fbpx
construção eficiente

Entenda como a Living torna seus imóveis uma construção eficiente

Prezar por uma construção eficiente contribui para a qualidade do imóvel, afinal, planejar bem as etapas da obra pode maximizar a sua qualidade. Para isso, é preciso alinhar custos, recursos, processos, entre outros fatores, enquanto se busca implementar ações sustentáveis. Os imóveis da Living, por exemplo, costumam ser projetados para alcançar esses propósitos.

Quer saber qual é o processo de construção de um empreendimento Living e como a eficiência nessa construção garante uma entrega de qualidade? Continue lendo e veja o que preparamos!

Como a eficiência na construção assegura uma entrega de qualidade?

Um empreendimento bem-planejado, com procedimentos, etapas organizadas e uma orçamentação bem-feita, é capaz de resultar em uma construção adequada, com custos mitigados e até mesmo com a possibilidade de ser entregue antes do prazo final estipulado, sem que tenha sua qualidade prejudicada.

Para isso, é preciso estruturar adequadamente não só as fases da construção, mas também as etapas que fazem parte do planejamento. Isso é importante para lidar com imprevistos e custos que possam afetar a eficiência dos processos do empreendimento.

Para entender melhor, segue um resumo das principais etapas e procedimentos para começar a construir:

  • escolha do local em que será feita a obra;
  • planejamento do edifício e das unidades que o integrarão;
  • definição de equipe de obra;
  • cumprimento de prazos em procedimentos e processos;
  • escolha dos equipamentos;
  • acompanhamento da construção — é importante definir bons controles e indicadores de desempenho para monitorar o andamento das atividades;
  • cuidados com o entorno da obra;
  • revestimentos e acabamentos — envolve componentes estruturais e fundamentais para o imóvel ser seguro. 

Nenhuma etapa pode ser negligenciada em termos de eficiência, ou seja, todas precisam seguir processos de excelência que visam alcançar um alto nível de qualidade. Isso inclui desde o planejamento, passando pela fundação da obra e se estendendo durante a sua construção. Todo esse cuidado deve abranger até mesmo o pós-venda.

Basicamente, não apenas o produto final precisa ter qualidade, mas os processos que levaram até ele. O mesmo vale para outro importante fundamento: a sustentabilidade, sobre a qual falaremos daqui a pouco.

Quais são os maiores diferenciais das construções comandadas pela Living?

“A Living conta com uma engenharia consolidada”, responde Danilo Assolant, gerente de obras na Living. “Isso, na minha opinião, é o nosso maior diferencial”.

Ele explica que a jornada de construção de um empreendimento da empresa se inicia com o time de orçamentos, que estuda os terrenos recém-chegados. Ele determina a logística, a equipe de trabalho e os equipamentos que melhor atenderão à construção e que gerarão o menor impacto para a vizinhança.

“Em seguida, nossa equipe de projetos elabora, conforme nossas diretrizes, todas as etapas de projetos até o executivo de obra e, após essa fase, iniciamos os preparativos para a construção apoiados pela equipe de planejamento”, explica ele. “Isso enquanto estudamos a melhor maneira de garantirmos nossos prazos e custos”.

“Enfim, iniciamos a construção dos empreendimentos contando sempre com o departamento de qualidade, garantindo que nossos processos e procedimentos sejam cumpridos”, complementa o gerente de obras. “Essa interação é essencial e garante nossa qualidade na entrega dos produtos”.

Ele também comenta que a Living conta com um departamento de assistência técnica, para caso haja a necessidade de algum reparo no apartamento durante cinco anos (verificar garantia de cada item), garantirmos a melhor experiência pós-entrega para o cliente. “Tudo isso alinhado com uma equipe de obras experiente, focada e com muita garra, faz toda a diferença nos nossos resultados”, destaca Danilo.

O que faz os empreendimentos Living serem sustentáveis?

Existem alguns fatores que fazem com que os imóveis da Living sejam feitos com eficiência e consigam ser sustentáveis. Danilo Assolant lista vários deles:

  • projetos racionalizados — “eles envolvem alvenaria estrutural modulada, evitando o desperdício de material”, ressalta o gerente de obras;
  • uso de shafts para instalações internas e externas, “evitando quebra de alvenaria”;
  • planejamento do canteiro — “os equipamentos (grua e cremalheiras) são escolhidos de forma a racionalizar o uso, além de estarem de acordo com a necessidade de transporte em cada obra”, pontua Danilo;
  • uso de aquecimento a gás para os chuveiros dos colaboradores em alguns canteiros;
  • limpeza e recolhimento dos resíduos nas calçadas de todo empreendimento;
  • lava rodas;
  • construção de uma baia para resíduos perigosos;
  • caçambas identificadas nos canteiros para facilitar a segregação de materiais;
  • planejamento de execução — “materiais são encaminhados para a obra de acordo com a necessidade de uso”, explica Danilo. “As atividades são executadas com terminalidade, evitando arremates ou retrabalho”;
  • busca de métodos executivos para minimização de resíduos. Um desses métodos é o gesso projetado;
  • busca de fornecedores que fazem logística reversa.

Métodos bem planejados e de excelência possibilitam a construção eficiente de imóveis. Isso, por sua vez, permite até mesmo incluir cláusulas ou informações adicionais sobre a consistência do empreendimento ou os seus requisitos de qualidade no contrato de imóvel. Basicamente, pode-se permitir vantagens que diferenciam a construtora no mercado.

Para conferir informações a respeito das etapas de construção do seu imóvel Living, existe a área do cliente, na qual você poderá acompanhar muitas das fases descritas acima enquanto o empreendimento se desenvolve até o momento de pegar as suas chaves — incluindo até atividades depois disso, como a assistência técnica.

Agora você sabe que esses procedimentos são desenvolvidos com foco em eficiência, sustentabilidade e qualidade!

Ficou com alguma dúvida sobre os aspectos de uma construção eficiente? Interessou-se em conhecer algum empreendimento da Living? Entre em contato com a nossa equipe! 

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.