fbpx

Dicas de peças decorativas para seu escritório em casa

O que acha de trabalhar home office? Esta é uma discussão importante já que muitas empresas estudam utilizar esse sistema. Mas, por certo, adaptar a planta da casa e a rotina para o novo formato parece desafiante demais para algumas pessoas. 

Mas sabe o que pode ajudar? Repensar a decoração do seu imóvel. Sim. Talvez os itens certos possam tornar esta experiência mais prazerosa. Quer saber como e por quê? Veja no texto a seguir.

INÁ Arquitetura

Marcando o território

A primeira coisa em que você precisa pensar (depois de tomar a decisão de trabalhar em casa) é sobre o local onde irá instalar o seu escritório. Lembre-se de que o mesmo precisa ficar em um ponto do imóvel adequadamente ventilado e iluminado, longe de ruídos e outras perturbações. 

Preferencialmente, é melhor longe de zonas de estar, descanso e cozimento de alimentos. Tampouco improvise em áreas de circulações, lavanderia ou depósitos.

Se você possui uma garagem fechada que não utiliza, pode cogitar fazer do espaço – após alguns ajustes – um escritório mais amplo. Também é possível ter um pequeno home office adaptado em uma área vazia da varanda, mas sempre com o cuidado de manter distância de churrasqueiras e pias, e claro, de garantir proteção contra o sol. 

Mas o ideal seria mesmo ter o seu novo escritório em um ambiente próprio, como em um dormitório extra. Pense nas opções a seguir.

Marília Veiga e Studio Canto Arquitetura

Criando um plano de decoração

Depois de escolhido o local para a montagem do seu escritório em casa, está na hora de traçar um plano de decoração para este espaço. 

Primeiro, certifique-se de onde há pontos de energia para os equipamentos que precisa para trabalhar e, se necessitar fazer ajustes neste sistema, busque um especialista em elétrica. O passo seguinte é tirar as medidas das paredes e dos vãos e projetar o layout ideal para o novo escritório.

Gislaine Veronica Marcelino

Pense no tamanho de mesa que vai precisar com base nos objetos que precisará ter sobre ela no dia a dia – em especial computador e livros. Também não esqueça da cadeira mais confortável que poderá colocar no espaço livre em frente. 

Pode ser interessante ter ainda alguns gaveteiros, estantes, nichos e prateleiras para os seus livros e outros materiais de apoio. E os painéis de recado podem ajudar muito na organização da rotina.

Rodrigo Fonseca e Maíra Marchió

Um dos grandes desafios de trabalhar em casa é conseguir se concentrar nas atividades que precisa executar. Há muitas distrações a serem superadas. 

Mas é possível criar um clima mais adequado para fazê-lo lembrar todos os dias dos seus objetivos e incentivar você mesmo a alcançá-los. Podemos manipular a decoração para fazer o local parecer mais profissional. A personalização com itens mais ao seu gosto te convencerá de que home office é bastante produtivo.

Karen Pisacane
INÁ Arquitetura e Tetriz Arquitetura e Interiores

Personalizando sua área de trabalho

Se o escritório é só seu, ou seja, não compartilhado, quer dizer que terá a liberdade de decorá-lo do jeito que quiser. Claro que ainda assim ele precisa parecer profissional, mesmo que não vá receber nenhum cliente no endereço. Com isso em mente, escolha revestimentos, móveis e ornamentos para o local.

Paredes em tons de azul – embora simbolize trabalho sério – pode desagradar. Melhor optar por cores de energia mais elevada, como amarelo ou laranja, desde que não provoquem nenhuma sensação desconfortável a você. 

Algo neutro e benéfico para o local é o movimento de fontes e móbiles. Também não podemos esquecer dos vasinhos de plantas, positivos para a renovação do ar do ambiente. Melhor optar pelas espécies sem perfume.

BMG Arquitetura e Mauricio Karam
Juliana Santana

Sobre a mesa de trabalho tenha apenas o essencial. Deixe a ornamentação para outros pontos do cômodo, como sobre as prateleiras de uma estante próxima.

Também é importante explorar outras superfícies livres como o piso, com tapetes, ou a parede, com quadros com diplomas e registros de momentos especiais da sua carreira. Exponha também volumes de livros ou protótipos que possam lhe inspirar.

Uma pequena lousa pode ser útil para anotar os recados. Você pode ter ainda por perto um cantinho do café. E para tornar o seu escritório menos impessoal, seria interessante completá-lo com obras do seu gosto – dentre elas, pequenas estatuetas e pôsteres. 

E alguns artigos de seus hobbies podem ficar ao alcance das mãos para os momentos de intervalos – é o caso de tripés com violões, cavaletes de desenho e lunetas.

Estúdio Urbhá arquitetura e Start Arquitetura
Andrea Petini e Piloni Arquitetura

Agora é sua vez! Use seu bom gosto e criatividade e crie um home office perfeito!

Essas dicas de decoração para home office foram criadas pela equipe Viva Decora.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.