fbpx
Conteúdo exclusivo sobre mercado imobiliário

Bem Estar e Decoração

Móveis de ferro: beleza, resistência e versatilidade

24/07/2020

Móveis de ferro: beleza, resistência e versatilidade

Já percebeu como um clássico ou uma coisa de muita qualidade jamais sai de moda? Tem peças de design que nunca deixaram de ser tendência. Um exemplo são os móveis de ferro. Eles foram bastante requisitados entre os anos sessenta e setenta, reapareceram nos anos noventa, e agora estão de volta nas propostas de decoração de residências. Neste texto falaremos um pouco sobre o assunto.

Luiz Sentinger

O estilo dos móveis de ferro

O ferro é bastante versátil; além disso fácil de manusear, de fundir e de dobrar. Sendo assim, com ele é possível criar várias peças bem diferentes, em linhas retas ou com muitas curvas e adornos. 

E as mesmas, pelas características do material, se mostram sempre muito duráveis, resistentes e elegantes. Sendo assim, têm tudo para jamais saírem de linha e sempre fazerem parte das decorações contemporâneas.

“Vale lembrar que há dois estilos de móveis de ferro: os clássicos, que são torneados; e os contemporâneos, que são retos e modernos.” – designer de interiores Claudineia de Paula, em reportagem de Tua Casa.

Arquitetura 8 – Ana Spagnuolo e Marcos Ribeiro

Móveis de ferro podem ficar lindos em meio a cenários tanto tradicionais quanto modernos. Eles podem integrar decorações de espaços abertos, como jardins e varandas, e diversos ambientes internos de edificações residenciais, dando a estes espaços um ar mais sofisticado. 

Só é preciso ter cuidado com a sua manutenção, sempre removendo a umidade para que não oxidem.

Nara Pinheiro

Os tipos de móveis de ferro para casa

Fazendo uma busca rápida em lojas online, conseguimos encontrar vários exemplos de móveis de ferro à venda. Usá-las dentro de casa em quantidade certa pode deixar as decorações mais interessantes – e não over, como muitas pessoas possam pensar. 

Para jardins existem as mesas e cadeiras neste material. Já para dentro de casa, também aparadores, penteadeiras, cabeceiras, estantes e suportes para panelas.

Érica Salguero e Revista Viva Decora
Ricardo Abreu arquitetos e Sandra Solange
Renata Basques e Nanoprice Marmoraria Online

No passado, a tendência eram os móveis de ferro em estilo provençal e em tons cítricos – como amarelo e laranja. 

Hoje em dia já há peças em tons variados e em estilos como industrial, campestre, vintage e outros surpreendentes. E até existem aquelas que misturam texturas de ferros diferentes e até o ferro com outros materiais, como madeira e vidro – algo que só é possível devido à rusticidade do primeiro material.

Os móveis em ferro mais fáceis de serem encontrados no mercado são aqueles na cor preta – que ficam lindos contrastados com almofadas coloridas e folhagens verdes. Outra opção seriam os móveis com aspecto de ouro envelhecido. 

Por fim, é preciso citar das peças que são pintadas. O branco ainda é a melhor alternativa, sendo a opção que cria um ponto de destaque mais suave para a decoração.

Daniela Dantas Freixanet e Fabiana Damiani Arquitetura
Bender Arquitetura

Como usar móveis de ferro na decoração

Como dito antes, móveis de ferro ficam lindos em muitos cenários diferentes, sejam de espaços decorados no lado externo ou interno das residências. 

Peças com desenhos em estilo colonial são bem interessantes, mas as em desenho mais reto são mais fáceis de serem produzidas – inclusive com sobras de obras. E esta possibilidade de mesclar com a madeira ajuda ainda a “quebrar” qualquer possível frieza do cenário.

Decorar um cômodo por completo com móveis de ferro seria um equívoco. O cômodo não ficaria nada agradável. 

Lembrando que a madeira é um excelente isolante térmico e é capaz de tornar o visual dos ambientes mais aconchegante – por isso é tão requisitada para diversos elementos de arquitetura e design. Mas ela também não deve ser utilizada em excesso. É preciso achar um meio termo no projeto.

Nathalia Bilibio Schwinn

O ideal seria gerar uma combinação mais equilibrada. Por exemplo, utilizar vários móveis de madeira e fibras naturais na decoração e acrescentar, depois, alguns detalhes em ferro. 

Ressaltando que os gráficos de harmonização desenvolvidos por ciências milenares ensinam que ambientes com muito metal precisam ser equilibrados com elementos de “fogo” e que o próprio metal ameniza a “força” da madeira.

Se você quiser criar um canto especial na sua casa com móveis de ferro, faça o acompanhamento desta peça com vasos com folhagens. E dê um pano de fundo para elas em cores como o marrom, laranja e o vermelho, por exemplo.

Experimente os móveis de ferro em sua casa, o efeito pode ser incrível.

Fernanda Duarte

Essas dicas de decoração com móveis de ferro de ferro foram criadas pela equipe Viva Decora.