fbpx

Espelho Adnet: como usar essa tendência

O espelho, derivado do vidro plano, é um dos materiais mais utilizados na decoração de interiores, inclusive como estratégia de harmonização de ambientes. 

Os efeitos visuais que ele é capaz de criar são incríveis e podem ser manipulados para ajudar na melhoria da percepção visual que temos dos espaços que habitamos. E dentre tantos modelos, incluindo os decorativos, tem um que está bastante em alta na moda casa: o espelho Adnet. Saiba mais detalhadamente abaixo!

Kola Comércio e Serviços LTDA e Apartment Therapy

As diferentes opções de espelhos decorativos para personalização de ambientes

Existem alguns modelos de espelhos bem especiais que são considerados,  no planejamento de interiores, como ‘decorativos’ ou ‘ornamentais’. Eles obviamente têm um importante papel na manipulação dos efeitos visuais nas propostas. 

Porém, neste caso, a intenção de colocá-los nos ambientes está mais ligada com a questão da estética, ou seja, sendo peças utilizadas como complementares nas composições.

Dentre estes inúmeros espelhos diferentes – considerados decorativos -, podemos destacar, sobretudo, os ovais e redondos. No topo da lista temos os espelhos conhecidos como venezianos, rococós, provençais, entre outros. Mas para este texto o que nos interessa são só os espelhos redondos. E dentro dessa categoria existem as peças sem moldura –  com borda lapidada – e as peças com moldura.

O espelho Adnet é um espelho redondo com moldura. Geralmente este modelo apresenta uma camada de borda em plástico, mais uma alça feita de couro – lembrando um cinto de roupa. 

Claro que outros espelhos redondos podem ter muitas molduras diferentes, como de madeira, de corda, de bambu, de pedaços de gravetos, de lascas de espelhos, de pedaços de conchas, e mais. Tais peças, quando personalizadas, ficam um charme só.

Da Hora Arquitetura
iCasei e Cavalus

Os modelos de espelhos redondos na decoração de interiores

Agora vamos falar especificamente dos efeitos que esses espelhos redondos têm sobre as decorações de interiores, comparando com os espelhos em formato quadrado ou retangular. 

Pois bem, tanto um tipo ou outro de espelho pode ajudar a ampliar e fazer os ambientes parecerem mais claros, além de criar pontos de interesse e mais. Só que os espelhos quadrados podem cobrir áreas maiores, enquanto os redondos são mais atrativos ao olhar.

Outra vantagem dos espelhos redondos é que, com eles, é muito mais fácil criar composições cheias de movimentos. 

Espelhos redondos também podem fazer fundos para mandalas e ajudar a diminuir virtualmente uma área ou a forçar a visão do observador para um ponto estratégico da decoração. Além disso, eles combinam muito bem com alguns estilos de decoração de características femininas.

Camila Fleck e Duda Senna

A contribuição do espelho Adnet para as composições decorativas residenciais

Por fim, chegamos a parte do texto que mais nos interessa, que é a que fala sobre a contribuição do espelho Adnet para as composições decorativas – sobretudo residenciais. 

Primeiro devemos destacar que este modelo de espelho é visto atualmente como uma peça que ajuda a traduzir vários estilos diferentes de decoração, principalmente aqueles mais despojados. É o caso, por exemplo, das decorações minimalistas, industriais, escandinavas e boho chic.

Modern Dining Tables e UNE Arquitetura Design

Você mesmo pode fazer um espelho Adnet exclusivo para sua casa. Basta ter uma fôrma funda, um espelho redondo, pedaços de cinto e fivelas, cola e tinta spray. Mas isto não será preciso, pois há muitos espelhos Adnet prontos à venda nas lojas. 

O modelo mais facilmente encontrado é aquele com a medida de 60 cm de diâmetro – como o original criado pelo designer Jacques Adnet, em 1950. Porém, existem outros em outras medidas, claro.

Originalmente este espelho pertencia a uma linha de design de grife; mas, hoje, ele já está bem popular – melhor dizendo, é um clássico sempre em alta. E é a cor da sua alça que chama mais atenção e se destaca nas decorações de interiores. 

O espelho Adnet é fácil de ser fixado às paredes. Sua beleza pode “prencher” uma superfície inteira e ainda ser combinada com quadros numa mesma composição. E tal peça pode ser usada em duplas, sem problemas – ótima solução para banheiros.

Paz Interiores
Ana Yoshida

Conforme podemos ver nas imagens do texto, o espelho Adnet combina com várias situações de decoração – de propostas de banheiros a quartos e salas. Mas ele faz mais sentido sendo complemento. 

Vamos dar um exemplo: quando acompanha um aparador, mesa de jantar ou pia de lavabo. Resumindo mais ainda, não é uma peça para ficar isolada, sozinha no ambiente, principalmente tendo dimensões tão pequenas assim. O que acha? Reflita sobre esta ideia.

Odiario e Cristina Lembi
Mauricio Gebara Arquitetura e Histórias de Casa
INÁ Arquitetura e iCasei

Essas dicas de decoração com aparelhos adnet foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.