fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

CONDOMÍNIO

6 dicas para uma boa convivência em condomínio

11/06/2019

6 dicas para uma boa convivência em condomínio

Se você buscar morar num condomínio bem equipado e com boas opções de áreas de lazer, este post é para você!

A convivência em condomínio pode ser desafiadora, e não é incomum encontrarmos situações bem delicadas. Mas fique tranquilo! Para ajudar você a evitar problemas, preparamos este conteúdo com 6 dicas que vão facilitar a sua vida e a dos seus vizinhos. Confira!

1. Fique atento ao uso das áreas comuns

Tenha em mente que as áreas de uso comum são tão suas quanto de qualquer outro morador. Assim, é preciso ter cuidado e respeitar as regras determinadas pelo condomínio. Mantenha os ambientes em ordem, coloque o lixo no lugar indicado, não monopolize o uso de equipamentos e agende o uso de espaços, como área gourmet, sempre que necessário.

2. Colabore com a segurança

Esse é um ponto com o qual não se pode brincar! Por isso, faça a sua parte para tornar a convivência em condomínio ainda mais segura. Jamais permita a entrada de estranhos, mesmo que eles digam a qual apartamento estão indo ou tenham objetos a entregar. Confira sempre o fechamento de portas do hall e da garagem, independentemente de ter um porteiro trabalhando.

3. Respeite os horários

Para morar em um condomínio, você não precisa abrir mão da sua liberdade. É possível, por exemplo, dar festas no apartamento sem incomodar os vizinhos. Para isso, entre outras coisas, é necessário respeitar os horários de silêncio. Isso também vale para qualquer outra atividade diária.

As áreas de lazer, como piscina e academia, também costumam ter horário de utilização definido, e é essencial que você o respeite. Mesmo durante o tempo liberado para uso, vale a pena cuidar para que o barulho não passe do aceitável.

4. Monitore as suas obras de perto

É muito comum realizar uma reforma no apartamento e, infelizmente, as relações entre vizinhos podem ficar abaladas com isso. Para evitar transtornos, comunique com antecedência que você iniciará uma obra e quanto tempo ela deve durar. Confira sempre as regras do condomínio sobre horários, identificação de prestadores de serviços e outros detalhes envolvidos.

Vale lembrar que você é responsável pelo entulho gerado na obra, como o resto do revestimento cerâmico utilizado. Contrate uma empresa especializada no descarte e garanta que não ficará nenhuma sujeira nas áreas comuns, incluindo o elevador de serviço.

5. Cuide dos seus animais

É seu direito ter animais de estimação. Entretanto, a boa convivência em condomínio exige que você tome alguns cuidados. Saia sempre com o seu bichinho pelo elevador de serviço e seja rápido no trajeto até a rua. Limpe qualquer sujeira que ele fizer pelo caminho e jamais o deixe solto.

Se você tem um cachorro e ele late muito, por exemplo, procure especialistas a fim de conhecer algumas técnicas que acalmam os bichinhos. Lembre-se de que, mesmo nos horários que não exigem silêncio, deixar o seu pet fazendo barulho pode ser algo nada agradável para os vizinhos.

6. Participe ativamente das assembleias

As regras que você precisa seguir são definidas nas assembleias de condomínio. Assim, se você não concorda com alguma norma, é essencial participar das reuniões e manifestar a sua opinião de forma adequada.

O encontro entre moradores é a oportunidade ideal para tirar as suas dúvidas sobre os assuntos do edifício, como a taxa de condomínio, por exemplo.

Não se esqueça de ser sempre cordial e tranquilo, manifestando a sua opinião sem ofender ninguém e respeitando as decisões tomadas pela maioria.

Como você pôde ver, as regras para a boa convivência em condomínios se resumem a agir com respeito, empatia, bom senso e educação. Sempre que tiver qualquer atrito, converse calmamente e busque resolver a questão sem grosserias.

Quer receber mais dicas sobre esse universo? Assine a nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *