a iluminação dos ambientes. Por exemplo, na sala de estar do Living Grand Wish Jardim já existem spots, que também podem ser utilizados no hall de entrada. Fonte: Living

As cores podem ser utilizadas para dar destaque, por meio de tons vibrantes como laranja, pink ou verde, por exemplo, em um fundo neutro, com cores mais sóbrias nas paredes.

Como o hall de entrada é um ambiente mais compacto, é uma boa ideia concentrar os pontos focais da decoração em apenas uma única parede ou em pontos específicos nos móveis. 

Gostou do conteúdo? Então, confira também:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.