fbpx

Conheça a técnica de pintura geométrica e aplique em casa!

A pintura geométrica é uma maneira simples de transformar qualquer cômodo da casa. Além disso, é uma técnica interessante para quem deseja redecorar o lar com um toque ainda mais original.

Por meio de formas e traços geométricos, como: círculos, quadrados e triângulos, e  a partir da combinação de cores, é possível garantir um resultado moderno, único e cheio de estilo. Você pode personalizar a pintura como preferir, de maneira a refletir a sua personalidade. 

Se você quer transformar o seu lar gastando pouco e não conhece muito sobre a técnica, separamos um conteúdo especial. Confira, a seguir, o que é pintura geométrica, como fazer esse tipo de pintura e quais são as suas vantagens!

O que é pintura geométrica?

A pintura geométrica é uma técnica que envolve traços e formas combinadas entre si. Assim, a liberdade de criação e a criatividade virão à tona, isso acontece pois esse estilo de pintura, não tem regras. 

Optar pela técnica da pintura geométrica pode ser uma maneira fácil de modificar o seu lar.
Optar pela técnica da pintura geométrica pode ser uma maneira fácil de modificar o seu lar. Fonte: Pinterest

Muito utilizada por profissionais da arquitetura e da decoração, a pintura geométrica utiliza diferentes formas e cores combinadas, proporcionando beleza, cor e alegria ao ambiente.

A mesma pode ser aplicada em qualquer ambiente, para ser utilizada como estampa, para delimitar áreas e até como substituta de painéis e cabeceiras, o que resulta em um estilo decorativo personalizado nas paredes.

Aprenda como fazer pintura geométrica na parede

Para fazer uma pintura geométrica na parede, o primeiro passo é escolher a tinta, as cores desejadas e alguns outros elementos que vão te auxiliar nessa missão. São eles:

  • Plástico, lona ou jornal para proteger móveis e o piso;
  • Rolinhos de lã para aplicação da tinta;
  • Bandeja de pintura;
  • Fita crepe para demarcar as formas.

Com tudo em mãos, está na hora de começar. Em primeiro lugar, proteja todos os seus móveis, pisos e rodapés, para não correr o risco de sujá-los com os respingos da tinta. 

Coloque a fita crepe na parede para demarcar as formas geométricas na disposição que você deseja que elas fiquem. Uma dica é fazer um rascunho da ideia antes para facilitar a criação sem erros. 

Feito isso, é a hora de pintar! Despeje a tinta na bandeja e com o auxílio de um rolinho de lã limpo, vá pintando as formas. Aguarde a primeira demão de tinta secar para, então, aplicar uma segunda camada. 

Após a secagem completa da tinta, retire a fita crepe com cuidado e pronto! A sua parede com pintura geométrica estará pronta! Simples, rápido, fácil e transforma o seu lar gastando pouco. 

Dicas para fazer sua pintura geométrica em qualquer cômodo

Agora que você já sabe como fazer a pintura, separamos algumas dicas que podem te ajudar a decorar o seu lar e criar uma atmosfera única.

Pintura setorizada

A pintura setorizada é uma boa opção para quem não quer modificar uma parede inteira, pois você pode pintar somente a quina da parede. Uma boa aplicação, por exemplo, seria criar um “cantinho da leitura”, delimitado pela pintura setorizada.  

São diversas as possibilidades: seja para marcar a separação dos ambientes ou para fazer a pintura de só meia parede, com o objetivo de  proporcionar uma sensação de amplitude maior. . 

Abuse das formas

Essa técnica proporciona uma variedade de formas. Algumas das mais populares e fáceis são aquelas em estilo mosaico, com triângulos e quadriláteros pintados na mesma cor ou em tons diferentes, de acordo com a sua preferência.

São diversas as possibilidades do mosaico.
São diversas as possibilidades do mosaico. Fonte: Freepik

Também pode ter outras formas, como círculos e suas variações com os semicírculos, que dão um detalhe diferencial muito interessante na pintura. Em ambos os casos, abuse na criatividade e transforme os ambientes.

Criatividade na escolha das cores

Para ter o efeito desejado em sua parede geométrica, é essencial pensar na paleta de cores desejada, pois sabemos que elas despertam sensações e, assim, você pode escolher quais cada ambiente do seu lar terá. 

Assim, é possível optar por uma pintura monocromática ou adicionar duas, três ou mais tonalidades. Só é importante pensar bem na combinação de cores, para que a junção de todas não se torne algo cansativo para o olhar com o passar do tempo.

Combine pintura, mobiliário e outros objetos

Fazer a combinação da pintura geométrica com os demais elementos como as mobílias, ajuda a deixar o ambiente muito mais harmônico, pois cria um diálogo perfeito entre todos os objetos. 

As diferentes formas e cores da pintura geométrica, pode ser aliada à decoração e aos móveis da sua casa.
As diferentes formas e cores da pintura geométrica, pode ser aliada à decoração e aos móveis da sua casa. Fonte: Pinterest

Sendo assim, você pode combinar a pintura com quadros, com estante de livros, planta, jarros no chão e etc.

Se você já tiver elementos que deseja utilizar em casa, opte por escolher cores para a pintura que criem uma boa combinação, mas se o apartamento for novo, é possível colocar toda a sua imaginação em jogo.

Vantagens de fazer uma pintura geométrica

A pintura geométrica dá uma nova roupagem aos ambientes através de um estilo personalizado e criativo. A partir dela, é possível criar efeitos visuais interessantes e combinar com os outros elementos. 

Confira, a seguir, as principais vantagens de fazer uma pintura geométrica em sua casa!

1. Deixa o seu espaço mais descontraído

Por ter toques de cor, a pintura geométrica quebra a monotonia dos ambientes e acaba trazendo mais vida para os seus cômodos. Dessa forma, o seu apartamento pode se tornar mais descontraído e alegre.

2. Traz maior personalidade aos ambientes

Além de deixar os espaços muito mais alegres, também destaca a personalidade da família, já que, juntos todos podem decidir quais serão os traços, as formas geométricas e as cores a serem utilizadas.  

3. Cria efeitos visuais

Isso acontece porque a parede pintada com formas geométricas traz uma maior sensação de amplitude para o ambiente, principalmente quando feita com listras e faixas horizontais. 

Faixas horizontais feitas com tons de uma mesma cor criam um efeito interessante para o cômodo.
Faixas horizontais feitas com tons de uma mesma cor criam um efeito interessante para o cômodo. Fonte: Pinterest

Quando as formas são feitas verticalmente, oferecem a sensação de pé-direito ampliado, o que dá a sensação de que parece mais alto do que realmente é. 

A escolha das cores também tem o poder de criar efeitos visuais, uma vez que, as tonalidades escuras reduzem o tamanho do cômodo, deixando-o mais acolhedor, e os tons mais claros dão a sensação de expansão.

4. Transforma o ambiente com pouco investimento

Por último, a pintura geométrica, além de garantir um toque lúdico ao espaço e, justamente por isso, não precisa necessariamente ser feita por um profissional, essa técnica de pintura pode ser feita no conforto do seu lar. 

A partir dela, você conseguirá renovar os ambientes sem precisar realizar grandes reformas e ainda pode aproveitar as tintas que já tem na sua casa.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.