fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

DICAS

Festa junina: confira dicas de como improvisar a decoração DIY

10/06/2020

Festa junina: confira dicas de como improvisar a decoração DIY

Por todas as razões que você provavelmente já deve saber, este ano, as festas juninas comunitárias estão canceladas. Contudo, nada impede que você comemore este período em família. 

É possível, sim, montar uma pequena e simples festinha dentro de casa. Provavelmente há algum armário multiuso, ou bancadas e mesas na sua sala, que sirvam de apoio para esta celebração. Vamos às ideias?.

Revista Viva Decora
Revista Viva Decora

Como é possível se divertir estando em casa?

É possível se divertir, neste período junino, na mesma intensidade estando em casa. É claro que a proporção das comemorações este ano será diferente. Só que elas ainda podem acontecer.

Você pode se perguntar se vale mesmo a pena insistir em tentar realizar esta festa. Mas é claro que sim. Pense em toda a alegria que poderá proporcionar à sua família.

Então, esqueça as comemorações tradicionais de festa junina. Pense em alternativas para se divertir dentro de casa. Isto renovará o astral da sua residência e de todos que nela habitam.

Revista Viva Decora

Comece por escolher um ambiente mais livre da sua casa para a montagem da festa. A sala de estar e jantar é o melhor local. Por quê? 

Porque neste ponto do imóvel geralmente são colocados vários tipos diferentes de armário multiuso. Por exemplo, balcões buffets, aparadores, mesinhas auxiliares e mais. E é sobre estes móveis que você poderá montar todo o cenário temático da festa.

Revista Viva Decora

Como montar uma pequena festa junina em casa?

A primeira medida que deve ser tomada para montar a sua festa junina dentro de casa é estabelecer o local onde serão servidas todas as comidas e bebidas. 

Sim, as comemorações juninas no Brasil sempre envolvem muitos pratos apetitosos. Eles, junto da decoração, são os maiores atrativos da festa. E todo o resto deve ser organizado ao redor deste armário multiuso, como jogos e brincadeiras.

Revista Viva Decora

Se você escolher a sala de casa para isso, tente deixar no local apenas aquilo que for necessário ou que não puder ser transferido para outro ambiente. 

Leve temporariamente para o quarto, varanda ou área de serviço todos os itens que provavelmente atrapalhariam a circulação de pessoas ou que poderiam quebrar. Por exemplo, vasos, luminárias, espelhos e até móveis como poltronas, mesas de centro e mais.

Bancos e banquetas podem ficar no local – afinal, as pessoas precisam de lugares para sentar quando estiverem cansadas.

O ideal é que a mesa de jantar ou um armário multiuso seja o ponto central da festa. Mas, se possível, deve-se espalhar a decoração para outros pontos da sala. Assim é mais fácil tornar a casa o cenário perfeito – mais interessante e alegre para o momento.

Revista Viva Decora

Mais ideias para decoração de festa junina

O maior desafio que você terá depois é conseguir todos os enfeites para a sua festa. Mas é possível, até certo ponto, tentar improvisar com as coisas que temos dentro de casa. 

Pra começar, qualquer resto de tecido colorido pode servir para criar vários itens legais de decoração junina. A chita seria a melhor alternativa neste caso, claro. Mas retalhos de outros materiais também podem ser utilizados de modos criativos – veja nas imagens.

Separe toalhas para a mesa de refeições e armário multiuso, preferencialmente em cores como gelo ou bege. 

Por cima, coloque um quadrado – que pode ser mesmo outra toalha, mas de tamanho menor – que seja em xadrez ou com flores de gramatura grande – temática de fazendinha também combina. E use vasos transparentes com flores, matinhos e galhos verdes colhidos do seu próprio jardim como centro de mesa.

Revista Viva Decora
Revista Viva Decora

Avalie pela casa se você possui itens de cestaria, chapéus de palha ou outros itens em fibras naturais que possam ser adaptados como decoração junina. 

Com seus filhos, você pode pegar emprestado bichinhos de pelúcia em formato de vaquinha, porquinho e mais. Ou você pode levar a festa para um lado mais religioso, colocando em local estratégico da sala imagens de santos.

Junte todos os papéis de presente, folhas de classificados ou de jornal que seriam descartados no lixo. E chame as crianças para a brincadeira. 

Proponha à elas recortarem o máximo de bandeirolas que forem necessárias. E, em folhas de rascunho, desenhar e pintar vários desenhos com temática junina. Então, pendure estas peças onde for possível – paredes, luminárias e armário multiuso.

Revista Viva Decora

O resto fica por conta da comilança. Aproveite a próxima vez que visitar o mercado e leve uma lista com os itens que precisará. 

No dia da festinha em casa, apronte todos os pratos e coloque-os sobre armário multiuso. Se quiser montar uma mesa de festa com níveis diferentes, você pode utilizar caixotes de feira. Não importa que móveis usar, o importante é se divertir em sua festa junina!

Essas dicas de como utilizar um armário multiuso na decoração de festa junina foram criadas pela equipe Viva Decora.