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DDA: entenda o que é e conheça a diferença para o débito automático

Já virou até meme de internet: o pagamento de boletos é parte indissolúvel da vida adulta. Despesas com financiamento imobiliário, mensalidade de universidades e plano de saúde, por exemplo, são frequentemente cobradas com esse sistema. O problema acontece quando o grande número de faturas gera problemas na sua organização financeira.

Se você já se pegou perdido entre tantos boletos a pagar, talvez o DDA seja a solução. Já ouviu falar? Sabe como pode ajudar seu dia a dia? Siga a leitura e confira, entre outras coisas, a diferença desse sistema para o débito automático.

O que é DDA?

O Débito Direto Autorizado — DDA — é um sistema que reúne, eletronicamente, todos os boletos registrados em nome de uma pessoa física ou jurídica. Essa é uma iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) para agilizar e trazer mais segurança às transações realizadas via boletos.

Como aderir ao DDA?

Para começar, é preciso fazer o registro como “Sacado Eletrônico” no banco de sua preferência. A partir daí, todas as cobranças geradas em seu nome estarão disponíveis no sistema.

Para acessar o sistema do DDA, é necessário utilizar o Internet Banking ou um caixa eletrônico. Lá, estarão disponíveis todas as cobranças registradas e você pode optar pelo pagamento ou não de cada uma delas. Caso o pagamento de alguma conta não seja efetuado, as consequências serão semelhantes a de um boleto convencional não quitado.

DDA e débito automático são a mesma coisa?

Não. Enquanto o débito automático efetua a cobrança sem a necessidade de ação do cliente, no DDA as faturas são apresentadas e devem ser autorizadas uma a uma. Ou seja, o Débito Direto Autorizado é apenas uma maneira de reunir em uma interface digital todos os boletos que precisam ser pagos.

Não recebi o boleto. Isso quer dizer que sou DDA?

O fato de você não ter recebido um boleto não quer dizer que você seja um cliente DDA. Para isso, é importante que você acesse sua conta via Internet Banking.

Lá, há a opção “DDA”. Caso você opte pelo DDA, é só seguir os passos indicados. Existe ainda a possibilidade de realizar essa solicitação na sua agência bancária.

Após o cadastro nessa função, o banco começa a enviar notificações e lembretes de pagamento. Caso você tenha alguma dificuldade, recorra ao gerente do seu banco.

Quais são os benefícios de aderir ao DDA?

O principal ponto positivo do Débito Direto Autorizado é a agilidade. Afinal, você consegue acessar os diversos boletos em uma única interface, permitindo a visualização de todas as despesas. Esse recurso facilita a organização e, consequentemente, o seu planejamento financeiro.

Além disso, o DDA reduz os problemas com extravios de correspondências, evitando que você perca um prazo de pagamento por conta disso. A redução do uso de papel também é um benefício direto, especialmente em tempos de consciência ecológica aflorada.

Outro ponto importante é a segurança. O sistema do DDA dificulta as fraudes na emissão dos boletos, permitindo que você tenha mais tranquilidade na hora de realizar pagamentos.

Até agora, infelizmente, nem todas as contas podem ser pagas por esse sistema — boletos não registrados, como contas de água e energia, não são computados. Apesar desse detalhe, o uso do DDA continua sendo um recurso bem importante para a organização da sua vida financeira.

Se você é um entusiasta da tecnologia e já está familiarizado com as transações financeiras via Internet Banking, sem dúvida alguma o DDA é uma ótima aposta. Com esse sistema, você consegue controlar melhor suas contas, evita o desperdício de materiais e ganha tempo.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, ficou ainda alguma dúvida? Tem uma experiência interessante com o DDA para compartilhar? Deixe seu comentário e vamos continuar nossa conversa!

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