fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DECORAÇÃO

Conheça o conceito de marcenaria inteligente e suas vantagens

31/08/2020

Conheça o conceito de marcenaria inteligente e suas vantagens

Ter um móvel sofisticado e útil é o sonho de muitas pessoas que investem no design de interiores. Para sanar essa demanda, a marcenaria inteligente surge como uma estratégia de planejamento mobiliário, que executa projetos sob medida, com artigos capazes de decorar e facilitar a vida dos moradores.

No artigo de hoje, conheça o conceito de marcenaria inteligente e suas vantagens para a decoração de imóveis. Acompanhe a leitura!

O que é a marcenaria inteligente?

A marcenaria inteligente nada mais é que o planejamento de móveis funcionais para casas, com capacidade de atender às necessidades dos clientes, proporcionando ganho de espaço, otimizando as áreas disponíveis e decorando os cômodos.

Em geral, é o trabalho executado por uma fábrica de móveis planejados, que analisa todas as características do ambiente e, dessa forma, executa projetos sob medida e de acordo com as preferências, necessidades e gostos dos moradores.

Por exemplo, um armário planejado com portas deslizantes, com um tamanho certo para acompanhar a altura das paredes, é um excelente exemplo de marcenaria inteligente, pois ele aproveita o espaço do quarto da melhor forma possível, organiza o ambiente e ainda é altamente sofisticado.

Além dos armários planejados para quarto, a marcenaria inteligente envolve a fabricação de uma série de móveis, como gabinetes para banheiros, mesas de escritórios, entre outras estruturas indispensáveis para a organização dos cômodos.

Nesse tipo de trabalho, todos os móveis podem ser personalizados conforme os desejos dos clientes, por esse motivo, é uma atividade muito procurada por pessoas que buscam uma decoração moderna e intimista.

Vale dizer que todo o planejamento mobiliário é feito em parceira com a fábrica ou escritório de projetos de engenharia civil e arquitetura com os clientes, o que torna as chances de aprovação muito maiores.

Quais as principais vantagens?

Além de um móvel totalmente personalizado, a marcenaria inteligente visa aproveitar o espaço da melhor maneira possível, para deixar o cômodo confortável e organizado para os moradores. 

Sendo assim, entre as vantagens da atividade, destacam-se:

  • Melhor racionalização e otimização dos espaços;
  • Transformação do ambiente de acordo com as necessidades;
  • Aplicação de móveis multifuncionais nos cômodos;
  • Aumento da praticidade de circulação no ambiente;
  • Harmonização dos espaços conjugados.

A marcenaria inteligente trabalha não só com móveis, mas também executa projetos de estofados sob medida, para que todos os artigos sejam exclusivos.

Além do mais, o planejamento inclui todas as características dos móveis e objetos, por exemplo as cores, pois a escolha certa da tonalidade é fundamental para uma decoração agradável.

Os móveis também podem ser usados para integrar ou delimitar ambientes, conforme a disposição dos cômodos. Sendo assim, o planejamento leva em consideração as opções decorativas para os moradores, indo além da funcionalidade e aproveitamento dos espaços.

Importante ressaltar que a marcenaria inteligente trabalha com materiais de alto padrão e qualidade. Por esse motivo, os móveis costumam ser muito resistentes e duráveis, com pouca necessidade de manutenção.

Por vezes, o custo de investimento na mobília personalizada e planejada pode ser um pouco mais alto, no entanto, o retorno é nítido, pois além da ótima durabilidade e resistência, há a valorização do imóvel.

Móveis multifuncionais e personalizados

Uma das grandes características da marcenaria inteligente é a capacidade de fabricar móveis multifuncionais, isto é, que podem ser usados para várias atividades.

Como exemplo, temos as escadas com armários e gavetas, que pode ajudar a melhorar o aproveitamento do espaço, mesmo em imóveis pequenos. 

Normalmente, a área embaixo da escada é inutilizada, pois nenhum móvel comprado é capaz de se adaptar ao local. A marcenaria inteligente oferece a solução de aproveitar esse espaço, com armários e gavetas totalmente personalizados, que preenchem a área vazia.

As casas e apartamentos pequenos são os que mais precisam de móveis multifuncionais e, por esse motivo, a marcenaria inteligente vem crescendo cada vez mais nos últimos anos.

Conclusão

Aliar sofisticação e funcionalidade é um desafio na decoração de casas, apartamentos e imóveis em geral. Isso porque nem sempre quando compramos um móvel pré-fabricado, contamos com a sorte de adquirir um item que se adéqua perfeitamente ao espaço.

Uma solução possível é investir na marcenaria inteligente, uma atividade voltada ao desenvolvimento e planejamento de móveis personalizados, que não somente levam em conta o tamanho do cômodo, mas a preferência dos moradores.

Dessa forma, é possível transformar o ambiente, ao lado de uma decoração moderna, única e totalmente adaptada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.