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Conheça o home staging, técnica que torna o imóvel mais atrativo

O home staging é uma técnica focada na valorização de imóveis, onde a partir de algumas mudanças estratégicas, é possível torná-lo ainda mais atrativo para vendê-lo ou alugá-lo com mais rapidez e a partir de um valor mais elevado. 

A primeira impressão que uma pessoa tem de um imóvel conta muito para a sua decisão final, assim, saber usar artifícios específicos que se encaixem com a necessidade de cada ambiente, agrega valor aos detalhes.

Ou seja, o segredo do home staging é tornar o local mais atraente aos olhos e criar um impacto positivo nos visitantes.

Confira a seguir o que é home staging, como funciona, suas vantagens e como aplicar no imóvel para que ele se venda mais rápido!

O que é home staging? 

Em sua tradução literal, home staging significa “encenação de casa”. Este é um método de marketing imobiliário onde a principal ideia é organizar uma casa ou apartamento para que fiquem ainda mais atrativos, facilitando a sua venda ou locação.

Essa técnica surgiu na década de 1970, nos Estados Unidos, quando a corretora imobiliária Barb Schwarz percebeu que a forma como os imóveis são mostrados pode fazer toda a diferença na hora de vender ou alugar.

Seu objetivo, então, é planejar os espaços para que os possíveis moradores que irão visitar o imóvel fiquem entusiasmados ao encontrá-los reformados e decorados, para que assim, consigam se imaginar vivendo ali.

Para o home staging, é interessante que os visitantes possam se imaginar morando neste apartamento.
Para o home staging, é interessante que os visitantes possam se imaginar morando neste apartamento. Fonte: Freepik

Aos poucos, a técnica tem se tornado cada vez mais popular no Brasil, além de que é muito utilizada por construtoras no momento de vender os imóveis recém-construídos.

Como o home staging funciona?

Em geral, a ideia é estimular os sentidos para que o interessado consiga perceber como o ambiente pode ser agradável. Por esse motivo, é uma boa estratégia deixar os ambientes bem arrumados, para estimular a visão, cheirosos, para estimular o olfato, oferecer aperitivos para os visitantes e alegrar o paladar, entre outras estratégias.

Um dos pontos-chave para o sucesso é se colocar no lugar de quem irá visitá-lo, ação que é muito importante, pois, nesse momento,  o visitante normalmente já possui todas as informações essenciais sobre o imóvel, como localização, tamanho e preço.

Portanto, o impacto positivo da visitação é o que pode fazer a diferença para convencê-lo a fechar o negócio.

Vantagens do home staging para o seu apartamento

Existem algumas vantagens para quem ainda possui algumas dúvidas sobre fazer ou não a técnica do home staging em um imóvel. Entre elas estão:

  • Acelera as vendas e/ou a locação;
  • Aumenta a possibilidade de lucro do negócio, já que há uma valorização do imóvel;
  • Eleva a credibilidade das empresas que aderem esse serviço, já que agrega qualidade aos produtos e têm-se uma diferenciação do negócio no mercado;
  • Elimina a solicitação de descontos, afinal, o imóvel estará bem mais valorizado.

Como aplicar o home staging no meu apartamento?

Normalmente, o home staging é feito por profissionais especializados que possuem uma visão diferenciada para deixar o imóvel mais atrativo para os visitantes.

Assim, ele observa a arquitetura do local e faz adaptações que combinem com a estrutura da construção. Nesse caso, o proprietário abre mão de seus gostos pessoais para que o profissional coloque em prática sua visão de mercado.

Mas, para que você tenha maior conhecimento de como aplicar o home staging e, se quiser,fazê-la em seu apartamento, confira!

1. Saiba quais mudanças realizar

O primeiro passo para colocar essa técnica em prática é verificar a situação atual do imóvel e verificar se existem reparos e melhorias que devem ser feitos, em relação a:

  • Limpeza;
  • Iluminação;
  • Pintura nas paredes;
  • Pintura dos armários.

Você também pode trocar ou colocar novos móveis, para complementar os ambientes. 

2. Guarde os objetos pessoais

Objetos como porta-retratos com fotos suas ou de sua família são muito pessoais e, por esse motivo, não é ideal deixá-los à mostra quando um possível comprador visitar o seu imóvel. Afinal, é preciso que esse visitante se imagine morando ali.

Sendo assim, a dica é guardar todos os itens pessoais, até mesmo os objetos decorativos que demonstram um gosto muito particular.

3. Dê preferência para uma decoração neutra

Muito interligada com a dica anterior, neste caso, é importante deixar os espaços neutros, para que o visitante possa visualizar os espaços com mais facilidade, além de encontrar novas maneiras de adaptar o seu estilo ao ambiente.

Por esse motivo, prefira utilizar cores claras e neutras nas paredes, como:branco, bege e cinza. Como são tons atemporais e versáteis, são ótimas escolhas para a técnica do home staging.

4. Organize os espaços

Assim como quando você recebe uma visita em casa, e deseja deixar os seus cômodos bem organizados para causar uma boa impressão, com possíveis compradores a regra é a mesma. 

Quando uma pessoa visita o imóvel, ela quer entender como os ambientes podem ser organizados e onde é possível colocar seus próprios móveis e objetos. 

Por esse motivo, é importante que todos os cantinhos apresentem diferentes possibilidades como: um espaço para trabalhar, para tomar um café ou mesmo para descansar.

5. Mantenha o local bem limpo

A sujeira pode atrapalhar a visão do visitante interessado nos materiais, e assim, pode causar uma má impressão. Portanto, é importante deixar o imóvel sempre limpo para a visitação.

Não deixe de investir na limpeza das áreas, contando até mesmo com a ajuda de empresas especializadas em limpeza residencial, se necessário. 

Também retire o excesso de objetos, pois essa organização ajuda a deixar o visual do imóvel mais clean e também oferece a sensação de maior amplitude aos espaços.

6. Faça um anúncio bem completo

A última dica é sobre os anúncios que você fará do imóvel nas plataformas digitais!

É importante que nele estejam registradas todas as informações necessárias sobre o apartamento, tanto nas descrições quanto nos conteúdos visuais, como fotos e vídeos. 

Essas imagens serão o primeiro contato que os clientes terão com o apartamento, portanto, estude todos os ângulos e possibilidades para entender como valorizar a iluminação e registrar fotos de qualidade.

Captar boas imagens para mostrar o imóvel faz toda a diferença.
Captar boas imagens para mostrar o imóvel faz toda a diferença. Fonte: Freepik

A percepção do ângulo faz muita diferença em uma imagem, principalmente no que diz respeito ao tamanho dos cômodos. Então, ao fazer os testes, mostre o resultado para outras pessoas antes de tomar a decisão sobre quais serão, de fato, usadas no anúncio.

Para descrever o ímóvel, faça um texto que tenha informações detalhadas sobre os seguintes pontos:

  • Quantidade de quartos;
  • Quantidade de banheiros;
  • Diferenciais, como quintal, piscina, área de churrasqueira etc;
  • Áreas comuns;
  • Número de vagas de garagem;
  • Localização;
  • Metragem.

Nesta etapa, é importante que o interesse em visitar o imóvel para comprar ou alugar o imóvel seja despertado, portanto, se atente a todas as dicas anteriores para garantir um bom resultado.

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