fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DECORAÇÃO

Cortina na decoração de sua casa: dicas para todos os ambientes

11/11/2020

Cortina na decoração de sua casa: dicas para todos os ambientes

Por que a cortina está sempre presente na decoração de residências? Bem, se você tem alguma janela sem persiana ou veneziana em casa já deve ter pensado numa resposta. É que cortinas definitivamente vão além de uma peça de ornamentação para os ambientes de casa

Elas, de fato, tem muitas funções na decoração.

Vinicius Alves

Como usar a cortina na decoração

Cortinas servem para dar privacidade para os moradores dentro as residências. Elas ajudam a barrar sons e ventos vindo da rua, além dos raios excessivos de sol que atravessam os vidros de portas e janelas. 

Cortinas também podem dividir ambientes. E, por fim, incrementar decorações, combinando ou contrastando com outros elementos nos locais onde estão instaladas – vai depender da proposta de decoração.

Quitete & Faria

Agora, é preciso destacar que cortinas podem também aparecer como fechamento de armários de closets abertos, e fechamento de boxes de banheiros. 

Mas o mais comum é que as cortinas façam o fechamento pela parte de dentro das construções. Elas podem abrir em sentido horizontal ou vertical, total ou parcialmente ao comprimento ou altura da própria janela. Tudo isto muda de acordo com o modelo de cortina.

Revista Viva Decora

Cortinas são mais complexas do que você imagina!

Cortinas podem ser elementos de decoração bem simples. Mas existem também modelos de cortinas muito elaborados, com diferentes partes – algumas com várias funções e outras só meramente ornamentais. 

A cortina mais básica que podemos encontrar nas lojas é aquela com duas faixas de tecido leve e muitas vezes, presa à uma parede por argolas ou alças em um varão.

Agora, há outros modelos de cortinas que apresentam também um xale de tecido mais pesado, visando a vedação parcial da luz. 

Por trás, uma camada em tecido blackout – que deve barrar o máximo de luz. Na parte de cima, um bandô. E, nas laterais, alças para prender as partes da cortina à parede. 

Aliás, esta última parte pode vir com pingentes e outros detalhes que deixam o conjunto com visual ainda mais sofisticado.

Mundo Afeto e Iara Kílaris

Algumas cortinas – isto incluindo as cortinas persianas – podem ser presas em trilhos, ao invés de varões – um suporte que geralmente pode ficar escondido em forro de gesso. 

Detalhes assim podem mudar o cálculo da altura que a cortina precisa ter para ficar de acordo com a decoração.

O ideal é sempre manter o tecido da cortina à uns dois dedos ou 4 cm do chão – a não ser que a ideia seja ter um móvel embaixo dela. Neste caso, faz-se a cortina até dois dedos ou 4 cm acima do nível do tampo do móvel. 

Já na largura, cada modelo exigiria um cálculo, mas, para simplificar, se uma janela tiver 2 m de largura, o pano ou panos cortina, juntos, devem ter a medida total em torno de 3 a 3,50 m de largura.

Triplex Arquitetura e Revista Viva Decora

Ideias de cortina para todos os ambientes da casa

Cada ambiente da casa tem uma função diferente e, sendo assim, vai precisar de uma decoração adequada. E, em cada proposta, é possível ver sugestões diferentes de cortinas.

Em ambientes como salas e quartos, a questão mais importante é garantir a privacidade. Por isto é que, em locais como estes, vemos o uso de cortinas de várias camadas ou cortinas franzidas. 

E para dar um toque maior de aconchego ao cenário, tais cortinas podem apresentar detalhes como laços e barrados. Lembrando que quanto mais simples forem as pregas, mais fácil de manter as cortinas limpas – um bom conceito para quartos infantis.

São exemplos de tipos de pregas para cortinas: inglesa, americana, Paris, flamingo, abelha, ilhós, macho e fêmea.

Revista Viva Decora
Revista Viva Decora

Ambientes de serviços podem ter cortinas com menos camadas; contudo, com mais possibilidades de ajustes. É o caso das cortinas divididas em meia altura ou das cortinas rolo, que servem muito bem para decorações de cozinhas e varandas. 

Já as cortinas tipo painel são melhores para salas de jantar. E as cortinas com dobradura ou as persianas horizontais devem ficar perfeitas em home offices e banheiros.

É, modelos de cortinas não faltam. Mas, com certeza, usando toda sua criatividade e bom gosto, você vai encontrar os que mais combinam com cada ambiente de sua casa.

Revista Viva Decora

Estas dicas de decoração com cortinas forma ciadas pela equipe Viva Decora.


Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *