fbpx

Quarto de menina com o estilo clean

Muita gente já sabe que, quanto às cores, podemos explorar muito mais que o tradicional rosa no quarto de menina

Mas quando se trata de estilo de decoração, qual seria o mais indicado para elas? Será que existe mesmo uma opção ideal? Que tal optar por algo mais neutro, como o estilo clean?

Oliva Arquitetura

Opções de estilos de decoração para quarto de menina

O estilo clean, assim como muitos outros estilos de decoração, possui características específicas. E estas, obviamente, estarão expressas em decorações de quartos de meninas clean também. E quais seriam estas características? 

Bem, que tal a leveza visual, proporcionado pela redução de elementos no espaço e suas superfícies em cores claras e neutras?

Outra coisa que faz estes ambientes parecerem ter aparência suave – e que tanto agrada as pessoas – são as linhas retas da maioria dos seus móveis e ornamentos. 

As peças em altura baixa também ajudam a dar uma maior sensação de amplitude nos cômodos, fazendo parecer que há ainda menos coisas nos espaços da casa. Existem também abundância de iluminação natural. E tudo é muito organizado – até porque não existe tanta coisa assim para arrumar.

BMG Arquitetura

Mas engana-se quem pensa que esta decoração minimalista precisa ser desconfortável. Na verdade, as cores, as texturas e o efeito de luz e sombra são manipulados sutilmente nestes casos para que cenários fiquem mais agradáveis, calorosos e acolhedores possíveis. E é exatamente por isto que os projetistas acreditam que esta seja uma boa opção para decorações de quartos de meninas. O que acha?

“A decoração em estilo clean segue a tendência de modernidade, criando um ambiente leve, arejado e funcional. (…) o diferencial numa decoração clean é a praticidade e a pureza nas linhas (…) que fornecem ao lar a sensação de serem maiores.” – trecho reportagem de DG portas.

Alto astral
Sesso & Dalanezi Arquitetura+Design

O estilo clean de decoração em quartos de meninas

Cartela de cores e linhas da decoração

Agora vamos analisar estas características aplicadas aos projetos de decorações de quartos de meninas. O que acha que nós podemos concluir através das imagens deste texto? 

Primeiro que as cores neutras – sobretudo o branco -, apesar de muito presentes, não dominam os cenários por completo. Elas dão lugar para tons bem suaves de bege, azul, rosa e verde.

Ark2 Arquitetura
Marel – Grupo Factory e Lene Andr

Móveis, revestimentos e acessórios

Estes quartos de meninas dos exemplos também são pontuados de cores mais vivas – geralmente aparecendo em peças pequenas, mesmo que só ornamentais. Todos os móveis nos cenários são de design simples, mas surpreendentemente bastante funcionais. 

Parece que se priorizou pelo básico, como cama ou berço, guarda-roupa e mesa de cabeceira. Quando muito aparece nas propostas uma escrivaninha ou penteadeira também.

Inegavelmente, a luz é a grande protagonista destas decorações. Mas, contrariando um pouco sobre o que podemos pensar de uma decoração clean, ela muitas vezes surge em lustres e arandelas com pingentes, além de abajures com pantalhas floreadas. 

Estampas delicadas também surgem em roupas de cama, almofadas e papel de parede. Já as cortinas e tapetes são lisos, de materiais leves e sem textura marcante.

Iara Kilaris
Renata Popolo

Em algumas destas propostas de quartos clean vemos tentativas notáveis de fazer estes ambientes serem ainda mais “leves” ao olhar. 

Por exemplo, quando são utilizadas placas de espelhos ou itens em plástico transparente. E o bom humor está mais do que presente também nestes cenários, através de quadrinhos com dizeres em grafia tipo manual e molduras trabalhadas. Já dentro de nichos, os próprios brinquedos viram ornamentos.

MeyerCortez Arquitetura & Design
Hildebrand Silva Arquitetura

O interessante é que o estilo clean dispensa excesso de elementos decorativos, mas alguns, neste caso, são totalmente aceitos. 

É o caso dos painéis de fotografias; trabalhos em crochê e tricô para capas de almofadas; e pingentes para cortinas. Também dos arranjos de flores; móveis antigos restaurados, mas pintados de cores claras; e texturas de madeiras – sempre consideradas neutras.

Então, o que achou desta opção de decoração estilo clean para quarto de menina? Pode ficar incrível, basta usar criatividade e seu bom gosto!

Essas dicas de decoração para quarto de menina foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.