fbpx

Conheça 10 dicas de decoração para quarto de casal

Para fazer uma decoração de quarto de casal, é preciso ter muita atenção, pois um mesmo ambiente, deve refletir os gostos e a identidade de duas pessoas diferentes. Esse cômodo tem que ser confortável, acolhedor e relaxante, para que o casal possa descansar e ter seus momentos a sós. 

É necessário que ambos consigam ter essas sensações, com um sentimento de pertencimento ao espaço. Além disso, um quarto de casal precisa ser prático e funcional, para facilitar as tarefas do dia a dia como se vestir, fazer uma maquiagem, arrumar o cabelo, entre outros. 

Confira, a seguir, como planejar uma decoração de quarto de casal, a importância de um quarto aconchegante, dicas para deixar o quarto com a cara dos dois e mais!

Como planejar uma decoração de quarto de casal?

O planejamento é uma parte importante quando o assunto é  decoração de quarto de casal, isso porque, antes de qualquer decisão, é preciso entender o estilo em comum de ambos, ou pontos específicos que agradam aos dois. 

Por esse motivo, é necessário que existam elementos decorativos com os quais cada um se identifique. Por exemplo: alguém do casal gosta de livros, que tal colocá-los de alguma maneira na decoração do quarto?

A importância de ter um quarto de casal aconchegante

Um quarto de casal simples e confortável pode fazer toda a diferença para o bem-estar dos dois. Ele pode funcionar como um refúgio, como um ambiente ideal para quando se sentem cansados, para relaxar após um dia exaustivo de trabalho. 

Um quarto aconchegante faz total diferença na qualidade do sono do casal.
Um quarto aconchegante faz total diferença na qualidade do sono do casal. Fonte: Freepik

O sono pode afetar as emoções e a imunidade dos seres humanos. E como passamos, em média, um terço da nossa vida dormindo, ter um quarto tranquilo e confortável é a melhor alternativa. 

Dessa forma, a decoração pode auxiliar a deixar o espaço muito mais acolhedor, potencializando o descanso do casal, e assim, reduzindo os níveis de estresse, por meio de um sono mais saudável. 

Saiba como deixar o quarto de casal com a cara dos dois

Para te ajudar nessa missão de decorar o quarto de casal, separamos algumas dicas que você pode utilizar para atender aos gostos de todos. Confira a seguir!

1. Analise as características do ambiente

O primeiro passo é entender o que pode ser feito, analisando o cenário completo: tamanho do quarto, disposição dos móveis, iluminação etc.

A partir disso, já é possível começar a pensar no que vocês querem para essa decoração. Lembrando que ela vai muito além de pintar as paredes, colocar alguns quadros e escolher um jogo de cama bonito. 

Se desejam criar uma atmosfera única e que desperte sensações de aconchego e bem-estar, é necessário olhar com mais calma para outros aspectos. Por esse motivo, preste atenção nas próximas dicas. 

2. Reforce a união entre beleza, conforto e funcionalidade

Esses três atributos formam um quarto ideal para o casal. Tudo tem que ser muito harmônico, ou seja, antes de colocar algum objeto dentro do quarto, faça as seguintes perguntas:

  • Este item é bonito e tem a ver com o estilo pensado para o quarto?
  • Ele traz conforto para o ambiente?
  • Oferece algum tipo de funcionalidade extra?

Dessa maneira, você evitará comprar diversos objetos desconexos que podem criar uma sobrecarga visual. Essa dica vale para todos, mas principalmente quando falamos de quartos de casal pequenos, pois ninguém quer sobrecarregar um cômodo menor com objetos que não fazem sentido, não é mesmo?

Por ser um ambiente tão pessoal e privativo, a máxima “menos é mais” pode ser a chave para uma boa decoração.

3. Dê preferência para uma paleta de cores com base neutra

Criar uma decoração a partir de uma base neutra, facilita e diminui muito as suas chances de errar na paleta de cores. Porém, isso não quer dizer que a decoração de quarto de casal deve ter apenas tons neutros, afinal, os pontos de cores também são muito bem vindos. 

Além de te ajudar com o restante da decoração, ter tons neutros como base, pode dar uma maior sensação de amplitude para o cômodo, o que é muito interessante, principalmente em quartos menores. 

A cor é um elemento visual muito expressivo, que consegue refletir sentimentos e sensações, impactando a estética do espaço, e por esse motivo, é preciso escolher com cuidado. 

4. Coloque cores nos detalhes

Tendo uma base neutra, vocês conseguirão explorar algumas das cores preferidas do casal para criar pontos de destaque. Eles podem estar em almofadas, quadros, tapetes, roupas de cama e outros objetos decorativos.

Quarto de casal neutro com toques de cor pontuais.
Quarto de casal neutro com toques de cor pontuais. Fonte: Pinterest

Mesmo que essas cores mais vibrantes estejam presentes em pontos estratégicos, possuem o poder de criar uma coerência entre os elementos do quarto de casal. 

Se você tem dúvidas de como combinar cores na decoração, uma boa estratégia é procurar opções no círculo cromático. Dessa maneira, será muito mais fácil descobrir quais são as melhores combinações com cores complementares ou análogas, por exemplo.

5. Aposte em revestimentos de qualidade

Existem diversos modelos de revestimentos tanto para pisos, quanto para paredes, disponíveis no mercado. Por esse motivo, é importante saber escolher as melhores alternativas para colocar na decoração do quarto de casal. 

É necessário que o revestimento escolhido combine com o restante da decoração para esse ambiente. Dessa maneira, tudo ficará em harmonia. 

Alguns revestimentos reproduzem o padrão visual de materiais ligados à sensação de aconchego nos quartos, como é o caso dos laminados de madeira, por exemplo.

São diversas as possibilidades, e a partir de cores, formas e texturas, a decoração do quarto de casal pode ter mais efeitos interessantes.

6. Dê uma atenção especial para a iluminação

Sabemos que a iluminação natural é muito importante e deve ser aproveitada ao máximo. Porém, também é necessário pensar que, na parte da noite, será necessária uma iluminação mais funcional.

Além de clarear o ambiente, ela ajuda a criar uma atmosfera romântica e aconchegante. Também é fundamental que a luminosidade não cause incômodo nem atrapalhe o sono, para que o casal consiga relaxar.

Para ter uma iluminação perfeita, vale a pena utilizar pontos estratégicos de luz, com spots, pendentes, abajures e arandelas. 

A luz amarela tem o poder de proporcionar um clima mais intimista e não força tanto a vista, o que é ideal para um quarto de casal.

Dicas extras para deixar o quarto de casal ainda mais aconchegante

Além das dicas anteriores, que vão auxiliar na decoração do quarto de casal, existem outras maneiras de deixar esse ambiente ainda mais aconchegante. Confira a seguir!

Coloque algumas plantas

Você pode colocar uma plantinha pequena em cima da sua mesa de cabeceira, para começar. Porém, se o seu cômodo for maior, um vaso com uma planta maior pode ser uma boa opção. 

As plantas são uma maneira de decorar o quarto do casal e deixá-lo mais fresquinho.
As plantas são uma maneira de decorar o quarto do casal e deixá-lo mais fresquinho. Fonte: Pinterest

Esse pequeno detalhe pode deixar a sua decoração ainda mais charmosa e com mais vida. Além de oferecer uma conexão a mais com a natureza.

Escolha uma boa roupa de cama

Quem não gosta de uma confortável cama de hotel? Saiba que é possível tê-la em seu próprio quarto a partir de uma roupa de cama limpa, confortável e macia para dormir. 

Os tecidos 100% algodão são os favoritos, isso porque, eles garantem mais leveza e são fáceis de limpar.

E esse é um ponto muito importante para se atentar a frequência de higienização! Pois além de eliminar fungos e bactérias que podem causar alergias, proporcionam mais saúde, além de um aroma gostoso de amaciante. 

Aromatizador de ambientes

Alguns aromas têm o poder de relaxar o corpo e a mente, o que é ideal para um quarto, não é mesmo? A fragrância perfeita para a hora do descanso, pode ser identificada a partir da aromaterapia. 

Esses aromas podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, ou, se preferir algo mais certeiro, para atender às suas expectativas e proporcionar maior bem-estar durante o sono, vocês podem se consultar com uma aromaterapeuta.

Não se esqueçam que é importante escolher o aroma em conjunto, pois os dois precisam achá-lo agradável.

Utilize cortinas para trazer mais privacidade ao ambiente

As cortinas também têm o poder de proporcionar um ar mais acolhedor para o quarto, além de oferecer mais privacidade e evitar a invasão dos raios solares no cômodo. 

As cortinas são elementos ideais para garantir maior privacidade ao casal.
As cortinas são elementos ideais para garantir maior privacidade ao casal. Fonte: Freepik

É importante se atentar aos tecidos, as cores e as estampas das cortinas, para que seja possível atender a todas as necessidades e expectativas de decoração do casal. 

Portanto, se o que vocês querem é impedir totalmente a passagem de luz, optar por tecidos grossos do tipo blackout é a melhor opção. 

Gostou desse conteúdo? Confira também outros textos similares:

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.